• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 19/03/2018 - 04:00h
COLUNA DO HERZOG

Lições que infelizmente muitos não vão aprender

Por Carlos Santos

O caso Marielle Franco – vereadora executada no Rio de Janeiro à semana passada, em boa parte passou a ser tratado por extremos e extremismo político nas redes sociais.

Nesse episódio em relevo, uma corrente optou pelo linchamento moral da vítima; outra, por sua exaltação mítica. As duas erraram pelo excesso. Desabaram juntas num fosso abissal ou vala comum, por falta de algo que poderíamos definir apenas como “bom senso”.

A enorme maioria, sem conhecer nadinha da vida pessoal e política de Marielle, tomou posição no ataque ou na defesa da militante política.

Alguns desceram ao pântano que denomino de “vilipêndio cibernético de cadáver”. A intolerância e o preconceito explicam os desatinos, mais do que o desconhecimento do caso e de causa.

O advento da Web – e nela as redes sociais – potencializa e superdimensiona nossos pecados e idiossincrasias.

Na Internet, somos exatamente a mesma pessoa da vida em “carne e osso”, só que noutra proporção. Do anonimato ao estrelato basta um click.

A fofoca da esquina, que poderia levar horas para chegar no outro quarteirão, hoje atravessa o mundo em frações de segundo.

Ficarão algumas lições desse fatídico acontecimento. Pena que muitos não aprendam com seus erros e os desatinos alheios.

Leia também: Não choro por ti, Marielle!

PRIMEIRA PÁGINA

Rosalba será julgada esta semana – A prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) terá suas contas de campanha em apreciação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesse dia 20 de março. A ação tem como relator o juiz eleitoral Wlademir Capistrano, filho do ex-deputado estadual Antônio Capistrano, que foi vice de Rosalba em dois mandatos consecutivos (1997-2000 e 2001-2004). As contas foram reprovadas em primeiro grau (Mossoró) e a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) opinou pela manutenção da reprovação.

Rosalba comemorou vitória em 2016 (Foto: arquivo)

PSDB segue como espécie híbrida no RN – Uma parte do PSDB do Rio Grande do Norte segue colada ao Governo Robinson Faria (PSD), outra tenta viabilizar a todo custo a candidatura do vice-dissidente Fábio Dantas (agora no PSB). Essa natureza híbrida dos tucanos potiguares  repete o papel que o MDB tem no plano nacional, como legenda de centro e de enorme astúcia para estar sempre no poder.

PHS prepara festa para receber Zenaide Maia – O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) prepara festa ruidosa para receber em seus quadros a deputada federal Zenaide Maia (PR) no próximo dia 23 (sexta-feira). O evento acontecerá na Assembleia Legislativa, às 9h. Será sua legenda para disputa de uma cadeira ao Senado, corrida eleitoral em que revela vigor para êxito (Leia: Zenaide Maia é realidade eleitoral em disputa acirrada).

Carlos Eduardo e a estratégia de Wilma em 2002 – Em 2002, quando resolveu abrir mão de mais da metade do seu mandato como prefeita reeleita do Natal, para ser candidata ao governo do RN, Wilma de Faria empinava discurso de luta contra os “caciques” da política do RN. Venceu o senador Fernando Bezerra (PTB) e o então governador Fernando Freire (PMDB). Sua estratégia no primeiro turno era ter vantagem na Grande Natal, capaz de tirar diferença dos adversários no interior, nos chamados grotões. Só para lembrar: seu vice à época era o então peemedebista Carlos Eduardo Alves. E os tempos eram outros.

Números de evento político ficam bem abaixo do anunciado – A Assessoria de Imprensa do PSB/RN anunciou “a presença de representações de 86 municípios do RN” no ato de filiação e anúncio de pré-candidatura do vice-governador dissidente Fábio Dantas à sigla (veja AQUI). Mas os números estão muito abaixo disso. Como também ficaram longe dos ’96 prefeitos’ que há poucos dias prometeram em exagerada manchete jornalística. Os governadores do PSB no Nordeste – Paulo Câmara (Pernambuco) e Ricardo Coutinho (Paraíba) – também não apareceram.

