• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/04/2014 - 13:41h
Eleições suplementares

Chapa do DEM é definida e Rosalba aposta em nova vitória

Terminou a convenção municipal do DEM, partido que por cerca de 17 anos governou Mossoró. No pequeno imóvel que o sedia, à Rua Mário Negócio, Centro, bem como suas cercanias, houve movimento discreto de pessoas e veículos, aquém do seu passado de glória.

Rosalba conclama Cláudia, Canindé e militância à vitória (Foto: Carlos Costa)

Começou pouco além das 8 horas e ante do meio-dia e meia tinha sido encerrada, sem qualquer pompa.

A prefeita cassada e afastada, Cláudia Regina (DEM), foi homologada como candidata outra vez à prefeitura.

Seu vice é o contabilista e advogado Canindé Maia (DEM), como o Blog antecipou em primeira mão (veja AQUI).

A convenção teve um formato cartorial. Escassos discursos, como da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), quebraram esse perfil.

Ela, a propósito, avisou que seu grupo vai novamente vencer pleito e nas entrelinhas admitiu mágoa das muitas pessoas que a abandonaram.

Lembrou que “ajudou” a todos, não entendendo a distância de ex-militantes, que se dispersaram para outros esquemas políticos. Pessoas “que ajudamos e não foram leais”, julgou. Que “agem por interesses próprios”, atestou ainda.

Rosalba prevê vitória

Por fim, repetiu: “Mossoró vai confirmar de novo a vontade do povo”, fazendo trocadilho com a denominação da coligação (A Força do Povo).

Nenhum vereador esteve presente. Entre nomes de expressão, a governadora, deputado federal Betinho Rosado (PP), ex-secretário da Agricultura de Mossoró Betinho Segundo (PP), deputado estadual Getúlio Rêgo e ex-secretário de Recursos Hídricos Leonardo Rêgo (DEM).

As secretárias estaduais Kátia Pinto (Infraestrutura) e Isaura Amélia Rosado (Extraordinária da Cultura) também fizeram reforço ao evento.

Agripino boicota chapa

Como esperado e antecipado, o senador e presidente estadual da sigla, José Agripino, se manteve longe do evento. Seu filho e deputado federal Felipe Maia (DEM), idem.

Cláudia Regina foi desaconselhada por ambos a entrar na chapa, vista por Agripino como uma “loucura”. Ela, que o tem como “compadre”, pela relação de amizade acima das obrigações políticas, evitou a recomendação. Segue obsessivamente a a ideia de poder.

Uma presença que chegou muda e saiu calada, impondo-se mesmo assim, foi a do ex-vereador por seis mandatos Francisco Dantas da Rocha (DEM), o “Chico da Prefeitura”.

Votou, demorou bastante, mas saiu sem amiudar conversas. Não precisava falar nada. Já anunciara há alguns dias seu apoio e de sua família à postulação do prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD).

Cláudia Regina e seu vice discursaram. A tônica dos pronunciamento foi convocação à militância para campanha com os pés no chão.

Para Cláudia, sua nova candidatura tem um caráter quase cívico e messiânico. Trata-se de uma convocação popular. Ouve “vozes” das ruas.

A montanha de decisões judiciais nas três instâncias da Justiça Eleitoral, a cassando e a afastando do cargo há quatro meses, é caso para ser tratado por advogados. Sua missão, renovada, é ir de novo  amealhar votos.

Militância

Em 2012, Cláudia Regina foi candidata a prefeito na coligação Força do Povo, contando com nove partidos e militância numerosíssima. Agora, marcha com seu DEM e o PP de Betinho Rosado, cunhado da governadora. Muitos de seus seguidores podiam ser encontrados ontem na convenção adversária do PSD de Francisco José Júnior, com novo ânimo e outro candidato.

O PMDB, parceiro daquela jornada, rachou ao meio. Oficialmente foi para o palanque do principal bloco adversário em 2012, capitaneado outra vez pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Outra banda apoia Francisco José Júnior.

Cláudia e Fafá em 2012: grupo, partidos e família divididos milimetricamente agora (Foto: Carlos Costa)

Sobrou para Cláudia, pelo menos, o seu vice igualmente cassado e inelegível por oito anos: Wellington Filho (PMDB). Ele prestigiou a convenção do DEM.

Quanto à ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB)-marido e deputado Leonardo Nogueira (DEM), grupo e família, a distância também é enorme. Estão “rachados” milimetricamente em apoios à Larissa e a Francisco José Júnior, diferente da homogeneidade de 2012 no palanque de Cláudia. Ô! bons tempos… para Cláudia.

