• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 16/01/2012 - 22:13h
Um pouco de nós

Caso de polícia, ausência de bom senso e omissão estúpida

A postagem “Poder de polícia em Tibau” (vejas AQUI), publicada às 20h37 de domingo (15), focando incidente ocorrido no sábado (14) na Praia-cidade do Tibau,  entre figurões da sociedade mossoroense e do estado, rendeu. Tem rendido muito.

A repercussão pode ser medida pelo número de comentários liberados até agora: são quase 30. E olha que foram descartados pelo menos 25, devido excesso de linguagem, utilização de endereço falso, uso de pseudônimo sem identificação etc.

Na postagem, o Blog não defendeu em momento algum o pseudodireito de incomodar o vizinho com som alto, nem ficou do lado do uso da força. Propôs solução negociada, sobretudo porque os litigantes são de um mesmo universo social e até então, “amigos”.

Nossa posição não se inclinou para o lado do denunciante que chamou a Polícia, deputado federal Betinho Roosado (DEM), nem em defesa do suposto casal perturbador da ordem pública, jornalista Chrystian de Saboya-juíza de direito Keity de Souza.

A polícia, entendo, deve ser o recurso extremo, nunca o dispositivo preliminar ou único, sobretudo entre pessoas que convivem bem.

Aqui, na periferia de Mossoró, onde tenho minha casamata, é muito comum a bebedeira à minha calçada, uso de som de carro etc. Nunca precisei hostilizar vizinho com a polícia e acho que não utilizarei esse meio. Convivemos em plena harmonia, respeito e flexibilidade. Polícia é para bandido, o que não é nosso caso. E, me parece, não caberia aos denunciados.

Ainda acredito em solução negociada, um elementar pedido “por favor”, a busca do entendimento pela moderação. Ah, que fique claro: não sou da convivência próxima de nenhum dos protagonistas, mas os conheço num tempo a perder de vista. Nunca os vi promovendo incivilidade.

Creio que o comentário do blog não é-foi a favor do descumprimento da lei, mas sim da busca, inicialmente, por soluções amigáveis para esse tipo de situação. Esse primeiro movimento deveria, aliás, ser o de todos. Pois se a cada som que for ligado, a polícia for imediatamente acionada, não fará outra coisa e nem dará conta de tanto som perturbando a paz alheia – opinou o webleitor Fábio Costa, identificando com precisão a postura desta Página.

Vale lembrar que não sou convidado Vip de nenhum deles, nem me sinto menosprezado por isso. E não há em mim voto de pobreza ou complexo de vira-lata, pois o patamar em que me encontro em momento algum está abaixo deles. Não me causam inveja ou me estimulam ao menosprezo. Respeito-os.

Por outro lado, percebo que a projeção social e política dos personagens fomenta interesse superlativo, muito comum à mídia especializada em fofocas, potocas, frivolidades e tititi. Há embutido ainda, em certos comentários, sentimentos menores, em vez da inspiração pelo debate sadio, em cima dos fatos.

O que mais me admira, é que neste Blog – todo santo dia, é postado assunto de grande relevância. Às vezes, vejo dois, três comentários no máximo. Aì, um assunto bosta desse, causa um frenesi da peste, tudo porque!? Porque as partes envolvidas são um deputado, um colunista e uma juíza, como se fossem criaturas sobrenaturais – constata o webleitor Roberto.

É fato. Diria que é da natureza humana.

Em qualquer parte do planeta, tais ingredientes costumam causar esse burburinho, mas em raros lugares do mundo temos – do outro lado – a omissão e a frieza no trato de temas sérios. É uma forma bem mossoroense de ser estúpida, achando que se não é comigo, não me interessa o caos na Saúde, a violência desenfreada e a corrupão endêmica.

Façamos nossa parte. Tentemos mudar essa cultura do “deixe estar”.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. FRANCISCO JOMAR DE MESQUITA diz:

    e pensar que isso só acontece, na periferia das cidades. mais sim nas altas RODAS ” SOCIAIS” SÓ FALTOU PASSAR NO LINHA DE FOGO. KKKK

  2. Camilo Pereira de Paula Barros diz:

    Faltou bom senso e além de tudo Betinho usou do poder que pensa que tem para cometer este ato. Quantas pessoas não perdem seu sono nos finais de semana, por conta de idiotas que papai dá um paredão de som e eles acham que podem usufruir ao bel prazer? Aconteceu comigo e olhe que liguei para a polícia. Além de eles não terem ido, o rapaz dono do som, falou que “se quer descanso vá para uma fazenda”. Nesta hora queria ter uma 12 para estourar cada altofalante.

  3. juraneide Gomes diz:

    CHRYSTIAN É DO BEM E O DEPUTADO BETINHO É DO DEM.

  4. v-targino diz:

    Carlos, você é mesmo um cara inteligente e sabe provocar o debate como ninguém. Bota fogo na empanada e se afasta pra ver o que acontece. Tá no seu papel. O fogo abranda, dá mais uma atiçadinha, mérito do cabeção privilegiado.
    Mas, acho se cada idiota, especialmente esses que andam em suas possantes camionetas, exibindo possantes “PAREDÕES” deveriam além de passarem 15 dias no xilindró, pagarem pesadas multas e seria conveniente ainda emendar ou reformular o código civil, acrescentando 01 chibatada para cada decibel excedente do recomendado.