Robinson segura-se na cadeira, apesar das conspirações – O governador Robinson Faria (PSD) segura-se na cadeira, apesar do abalo com a reportagem requentada do programa “Fantástico” da Rede Globo, domingo (11) – veja AQUI. A expectativa dos conspiradores é que renuncie ao mandato, para que o vice-dissidente Fábio Dantas (PSB) possa ser candidato à sucessão na cadeira de governador. Esperem sentados.

Ex-prefeito se prepara para candidatura – O ex-prefeito do Assu Ivan Júnior (PSD) deverá deixar a pasta de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado, para se candidatar à Assembleia Legislativa. Falta definir por qual sigla. Sonda algumas opções. A candidatura aposta em base do Vale do Açu e espera apoio do governador Robinson Faria, lhe destinando alguns colégios eleitorais.

Pré-candidato encomenda pesquisa “quali” – O empresário Luiz Roberto Barcelos (até aqui sem partido) vai ter em mãos uma pesquisa “quali” (qualitativa) com empresa originária de outro estado. Quer se situar com base mais científica quanto ao cenário político-eleitoral. Ele deseja ser candidato ao Senado.

Carlos e Rosalba mantêm distância, por enquanto, de Fábio Dantas – O casal prefeita Rosalba Ciarlini (PP)-ex-deputado estadual Carlos Augusto refugou do convite para participar do ato de filiação do vice-governador Fábio Dantas ao PSB, nesse sábado (17). Mas não se furta ao diálogo com ele. Dia 4 de fevereiro, por exemplo, tiveram um demorado comes-e-bebes em Natal com o pré-candidato a governador e o celular sempre os têm aproximado.

Pesquisa – Mais uma pesquisa será divulgada em Natal esta semana, com abrangência estadual. Sondagem do Instituto Seta vai avaliar os governos Carlos Eduardo Alves (Prefeitura do Natal) e Robinson Faria (Estado), além de verificar tendência de votos do eleitor a Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

EM PAUTA

Moraes – Nessa segunda-feira (19), o lojista José Moraes (Casa Moraes) completa 83 nos de idade e repete ritual de levar seu aniversário ao Abrigo Amantino Câmara, em Mossoró, ao lado de idosos internos. Que gesto bacana, meu caro. Saúde e paz.

Quadrilhas – Nos dias 24 e 25 deste mês, Mossoró sediará a assembleia da União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas (UNEJ). O encontro será na Estação das Artes Elizeu Ventania, com participação de representações juninas de todo o Nordeste.

Feijoada – No próximo dia 25 (domingo), a partir das 11h30, na chácara do ex-vereador Gilmar Lopes no Bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró, será realizada uma “Feijoada Beneficente do Espetáculo Paixão de Cristo 2018”. É promovida pelo grupo que prepara a encenação para os dias 28, 29 3e 30 na área do Santuário de Santa Clara, às 19h30. Mais informações por esses números: (84) 3312-3224/9-9694-2129.

Progel – A empresa Progel – gestão de recursos naturais anuncia que aposta em nova segmentação. Foca no serviço de Sondagem de Simples Reconhecimento de Solos para Fundações (SPT). Parabéns e mais sucesso, gente!

Turismo – Será nessa terça-feira (20), às 19h, o I Encontro dos Profissionais do Turismo do Natal. Está definido para acontecer no Sehrs Natal Grande Hotel.

Amab – O cantor-compositor mossoroense Amab vai lançar oficialmente o seu novo CD, “Sonho real”, no Teatro de Cultura Popular,(TCP), à Rua Jundiaí em Natal, vizinho à Fundação José Augusto. Será dia 26 de Abril, uma quinta-feira.

