• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 27/08/2018 - 14:30h
COLUNA DO HERZOG

Quando setembro chegar

Por Carlos Santos

O governador Robinson Faria (PSD) tem um considerável acervo de realizações no estado, apesar de estar imerso numa crise superlativa, arrastado por uma conjuntura nacional muito desfavorável. O que mais lhe asfixia eleitoralmente é o peso de atrasos salariais por tanto tempo, desde janeiro de 2016 (veja AQUI).

Se estivesse com esse compromisso em dia, seria naturalmente um fortíssimo candidato à reeleição. O governador não possui adversários de grande apelo popular, está sentado na máquina pública e tem vasta vivência na política.

Até mesmo a violência urbana em níveis nunca antes vistos seria um problema menor, se a folha fosse atualizada.

Vejamos o caso do Ceará, onde o governador Camilo Santana (PT) tem 64% de intenções de voto à reeleição (veja AQUI), mesmo seu estado tendo se transformado num paraíso das facções criminosas.

O discurso recente levantado por Robinson Faria, que já invadiu o período de campanha, é de ter sido vítima de boicote de parte da bancada federal em Brasília, criando óbice à liberação de recursos à atualização salarial.

Até aqui, o governador segue com essa pregação, sem que supostos envolvidos o contraponham oficialmente. Estranho, muito estranho.

Estranho, também, que o governador tenha esperado esse momento eleitoral para denunciar esse suposto boicote.

A campanha promete, promete fortes emoções, quando setembro chegar.

PRIMEIRA PÁGINA

Candidata Fátima Bezerra pode ter campanha emperrada em momento crucial – Muitas queixas se avolumam entre membros de chapas proporcionais da campanha ao Governo do Estado da senadora Fátima Bezerra (PT). Sejamos claros: faltam recursos elementares para que as campanhas andem, para o operacional, garroteando movimentações e expansão de nomes e apoio à própria chapa majoritária ao Governo e Senado. Olhe que ainda nem chegamos à reta final de setembro. Recursos do Fundo Partidário (FP) e Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) vão aparecer quando mesmo? Ou é só para uma “panelinha”? Fui claro? Mexam-se.

Bernardo Rosado: participação (Foto: Jornal de Fato)

Segundo suplente com fôlego de futuro candidato – O médico Bernardo Rosado (PP) parece que tomou gosto pela política, apesar de em toda a sua vida ter presença em campanhas de forma mais discreta, por trás das cortinas. Ele tem participado regularmente de mobilizações políticas em Mossoró e em endereços vizinhos, na campanha da chapa Carlos Eduardo Alves (PDT)-Kadu Ciarlini (PP). Talvez se enxergue bem mais do que na segunda suplência do senador Garibaldi Filho (MDB).

Começou a temporada de pesquisas falsas em redes sociais – As redes sociais, principalmente grupos de WhatsApp, estão cheias de pesquisas sem registro algum. Provavelmente, nem pesquisas são. Divulgar esse tipo de material pode trazer aborrecimentos a seus responsáveis a quem o repassa. Só um alerta.

Articulação para apoio político tem origem muito clara – Setores da imprensa, a partir de Natal, estão espalhando uma informação equivocada sobre apoio de Bernardo Amorim (Avante), candidato a deputado estadual, médico e ex-prefeito de Almino Afonso. Não é de hoje ou foi do último final de semana que ele está ao lado do governador Robinson Faria (PSD). A costura política foi desenhada e executada pelo deputado federal Fábio Faria (PSD). O Blog Carlos Santos noticiou esse jogo de bastidores na Coluna do Herzog do dia 30 de julho. Colégios eleitorais têm sido destinados a ele em outras regiões para viabilizar sua eleição. Mas domingo (26), ele misturou-se à caravana de Carlos Eduardo Alves (PDT) em Baraúna, onde tem apoios à sua eleição. LeiaGrupo de prefeita muda de pré-candidato para não bater de frente com Robinson.

A convicção de Carlos Augusto Rosado – Aqui e ali, o líder do rosalbismo-rosadismo Carlos Augusto Rosado (PP) repete certa previsão com vigor dos mestres do ocultismo: “Kadu será vice-governador”. Seu filho Kadu Ciarlini (PP) é vice de Carlos Eduardo Alves (PDT).