    • CALIBRE 50 diz:

      Caro Targino,
      Não me considero um sábio,por que a cada dia de nossas vidas estamos em constante aprendizado,apontar comportamentos deveria ser um hábito que pobres mortais como nós deveríamos domar,mas tem umas coisas que fica difícil passar despercebido sem que se fassa nenhum comentário,sou do tempo que se instalava um som no carro para curtir com alguém de preferência do sexo feminino tomando uma frioza em um barzinho ao ar livre e depois quem sabe visitar uma chácara(MOTEL),agora o cara por uma tonelada de decibéis no seu veículo sabendo ele que não está agradando nem pouco é um tanto quanto,digamos,agressivo,é nesse ponto que eu bato,o cara propositalmente equipa seu carro com o objetivo de fazer raiva ao próximo e ainda por cima com o conteudo musical de primeira linha,muito educativo,tão é educativo que eles só escutam chei dos pau,todo mundo dopadinho,se não for com álcool é com outras coisas.fazer o quê?tem que guentar,como dizem alguns religiosos,é o sinal dos tempos!é só!

  5. Marcos Pinto. diz:

    DITO V-Targino!.

  6. itamar de sousa diz:

    caro v Targino,deixa eu so acrescentar ,.15 dias preso ouvindo musicas construtivas,inteligentes,uma sugestao= eu e a brisa,do JOHNNY ALFF,=o barquinho=ROBERTO MENESCAL E RONALDO BÔSCOLI=travessia do MILTON NASCIMENTO= wave,aguas de março do TOM JOBIM,=amanha do GUILHERME ARANTES=o sal da terra do BETO GUEDESseria um massacre p os seus ouvidos ,som ambiente, e olha que eu to sendo gentil,pq eles me fizeram escutar “,RAPARIGUEIRO SO PAPAAI MAINHA”,19 VZS “E ENFICA” 15 vzs,altissimo !!

  7. meckinha diz:

    Carlos Santos. Bom dia!!!!
    Como queria ter um vizinho igual a Betinho Rosado. Meu sonho … ele alugar um apartamento no Bem Viver. Seria muito bem vindo… principalmente no mes de junho. Seria muito util sua ligação para a policia. Adoro Silencio Nada contra quem gosta de barulho, paredoes. Nada contra Crisntyan de Saboya, leio sua coluna acho agradavel, engraçada, inteligente. Nada contra, nem a favor de Betinho Rosado. Só a favor do direito de dormir com tranquilidade.

  8. luciano diz:

    O ESTADO EM FRANGALHOS E VOCES POSTANDO E NOTICIANDO CACHAÇAS MAL TOMADAS DESSA TURMA.. ESTRAGUE O BLOG NAO!

  9. Hanny Marranni diz:

    Caro Carlos Santos;

    Se houve pecado na forma como postou no seu blog o incidente referenciado, foi somente o excesso de sobriedade e isenção total. Para mim a noticia foi descrita com perfeição.

    Hanny

  10. Luiz Henrique Melo diz:

    Caro Carlos Santos,
    Registro com satisfação a leitura no seu blog, onde envolve o Deputado Betinho Rosado e o colunista Crhistian. Boa matéria, porém acho que o Deputado não é obrigado a passar a noite inteira ouvindo a esteria de algumas pessoas participantes da festa. Os baladeiros precisam aprender a respeitar os direitos dos outros. Querer ter uma boa noite de sono é mais que normal…é preciso!. Que tal ocuparmos os espaços da mídia com coisas positivas e deixar que eles se entendam?

  11. Plinio Medeiros diz:

    Betinho, quero o Senhor como vizinho aqui na praia do Ceará. É um só desmando. Os carros em alta velocidade e o som “sem comentários”.
    Com a sua atitude, criei coragem e agora chamo também a polícia. Os veranistas do Ceará (Tibau), estão desde agora avisados. Chamo mesmo. Se o deputado chamou, porque eu também não posso. Parabéns Deputado

  12. Carlos Henrique Morais diz:

    Betinho, continuo te admirando! Você é o cara!!
    É isso mesmo, convoco todos os veranistas da praia de Tibau a fazerem o mesmo. Estou aqui para R E PO O U S A R e não para ouvir em alto e bom som estas baboseiras musicais. Dizem que o repertório foi dos melhoresrsrsrsrs. Com todo o respeito a Chistian, peço encarecidamente que ele faça estas festas ai para as bandas de Natal. Aqui em Tibau tem lei. Portanto, respeite!

  13. Carlos Henrique Morais diz:

    Senhor Betinho, parabéns!
    Vamos gente, a partir deste episódio contestar, protestar contra estes absurdos que acontecem aqui em Tibau. Quer fazer festa de arromba? Alugue um clube e ai você acaba a festa na hora que lhe convier.

  14. Paulo de Holanda Sousa diz:

    Betinho Rosado é homem de coragem. Que sirva de exemplo para um monte de gente que vive bajulando estes colunistas. Basta e tenho dito.

  15. Alverne Paiva diz:

    É óbvio que essas pessoas não querem apenas ouvir músicas em alto som, pois poderiam fazer isso com um bom fone de ouvidos e gastariam bem menos. Um bom fone pode facilmente levar insuportáveis decibeis ao ouvido de qualquer um, o que essas pessoas querem meesmo é incomodar os outros. Acho que eles pensam que estão agradando ou mostrando todo seu poder magnifico , alguns dizem que até tem o direito de fazer barulho pois se podem comprar o aparelho no comercio legal porque seria errado usar? Ora, então esfaquear os outros é legal também pois facas podem ser compradas no comércio legal.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.