Amab: lançamento (Foto: cedida)

Santo Expedito – Será no dia 14 de abril a 14ª Caminhada de Santo Expedito em Mossoró. Começará à meia-noite na Praça do Rotary no Nova Betânia, tendo encerramento na comunidade rural de Vertente em Baraúna, com missa às 7h30.

APAE – A Associação de Proteção e Apoio ao Excepcional (APAE) de Caraúbas realizará Feijoada Beneficente no próximo 25 de Março (domingo). Será a partir das 11h, na área de lazer da Loja Maçônica Dr. Antonio Gentil Fernandes.

SÓ PRA CONTRARIAR

Mossoró é um dos raros lugares do mundo democrático, onde se estranha a crítica jornalística (fundamentada e documentada), mas o elogio remunerado e diário é tido como “normal”.

GERAIS… GERAIS… GERAIS

Esta “Coluna do Herzog” a partir de hoje (segunda-feira, 19), passará a ser veiculada dentro do Blog Carlos Santos sempre às segundas-feiras, por sugestão e pedido de webleitores. Vocês são nossos guias. Obrigado.

Diego, filho dos amigos Almeri Júnior-Kátia, sofreu um acidente praticando motocross próximo à antiga Fazenda São João (Mossoró).  Teve Traumatismo Craniano Encefálico (TCE). Seu estado é delicado e encontra-se internado na UTI do Hospital Wilson Rosado (HWR). Nossa fé e torcida para que consiga sair dessa e bem. Sairá!

Obrigado à leitura do Nosso BlogJezairon Antunes (Areia Branca), Ângelo Fernandes (Natal) e Erasmo Carlos Firmino, o “Tio Colorau” (Mossoró).

Veja a Coluna do Herzog do domingo (11/03) passado, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Mossoró é um dos raros lugares do mundo democrático, onde se estranha a crítica jornalística (fundamentada e documentada), mas o elogio remunerado e diário é tido como “normal”
    Por conta disso estou sendo processado pela CONDENADA EM PRIMEIRA INSTÂNCIA A MAIS DE 5 ANOS DE CADEIA, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, VEREADORA IZABEL MONTENEGRO.
    Por conta de um recurso ainda não julgado, a condenada por prática de improbidade, em primeira instância, a mais de 5 anos de cadeia, permanece vereadora e me acusa de calúnia, injúria e difamação.
    Primeiro abriu um BO, colocou polícia na minha porta e traumatizou minha filha que até hoje ao ouvir alguém bater na porta grita perguntando se é a polícia.
    No dia marcado, na delegacia não pisou. O delegado que abriu o BO perdeu tempo. Como tempo eu perdi indo no dia e hora marcados no BO.
    Agora entra com um processo na tentativa de me calar.
    Não vai me calar.
    Ou estamos num país onde um jornalista, RP 303 DRT-CE, não pode mais fazer críticas, denúncias e análises?
    O CNJ prometeu cobrar celeridade dos tribunais de justiça de todo o país no julgamento dos processos.
    SAL GROSSO está desde 2007 esperando uma conclusão. Os recursos se encontram no TJRN no aguardo de julgamento. O que falta para SAL GROSSO ser julgado?
    Apelo ao Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para que paute o julgamento do processo SAL GROSSO o mais rápido possível.
    /////
    ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Algum advogado que aceite me defender das acusações de injúria, calúnia e difamação?
      Tudo isto só está acontecendo porque o processo SAL GROSSO, 2007, ainda segue se arrastando e à espera do julgamento de recursos.
      Até quando, Meu Deus?
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL?

      • João Claudio diz:

        Eu não sou ‘adevogado’, mas se o fosse o defenderia de corpo e alma, com a conta bancária bloqueada, carteira de cédulas fechada, bolsos da camisa e da calça costurados e as duas mãos para trás.

        E ainda pagaria a cerveja gelada e a picanha na brasa para comemorarmos o Grand Finale a seu favor.