A prefeita cassada e afastada alcançou 50,90% dos votos válidos (68.604 votos) no pleito passado. Agora, sem prefeitura e parte considerável dos aliados da época, além de uma máquina estadual bastante vigiada, precisará mostrar muito mais força.

Ah, antes disso, é bom lembrarmos: ela continua inelegível. De fato e de direito está inabilitada legalmente para a disputa.

Plano B

Mesmo assim, a estratégia é mantê-la “viva” para ânimo da tropa até uma saída emergencial em caso de punição definitiva no Judiciário. Aí, quem a substituirá “de última hora?”

Boa pergunta.

Os líderes do DEM em Mossoró, Rosalba e Carlos Augusto Rosado, devem ter um “Plano B” em gestação, incluindo hipótese de estímulo informal para que seu eleitor vote em outro nome (veja AQUI e AQUI).

Enfim, mais do que algo certo, a candidatura de Cláudia só aumenta as incertezas no rosalbismo. Da mesma forma, ajuda a tumultuar o processo eleitoral suplementar mossoroense.

A candidata mudou de cor no padrão da identidade visual a ser utilizada na campanha, mas continua “laranja”. É uma farsa, agora numa versão branca.

Ela sabe disso, Rosalba e Carlos também.

Parte do eleitor, vítima desse novo estelionato, é que deve se perguntar até onde essa obsessão pelo poder vai levá-los.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Isto só pode ser um pesadelo.
    Estão brincando com o povo.
    A justiça tem que decidir se esta candidatura é para valer ou de faz de conta.
    Imaginemos esta senhora eleita, empossada e depois cassada.
    Mas não só em relação a esta senhora a justiça deve se pronunciar o mais rapidamente possível.
    A Larissa Rosado tem que ter a sua situação eleitoral totalmente esclarecida.
    Pode ou não pode Larissa Rosado ser candidata?
    Está ou não está inelegível?
    Para completar o quadro de incertezas, outro candidato está INDICIADO em vários artigos do Código Penal em inquérito na Polícia Federal.
    Vai que este candidato, que teve telefonemas comprometedores gravados e o computador apreendido, tenha o inquérito concluído pela PF e encaminhado ao judiciário, que o julgue e condene, consiga se eleger e seja empossado, será afastado do cargo de prefeito para cumprimento de pena?
    Mossoró não tem entre seus filhos nomes sem pendências judiciais e capazes de disputarem uma eleição?
    Claro que tem.
    Mas não podem disputar porque a legenda lhes é negada.
    E como não existe na Lei Eleitoral brasileira a figura do candidato independente, na América existe, o que assistimos é a este festival de loucuras.
    O povo?
    O povo que fique pagando impostos para que eleições e mais eleições sejam realizadas.
    A administração pública que se dane.
    Até porque dinheiro é o que não falta.
    Afinal, só no IPTU o aumento foi de 20%, sem contar que na ÁGUA foi de 11,5%, aumentos que superam em muito a inflação e os reajustes salariais.
    Teremos as 25 promessas novamente?
    Teremos helicóptero na campanha?
    Teremos divulgação dos telefonemas gravados?
    Nas revistas de circulação nacional hoje nas bancas, várias transcrições de ligações telefônicas entre diretores da Petrobrás, políticos e doleiros, coisa que envolve valores na casa dos 10 BILHÕES DE dólares.
    A turma agora deixou o furto de milhões e só trabalha nesta nova escala de valores.
    Como as revistas e as redes de televisão divulgam estas conversas telefônicas, fico a pensar quando as conversas gravadas em Mossoró serão divulgadas.
    Nova eleição, novos gastos, um domingo perdido em filas.
    Para quê?
    Se o voto fosse facultativo…
    /////
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UMA CORDA DE CARANGUEJOS PARA SER VENDIDA POR UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UMA FIEIRA DE PIABAS PARA SER VENDIDA POR UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UM TUCUNARÉ, DOS PEQUENOS, PARA SER VENDIDO POR UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    VOCÊ TERÁ CORAGEM DE VOTAR PARA PREFEITO DE MOSSORÓ EM UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?

  2. B.Aragon diz:

    Desafiando a ilusão, e caminhado para a depressão!

  3. jb diz:

    Eh! Carlos Santos desabafo de S..Ex.ª governadora Rosalba Ciarlini no que concerne a correligionários me lembra as sábias palavras de Dr. Camacho:”Ah! meu caro Rubião, isto de política pode ser comparado à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; não falta nada, nem o discípulo que nega, nem o discípulo que vende. Coroa de espinhos, bofetadas, madeiro, e afinal morre-se na cruz das idéias, pregado pelos cravos da inveja, da calúnia e da ingratidão..” Machado de Assis in “Quincas Borba”

  4. marc diz:

    kkkk Essa rosalba é melhor como inimiga do que como amiga!

