• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 20/11/2015 - 17:56h
Em alta

CGU destaca RN por avanços na Transparência Pública

O Rio Grande do Norte deu um salto significativo em se tratando do cumprimento das normas da Lei de Acesso à Informação-LAI e da Transparência Pública, na pesquisa Escala Brasil Transparente (EBT). Saiu da nota zero, no início do ano, para 8,19 agora em novembro.

O destaque foi divulgado hoje (20) em matéria do site da Corregedoria Geral da União (CGU), órgão responsável por avaliar o grau de transparência pública dos entes federativos do Brasil.

A primeira EBT foi feita em maio passado e, agora em novembro foi divulgada a segunda. “Esse resultado é fruto do nosso comprometimento com a transparência de nossas ações e também do nosso trabalho contínuo em garantir ao cidadão o acesso à informação que lhe é de direito”, comemorou o governador Robinson Faria (PSD).

Segundo a matéria, a pesquisa analisou a situação de 1.613 entes federativos, dos quais constam todos os estados e suas capitais. Foram acrescentados mais municípios nessa segunda edição, selecionados por sorteio eletrônico, sem contar aqueles municípios que, voluntariamente, solicitaram a avaliação da CGU, a partir dessa ferramenta de avaliação de seus portais de transparência e acesso às informações para o público.

A segunda EBT revelou que os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerias, São Paulo e o Distrito Federal são os mais transparentes do país (com nota 10). E citou o Rio Grande do Norte, dando ênfase para a avaliação antes péssima para a de agora, excelente: “Destaque também para o Rio Grande Norte: o estado saiu de nota 0 para nota 8,19 na nova avaliação”, é o que diz a matéria.

A CGU executou a Escala Brasil Transparente enviando quatro pedidos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. A quarta solicitação de informação foi baseada na regulamentação do acesso à informação pelo ente federativo avaliado.

O objetivo foi verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva). A avaliação dos entes deu nota de zero a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: a regulamentação da Lei de Acesso (25%); e a efetiva existência de transparência passiva (75%). A criação dessa nota gerou um ranking dos entes avaliados.

Veja toda a pesquisa clicando AQUI.

Com informações da Assecom do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Destacou, foi? Destacou?
    Como então se explica um cidadão mandar e-mail ao GOVERNO DO ESTADO solicitando uma informação e até hoje, decorridos 16 dias, a informação não ter sido prestada?
    Perguntei quantos funcionários estão lotados na FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO. Nunca responderam. Será que não respondem porque se acanham de dizer quantos funcionários PRESTAM RELEVANTES SERVIÇOS ao povo naquela fundação?
    Nas ruas, bares e esquinas de Mossoró falam que o número de funcionário ultrapassa os MIL.
    Enquanto isto em várias repartições falta funcionário para melhor atender aos contribuintes.
    E a CGU ainda diz que houve avanço na transparência no RN…
    Imagine quando a CGU dá nota ZERO a uma administração. Quando isto acontece, como aconteceu com a Prefeitura de Mossoró, PANO PRETO PERDE É FEIO.
    Zé Buchudinho ao ouvir falar em pano preto diz que sentiu saudades dos Lambe-Lambes que ficavam na pracinha no seu tempo de menino. E confessa que acalentava um sonho, sonho que nunca conseguiu realizar, que era saber o que ficava por debaixo do pano preto.
    Este Zé Buchudinho amanheceu o dia cheio de metáforas. Está me chamando de besta com muito TATO.
    Ou ele não quis me dizer EDUCADAMENTE que se não conseguiu ver o que tinha dentro da caixa do Lambe-Lambe, como eu quero saber o que existe dentro da Prefeitura de Mossoró?
    Entendi Zé Buchudinho, entendi. Entendi mas não vou fazer como você que desistiu do seu sonho. Um dia eu saberei o que existe dentro da caixa preta da Prefeitura de Mossoró.
    ///
    SAL GROSSO VAI PRECREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ.
    A MERENDA ESCOLAR EM MOSSORÓ NO CARDÁPIO É UMA E A SERVIDA É OUTRA.

Trackbacks

  1. […] levantamento, o Estado do RN saiu-se muito bem (veja AQUI). Mas os […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.