        Como não posso defende-lo, solicito a ajuda de um profissional do ramo que lê ou comenta neste blog, que ajude-o a defender-se do mal, sem que você tenha que se desfazer de bens materiais.

        Você é uma pessoa boa e vai encontrar alguém tão bom o quanto você. Torço de cá.

        Caso surja alguém interessado, por favor, divulgue o seu nome aqui.

        Os bons devem ser elogiados.

        • Inácio Augusto de Almeida diz:

          Afora a solidariedade do Carlos Santos, que me permite divulgar comentários no seu blog, só a sua, grande João Cláudio. Gente que me tratava de amigo sequer responde mais as minhas mensagens. E eu ainda não fui nem condenado. Imagine quando eu estiver cumprindo pena numa penitenciária por ter dito que a vereadora Maria Izabel Araújo Montenegro, atual presidente da Câmara Municipal de Mossoró está condenada em primeira instância, por prática de improbidade, a mais de 5 anos de CADEIA!
          Daí eu ter colocado hoje no blog COMBATE À CORRUPÇÃO //combatecorrupcao.blogspot.com.br/, como a música do dia AMIGO, PALAVRA FÁCIL.
          ////
          OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL?

          • Inácio Augusto de Almeida diz:

            A PROVA DE QUE MARIA IZABEL ARAÚJO MONTENEGRO FOI CONDENADA POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, A MAIS DE 5 ANOS DE CADEIA:
            ” O resultado da decisão do juiz da 3ª Vara Criminal de Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, foi anunciado em primeira mão pela jornalista Fávila Maia (Rádio Difusora AM), hoje à tarde.
            Na sentença, o magistrado condenou alguns ex-vereadores e atuais vereadores, por crimes de peculato e corrupção passiva.
            Os condenados são estes: João Newton da Escóssia Júnior-DEM, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal (6 anos e 4 meses); Aluízio Feitosa-PMDB, ex-vereador (5 anos e 4 meses); Ângelo Benjamim de de Oliveira Machado-PMDB, ex-vereador (5 anos e 4 meses); Claudionor Antônio dos Santos-PMDB, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal (5 anos e 4 meses); Daniel Gomes da Silva-PMDB, vereador (5 anos e 4 meses); Gilvanda Peixoto Costa-DEM, ex-vereadora (5 anos e 4 meses); Manoel Bezerra de Maria-DEM, vereador (5 anos e 4 meses); Maria Izabel Araújo Montenegro-PMDB, ex-vereadora (5 anos e 4 meses); e Osnildo Morais de Lima-PSL, ex-vereador.”
            Fonte: Blog Carlos, 16/02/2012
            EXISTE AINDA ALGUMA DÚVIDA DE QUE A VEREADORA MARIA IZABEL ARAÚJO MONTENEGRO FOI CONDENADA, POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE, A MAIS DE 5 ANOS DE CADEIA?
            Em breve o TJRN julgará os recursos SAL GROSSO.
            ///
            OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL?

          • Carlos Santos diz:

            NOTA DO BLOG – Boa tarde, meu caro Inácio.

            Entendo sua situação porque convivo com mais de 30 demandas judiciais e já empilharam mais de 10 ações de interpelação na “Era Fafá Rosado” contra mim.

            Lamentavelmente, nunca ninguém quis ser testemunha em meu favor.

            Também lamento que em pelo menos uns quatro casos, tenham sido textos de outras pessoas (articulistas e webleitores) os “motivos” para que eu fosse processado.

            Mas nenhuma dessas pessoas respondeu a processo, à exceção de uma (que preferiu fazer acordo judicial com seus algozes) e negar tudo que tinha escrito, apesar de tudo ser verdade.

            Pondero que você trate isso no campo específico, o judiciário.

            Infelizmente, você usa este espaço para uma campanha obsessiva em relação a essa pessoa e já precisei pedir moderação, para eu não ser de novo processado.

            Não sei qual objeto da ação e espero que você chegue a bom termo.

            É isso.