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Rosalba aposta em vitória?
    Eu aposto em troca da candidata.
    ///
    FALTAM MEDICAMENTOS NA UBS CHICO PORTO.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Á MÚSICA DO DOMINGO

    Força Estranha
    Caetano Veloso

    Eu vi um menino correndo
    eu vi o tempo brincando ao redor
    do caminho daquele menino,
    eu pus os meus pés no riacho.
    E acho que nunca os tirei.
    O sol ainda brilha na estrada eu nunca passei.

    Eu vi a mulher preparando outra pessoa
    O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga.
    A vida é amiga da arte
    É a parte que o sol me ensinou.
    O sol que atravessa essa estrada que nunca passou.

    Por isso uma força me leva a cantar,
    por isso essa força estranha.
    Por isso é que eu canto, não posso parar.
    Por isso essa voz tamanha.

    Eu vi muitos cabelos brancos na fronte do artista
    o tempo não para e no entanto ele nunca envelhece.
    Aquele que conhece o jogo, do fogo das coisas que são.
    É o sol, é a estrada, é o tempo, é o pé e é o chão.

    Eu vi muitos homens brigando. Ouvi seus gritos
    Estive no fundo de cada vontade encoberta,
    e a coisa mais certa de todas as coisas.
    Não vale um caminho sob o sol.
    E o sol sobre a estrada, é o sol sobre a estrada, é o sol.

    Por isso uma força me leva a cantar,
    por isso essa força estranha.
    Por isso é que eu canto, não posso parar.
    Por isso essa voz tamanha.
    ///
    A genialidade de Caetano grita nesta música.
    Atentem:
    “Aquele que conhece o jogo, do fogo das coisas que são.
    É o sol, é a estrada, é o tempo, é o pé e é o chão.”
    Dizer mais o quê?
    /////
    SOMENTE DEUS FAZ O QUE QUER. O HOMEM FAZ O QUE PODE.
    Inácio Augusto de Almeida

  7. Robson diz:

    Quem te viu, quem te ver…

  8. gilmar h diz:

    Parece rock de loiro doido!!

  9. weverton diz:

    Rosalba é ótima! Querendo acabar de vez com a laranja rsrsrs. as “vozes” da rua Dona Cláudia, vão te condenar, quando a sujeira dos seus 11 meses começarem a circular. Aguardemos!

  10. Jean Torquato diz:

    Vi diversas vezes nesse espaço, profetizarem que Rosalba abandonara Cláudia. E agora?!…

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Tudo que foi escrito está mantido, Jean. Cláudia está sendo usada por Rosalba e, outra vez, não é caso de predileção. É uma necessidade de marcar posição. Cláudia, por sua vez, não percebe o desgaste em que se mete, pela obsessão desenfreada pelo poder. Chegou à política pela porta da frente, com enormes qualidades, mas insiste em sair pelos fundos. Uma pena, uma pena mesmo. A “candidatura” é uma furada e nem um rosalbista histórico a governadora botou ao lado dela na chapa. Ninguém quis e ela não insistiu com ninguém. Quem conhece de perto e nos bastidores a convivência de Cláudia e Rosalba sabe do que estamos falando. Sabe como elas se tratam. Mas alguns gostam de se enganar. Abraços e um grande dia.

  11. Carlos Magno diz:

    Essa é a chapa “Vitamina CC”… Só laranja…

  12. João Paulo diz:

    Quanta diferença da convenção do Dem em 2012 pra essa agora de 2014. Enquanto em 2012 a convenção foi em um ginásio, com muita pompa, discursos mais que acalorados, e direito a carros, caminhões e o escambau que fosse pra levar gente pra abarrotar o máximo possível o ginásio de pessoas. Em 2014 a convenção é realizada de forma bem simplória (vamos utilizar esse termo pra não dizer pobre mesmo, ops! Falei), em um local minúsculo, um verdadeiro cubículo, que se alguém por acaso resolver soltar uma flatulência o odor não terá como se espalhar e ficará saturado e todo mundo será impregnado pelo mal cheiro. Mas quanta diferença, hein, Dem de Mossoró, quem te viu, quem te vê. Até mesmo a convenção do PSOL foi em um lugar maior do que onde foi realizada a convenção dos Democratas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.