O adversário de Zenaide Maia não é o Capitão Styvenson – Na luta por duas vagas ao Senado da República no RN, a disputa da deputada federal Zenaide Maia (PHS) não deve ser para desconstruir o Capitão Styvenson Valentim (REDE). Ele não é seu adversário. Seus principais contendores são Garibaldi Filho (MDB) e Geraldo Melo (PSDB), isso se formos analisar sua campanha sob o viés de um olhar de esquerdar, apresentando-se como alternativa às forças tradicionais. Styvenson já lhe deixou na poeira faz tempo.

Outro campeão de votos na presidência da Assembleia Legislativa – O presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), credencia-se para ser o campeão de votos na corrida eleitoral à Casa neste ano. Da mesma forma que ocorreu com o então presidente Ricardo Motta (PSB) em 2014, que obteve a marca superlativa de 80.249 votos (4,84%). Nada é por acaso.

Comício de Beco Estreito é o que não falta no RN – A campanha eleitoral de rua no Rio Grande do Norte remete-me ao poeta paraibano de Campina Grande, Jessier Quirino, com o seu poema “Comício de Beco Estreito”. Veja no vídeo acima. Não está fácil juntar gente em cidades maiores. Observamos muita moganga, poucos manifestantes, as promessas de sempre e o povo mais desconfiado que doido em cemitério.

Comunicação da Coligação Trabalho e Superação marca pontos – Entre os trabalhos que observo em termos de Comunicação (na abrangência do termo), a Coligação Trabalho e Superação do candidato Robinson Faria (PSD) tem apresentado bom desempenho. Produção, agilidade e conteúdo estão se destacando. Parabéns.

Horário eleitoral em rádio e televisão vai mexer com intenções de voto – Quando setembro chegar e com ele o horário eleitoral em rádio e televisão, teremos o tudo ou nada na luta pelo voto. Até o momento, as seguidas pesquisas revelam um cenário muito similar, sem oscilações, quase parando, estagnado, mas esse quadro vai ser alterado logo, logo. Pode aguardar.

EM PAUTA

CEI em Mossoró – O Colégio CEI (Centro de Educação Integrada) de Natal tem novos investidores e está com olhos voltados para Mossoró. No próximo ano poderá se instalar na cidade.

Comunicação – A nova edição da Quinta Jurídica, promovida pela Escola de Magistratura Federal do RN, acontecerá na próxima quinta-feira (30). Debaterá o tema Comunicação, inovação e tecnologia”.  As palestrantes serão a Diretora Jurídica da Federação Nacional das Agências de Propaganda, Helena Zoia, e a advogada empresarial e especialista em Tech Law Amanda Lima. Começa às 19h no auditório da Justiça Federal do RN (JFRN) em Natal.

Festim – O primeiro Festim deste ano do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa será realizado nesta sexta-feira (31) no Hotel Pipa Lagoa, com o Chef Edu Rejala. De origem peruana, ele é reconhecido como “embaixador da gastronomia peruana no Brasil”. Mais informações: (84) 3246-4414.

Edu Rejala em Pipa (Foto: divulgação)

Rafael Fernandes – Será entre os dias 20 e 21 de outubro no centro da cidade, a Semana Cultural e Artística de Rafael Fernandes (SECARF), região Oeste do estado. Uma das atrações será Aline & Dayvid e banda.

Livro – O jornalista e escritor Flávio Rezende lançará seu novo livro, “Escritos da Alma”, às 10h30 do próximo domingo (2), literalmente ao pé do Morro do Careca em Ponta Negra, Natal. A publicação é um conjunto de crônicas do autor.

Wlademir Capistrano – Em Natal, prosa rápida com o magistrado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Wlademir Capistrano. Ele é filho do ex-vice-prefeito de Mossoró, ex-deputado estadual e ex-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN) Antônio Capitrano.

SÓ PRA CONTRARIAR

Pior do que a onda de fake news é a onda de analistas fakes, comentando sobre tudo aquilo que não conhece.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Recomendo o “Flora Cafeteria”. Um lugar, descolado, tranquilão, com bom atendimento e produtos, na Avenida Rodrigues Alves, 443/A, em Petrópolis, Natal.

Obrigado à leitura do Nosso BlogSamir Albuquerque (João Pessoa),  Rô Medeiros (Natal) e  Franklin Filgueira (Fortaleza).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (20/08) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Li todas estas notícias na esperança de encontrar uma sobre o julgamento dos recursos SAL GROSSO.
    Parece que nem mesmo o CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA vai conseguir que este processo seja concluído.
    O que impede SAL GROSSO de ter os seus recursos julgados?
    Até quando vamos esperar pelo julgamento desses recursos?
    ////
    CORRUPTO NÃO TEM FAMÍLIA. CORRUPTO TEM CÚMPLICES.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.