segunda-feira - 30/07/2018 - 12:20h
COLUNA DO HERZOG

Começamos a despertar; estamos no caminho


Por Carlos Santos

Há meses temos postado nesta página e repetido em programas de rádio e TV para os quais somos convidados: as maiores dificuldades do candidato este ano serão duas – “convencer o eleitor a sair de casa e a votar em seu nome.”

Pesquisa atrás de pesquisa o cenário se consolida. O eleitor segue refratário à política, aos partidos e aos políticos. As preferências a cargos majoritários e proporcionais são inferiorizadas pela tendência ao “não voto” (nulo, branco e abstenção).

A própria disputa ao Governo do Estado e ao Senado mantém essa distância entre eleitor e pré-candidatos. Na Pesquisa Espontânea publicada no domingo (29), pela Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN)/Instituto Certos, o não voto somou 80,71 % ao Governo e 86,95% ao Senado.

Vale lembrar que estamos a a menos de 70 dias das eleições.

Marchamos para a escolha de nomes sob o critério do “menos ruim” ou sob a ótica da punição generalizada a tudo e a todos. Não é estranho que esse fenômeno esteja ocorrendo.

Talvez seja até mesmo um avanço, pois o eleitor estacou. Diz a seu modo ainda confuso, descalibrado, que quer sair desse fosso em que se meteu e foi jogado, por uma geração de políticos que não atende às suas demandas.

Mentalidade e modelo políticos feneceram. Mas não basta mudar nomes, sobrenomes ou siglas.

Teremos mudanças radicais nas urnas? Certamente que não. A mudança não é um ato, não se efetiva numa eleição. É um processo contínuo, um caminho. De algum modo, começamos. Há um despertar!

PRIMEIRA PÁGINA

Tudo em família lá na casa da pré-candidata Zenaide Maia – Apresentando-se como progressista e diferenciada da concorrência, a deputada federal e pré-candidata ao Senado Zenaide Maia (PHS) repete a fórmula de sempre na política potiguar: de sua casa também sairá um nome à Assembleia Legislativa: Mada Calado (PT), sua filha. Zenaide faz parte da futura coligação PT-PHS-PCdoB. Em campanha, é bom ela evitar falar de Maias, Farias, Rosados, Alves e outros clãs oligárquicos.

Grupo de prefeita muda de pré-candidato para não bater de frente com Robinson - O grupo da prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSD), recuou do apoio que estava azeitando à reeleição do deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB). Agora aposta no médico Bernardo Amorim (Avante). A mudança tem uma razão de ser: o apoio de Raimundo à postulação ao governo estadual do ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT). Afiados e alinhados com o governador Robinson Faria (PSD), nome à reeleição, a prefeita e seu estamento ficaram cientes de que a preferência não tinha aval dele e do articulista político governista, deputado federal Fábio Faria (PSD).

Carlos é "testado e aprovado", copia Kadu (Foto: divulgação)

Francisco José Júnior ‘inspira’ Kadu Ciarlini – Em sua estreia há poucos dias em discurso em defesa da chapa da qual fará parte, como vice do pré-candidato a governador Carlos Eduardo Alves (PDT), Kadu Ciarlini (PP) lançou mão de um slogan utilizado pelo ex-prefeito de Mossoró Francisco José Júnior (sem partido). Em Lagoa Salgada, semana passada, ele disparou: “Carlos Eduardo foi testado e aprovado quatro vezes como administrador (…)”. O “testado e aprovado” foi adotado por Francisco José Júnior (veja AQUI) na eleição suplementar de Mossoró em maio de 2014, da qual saiu vitorioso, numa coligação com 12 partidos.

Indecisos assustam e instigam concorrentes ao Senado – A corrida eleitoral ao Senado da República será mais emocionante do que a luta pelo governo estadual no RN. Até aqui, as pesquisas têm mostrado isso. A definição dos dois eleitos em outubro é de difícil prognóstico. Na pergunta Espontânea da sondagem Fiern/Certus publicada nesse domingo (30), pelo menos 86,95 dos eleitores não têm qualquer preferência. Os números da pesquisa (veja AQUI) devem causar mais apreensão do que animação aos que pontuaram melhor (Garibaldi Filho-MDB, Geraldo Melo-PSDB, Capitão Styvenson-sem legenda e Zenaide Maia-PHS). Nenhum deles empolga.

Cúpula de Fátima faz as contas para a Assembleia Legislativa – A cúpula da pré-candidatura ao governo estadual, da senadora Fátima Bezerra (PT), mexe e remexe em números quanto às eleições à Assembleia Legislativa. Deduz que é possível a eleição de três a quatro deputados estaduais na coligação PT-PHS-PCdoB. É possível, mas é não provável. Dependerá muito, muito mesmo, do próprio desempenho da majoritária. Nomes hoje que estariam melhor situados nessa proporcional são de dois deputados: Souza (PHS) e Carlos Augusto Maia (PCdoB). Há trabalho preferencial no petismo por Francisco Medeiros, o “Francisco do PT”, ex-prefeito de Parelhas. Mas o ex-candidato a prefeito de Mossoró Gutemberg Dias (PCdoB) não deve ser ignorado, pois se movimenta além dos guetos partidários e em múltiplos estamentos sociais e ideológicos. A vereadora mossoroense Isolda Dantas (PT), apesar de ‘cristianizada’ por velhos caciques locais da legenda, corre por fora. Tem uma militância jovem e crescente, que pode lhe acrescer muito.