            Abraços

  2. George Duarte diz:

    Olá Carlos boa ideia a mudança da coluna, acompanho sempre. AMAB para quem não sabe o nome dele é Lazaro, morou muito tempo em Mossoró, é professor do estado e musico, atuou em algumas bandas da cidade. Saudades do Lazaro. Será que teremos alguma novidade nas contas da senhora prefeita? Concordo a fofoca tem tomado rumos inimagináveis quanto a morte dessa senhora. Me estranha a imprensa dando tanta enfase enquanto muitos policias no exercício de suas funções são assassinados sem que nenhum alarde jornalistico seja feito. Famílias sofrendo a perda de seus ente queridos. Brasil pais da DESIGUALDADE. Abraço.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Exato. Lázaro, sei bem. Músico das antigas e dos bons.

      Dias desses o encontrei em Mossoró, chegando de Portugal, onde passou uma temporada.

      Sucesso para ele. Merece demais.

      Abraços

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Habeas Corpus do Lula cai com Gilmar.
    João Cláudio é só sorrisos.
    Só falta agora ser criado o dia da corrupção.
    O que não pode acontecer num país onde um processo, SAL GROSSO, se arrasta por mais de 11 anos?
    O que não pode acontecer num país onde uma condenada por prática de improbidade, em primeira instância, a mais de 5 anos de cadeia abre BO contra um cidadão que nunca pisou numa delegacia e no dia marcado não manda nem lembranças aos que compareceram atendendo ao chamado do delegado?
    O que não pode acontecer num país onde um jornalista por dizer que a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Maria Izabel Araújo Montenegro, está condenada em primeira instância, por prática de improbidade a mais de 5 anos de cadeia, recebe intimação e vai responder processo por calúnia, injúria e difamação?
    Viraram o Brasil de cabeça para baixo.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL?

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Carlos Santos
    Ok.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Aos amigos que desejarem acompanhar a minha luta pela julgamento dos recursos SAL GROSSO acessem o blog COMBATE À CORRUPÇÃO -//combatecorrupcao.blogspot.com.br/
      Quem desejar ajudar na luta pelo julgamento dos recursos SAL GROSSO solicito que acesse //www.cnj.ouvidoria-page/como. peticionar-ao-cnj
      Qualquer cidadão pode acionar o CNJ.
      NÃO MANDE E-MAIL.
      É necessário fazer uma petição se identificando, se qualificando anexando identidade e comprovante de residência. Isto pode ser feito eletronicamente. Fazendo isso com certeza o CNJ se fará presente no processo SAL GROSSO. É preciso citar que este processo é o 0004515.-44.2008.8.20.106
      Para fazer esta representação não há necessidade de advogado, usar termos técnicos ou jurídicos. Basta usar a forma como falamos. Basta fazer o relato e deixar claro que esta demora incomoda a todos os que querem um Brasil passado a limpo.
      Não torço pela condenação ou absolvição de ninguém. Luto para que os recursos SAL GROSSO sejam julgados. Luto apenas por justiça.
      Como disse Madre Teresa de Calcutá: SE QUERES FAZER O BEM, PREPARA-SE PARA O SOFRIMENTO.
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM ABRIL?

  5. Pedro Victor Cavalcanti Rodrigues diz:

    Com relação à execução da vereadora Marielle, vamos acabar com essa estorinha de que “houve excessos dos dois lados”. Menos de 24 horas do ocorrido já circulavam montagens e notícias falsas alegando que ela era ex-esposa de Marcinho VP, eleita pelo Comando Vermelho, que defendia bandido, etc etc.

    A tal exaltação e mistificação de Marielle, onde está? Qual o exemplo de notícia falsa a favor dela? Majoritariamente o que se pede é a mesma coisa que a União Européia, a ONU e mais 20 instituições estão pedindo: que se apure com firmeza e se descubra se esse foi realmente um crime político, um atentado contra o pouco de aparência de democracia que ainda nos resta.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.