“Trair e coçar é só uma questão de começar” – O pré-candidato à reeleição Robinson Faria (PSD) caminha para uma campanha paradoxal: deverá ter em torno de si maior número de partidos, candidatos a cargos proporcionais e lideranças, mas sob uma atmosfera de perfídia. Boa parte das legendas liberou seus futuros candidatos a cargos proporcionais para votarem em qualquer nome ao governo. Outras que anunciaram apoio integral, como o gigante PSDB, não têm como garantir empenho, fidelidade e voto. Estamos diante de uma campanha extremamente predatória, um salve-se quem puder em que “trair e coçar é só uma questão de começar”.

EM PAUTA

Nova Cadeia – A nova Cadeia Pública de Ceará Mirim, que está sendo construída pelo Governo do Estado, já começou a ser equipada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC). A inauguração será feita no mês de agosto, e o prédio passa agora pelas últimas adaptações antes da entrega. Seu custo final ficará em torno de R$ 26 milhões, com recursos da União e do Estado do RN.

Dimas Borba é um sucesso exponencial cantando música de Renato Russo e Legião Urbana (Foto: divulgação)

Balada Anos 80 - Vai ser no próximo dia 18 de agosto, às 21h, no Oba Restaurante em Mossoró, a realização de outra edição do Balada Anos 80, revivendo a década musical mais criativa, despojada e alegre da música mundial. Caixa Pop, Alfredo e os Caras e o melhor cover no país de Renato Russo (Legião Urbana) – Dimas Borba. As vendas antecipadas do primeiro lote promocional de ingressos acontecem no Universo Eletromusical (Shopping Oásis Center), centro de Mossoró. Fone: (84) 98802-9400.

Jiu Jitsu – O pauferrense Felipe Magnus, após uma série de conquistas em competições nacionais, alcança o disputadíssimo e seleto Ranking Meia Guarda (veja AQUI), entre os 12 melhores atletas do Jiu Jitsu. É importante que a iniciativa privada e setor público apoiem Magnus, que vai se tornando referência no esporte.

Expofruit – Durante a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT), que acontecerá em Mossoró de 21 a 24 de agosto, será promovido também o XXV Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (CFO/CFOC). Tem como objetivo habilitar engenheiros agrônomos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).

SÓ PRA CONTRARIAR

Nem toda traição política será castigada. Decifra-me ou te devoro!

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Quem faleceu em Fortaleza-CE no sábado (28) foi o ex-goleiro do Potiguar e ABC Salvino Damião Neto, 62, o “Salvino”. Teve parada cardíaca. Nasceu em Marcelino Vieira e fez uma longa e vitoriosa carreira em clubes nordestinos, principalmente o Fortaleza. Que descanse em paz.

Obrigado à leitura do Nosso BlogFrancisco Almeida (Rio de Janeiro-RJ), Anchieta Alves (Mossoró) e Marcos Leão (Natal).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (23/07) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inacio Rodrigues diz:

    Carlos, a matéria do Diário do Nordeste diz que ele nasceu em Pau dos Ferros! Salvino foi um dos grandes goleiros da história do Leão do Pici. Assistie vários jogos dele no antigo Castelão. Muitas alegrias! Deus o receba na sua glória infinita! Valeu Salvino!

  2. Inacio Rodrigues diz:

    Assisti *

  3. Franklin Machado diz:

    A cobertura política do blog tem sido cirúrgica é confiável. Parabéns.

  4. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    . Há um despertar, sim. Clamor para que o sr. Ninguém seja eleito. Certo é votar no sr. Menos Ruim. Em todas as esferas.
    .”Atmosfera de perfídia” sensacional para denominar o apoio de legendas no regime de “casamento aberto”, a Robinson Faria.
    .Balada anos 80, dia 18, no Oba Restaurante. Imperdível!

  5. François Silvestre diz:

    Despertar! Esse é o verbo. Nem votos em candidatos manjados, nem voto “válido” do menos ruim, nem referendar um pleito de cartas e caras marcadas e manjadas. Nem intervenção militar, que não serve nem pra Rocinha, nem ditadura do judiciário. Só uma Constituinte Originária, com candidaturas avulsas, dispensando filiação partidária, a ser dissolvida após a elaboração da nova Carta, com impedimento dos Constituintes de serem candidatos pro resto da vida. Quem for constituinte não poderá ser político constituído nem profissional da política. Ou essa saída ou a repetição da patifaria. Despertar!

  6. Pedro Mello diz:

    A prefeita tentará vencer Souza no poleiro estadual. Antes ela ia com o ex-prefeito Beguinho. Robinson não cumpriu com as nomeações que prometeu. Beguinho saiu do páreo. Souza está de melé solto em AB. Gestão de Iraneide segue se desgastando a cada dia. Não tem ações.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.