• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 24/12/2017 - 04:10h
Coluna do Herzog

Simbolismos do atraso na difícil marcha do “novo”

Por Carlos Santos

Política é uma atividade carregada de simbolismos, naturais ou artificiais. Sempre. Formam-se por força laboratorial do marketing, ou decorrem da espontaneidade do povo. Um clique e… pah! Eureca! Acerta-se o alvo.

Um jingle, um slogan, cores e um gestual ajudam a inocular a imagem do candidato/partido/ideário no inconsciente popular. É por esse canal e não a face “consciente” do cérebro, que a identidade/mensagem bate à porta do eleitor – às vezes até arredio.

Uma ofensa – ou troça do adversário – também pode ser utilizada como peça de propaganda, virando uma marca a favor.

O “Cigano” Aluízio Alves converteu o desdém dos contendores em combustível para vitória ao Governo do RN em 1960.

O “Tamborete”, apelido de menosprezo a Geraldo Melo, foi anabolizante de sua conquista estadual em 1986.

A “Vassoura” contra a corrupção levou Jânio Quadros à Presidência da República em 1960, com a promessa de higienização do país.

O “Retrato do Velho” (clique no boxe acima) içou Getúlio Vargas ao Palácio do Catete outra vez, agora pela via democrática, na campanha de 1950.

Barack Obama falou para uma nação multifacetada a essência da alma americana, no slogan simples e certeiro: “Yes, we can!” (Sim, nós podemos!). Passou à história como o primeiro presidente-negro da América.

A propósito, o “Movimento RN Melhor” dos ex-candidatos a prefeito e vice de Mossoró, Tião Couto (PSDB) e Jorge do Rosário (PR), não podia ter sido mais imprevidente ao escolher a antiga mansão da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), para promover reunião política na quarta-feira (20), em Mossoró.

O local é encharcado de símbolos na contramão do que eles pregam: modernidade, meritocracia, eficiência, probidade e alternativa de poder. Várias pessoas que estavam no evento político se sentiram “em casa”, de braços dados com o atraso e não com o “novo”.

Mais um pouco e não causaria estranheza se uma manada de ex-comissionados amestrados, da prefeitura, ressuscitasse em êxtase seus gritos de louvação à ex-prefeita: “Uh-huuuuu! Linda, maravilhosa! Arrasou!!!”

No próximo encontro, se os dois imberbes políticos tentarem, podem conseguir emprestado o “Sítio Cantópolis”, local de reuniões do rosalbismo em campanhas. Liguem para Carlos Augusto Rosado. Ele sabe muito de Simbologia, Semiótica e Política.

PRIMEIRA PÁGINA

Gostei de conhecer o ex-candidato a vereador Paulo Frutuoso Machado (PDT), jovem mossoroense muito antenado com a política, de boa capacidade de observação. Obrigado por nos acompanhar aqui no Blog Carlos Santos. Voltaremos a prosear. Abraços.

No lançamento do livro “Os Rosados Divididos – Como os jornais não contaram essa história“, do jornalista Bruno Barreto, à noite da última quinta-feira (21), em Mossoró, escassos integrantes desse clã focalizado apareceram para prestigiá-lo. É certo, porém, que o autor não produziu uma hagiografia nem é dado à modalidade do “jornalismo de incenso”, o que pode explicar a distância. O trabalho merece ser lido como objeto de pesquisa e fomento ao bom debate. Recomendamos.

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, marido da deputada federal Zenaide Maia (PR), tem-se municiado de pesquisas quantitativas e qualitativas, monitorando as passadas dela ao Senado. Aos mais próximos, até fala com convicção: “Ela vai ser eleita”. Sua aposta faz sentido, sim. Mas claro que é cedo para assertivas irreversíveis.

Eudo Leite: muito a ser investigado (Foto: PGJ)

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), da Região Oeste, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), parece que trabalha silenciosamente. Só para lembrar ou esclarecer: ele foi implantado pelo procurador geral de Justiça, Eudo Leite, no dia 18 de julho deste ano. Está sediado em Mossoró e cobre 21 municípios (veja a resolução AQUI).

O ex-vereador Tomaz Neto (PDT) resolveu mergulhar. Tomou distância de atividades do seu partido, adotando a ausência e o silêncio (pasme!) quanto aos seus rumos em Mossoró e no estado, como no tocante à postulação ao governo do prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT).

O segundo voto ao Senado é uma preocupação de todos os principais pré-candidatos ao Senado em 2018. Ele pode decidir na contagem final, quais serão os eleitos. Os principais concorrentes, até aqui, sabem e trabalham estratégias quanto a isso. Os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) observam que um deles pode “sobrar”, com o crescimento de Zenaide Maia (PR), atual deputada federal.

O governador Robinson Faria (PSD) segue em Brasília. Tempo integral para tentar viabilizar socorro financeiro para pagar dívidas com servidores, principalmente após pronunciamento contrário ao apoio financeiro do Governo Michel Temer (PMDB), de Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU (veja AQUI).

Promete ser eletrizante a corrida eleitoral à Câmara Federal no segmento evangélico no Rio Grande do Norte. O atual deputado federal Antônio Jácome (PMN) e Carla Dickson (PROS) podem protagonizar uma disputa à parte por uma das oito vagas do estado.

TÚLIO RATTO – JANELA INDISCRETA

EM PAUTA

Casa Moraes – Uma marca comercial vitoriosa em Mossoró e região vai atingir idade sexagenária. É a Casa Moraes. No próximo ano completará 60 anos de atividades. Parabéns a José Moraes, Moraes Neto e todos os seus colaboradores.

Gonzaga – O empresário Gonzaga Souza (Gonzaga Veículos) está novamente em Mossoró, após checape na saúde em São Paulo-SP. Voltou tinindo, após preocupar muito os amigos e familiares. Cuide-se, meu caro.

Empreendedor – Na próxima quarta-feira (27), o Governo do RN vai botar para funcionar o “Escritório do Empreendedor” no Partage Shopping Mossoró. Não haverá inauguração formal desse equipamento público, criado para facilitar a vida da livre iniciativa.

François – Articulista de Nosso Blog, o escritor François Silvestre deverá ter reeditado o seu livro “A pátria não é ninguém”. Os editores David Leite e Clauder Arcanjo burilam o projeto para viabilizá-lo através da sua editora, a Sarau das Letras. Livraço, que se diga.

Princesa do Vale – A convite do seu diretor, jornalista/radialista Lucílio Filho, o Blog Carlos Santos vai participar do programa “Panorama do Vale” (18h) em uma de suas edições desta semana. Combinado.

Lucieudes – O empresário Lucieudes da Silva (Lucieudes Material de Construção e Posto Tibau), da cidade-praia do Tibau, estuda o mercado mossoroense para novo investimento. Bem a seu estilo discreto, sem alardes.

FM do Apodi – Está em fase experimental a migração da Rádio AM Vale do Apodi para Frequência Modulada (FM). Sintonize-a clicando AQUI. É a FM 98.3, do Sistema Oeste de Comunicação, que tem como empresa-âncora a TV Cabo Mossoró (TCM).

Milícias – Em alguns setores comerciais e residenciais de Natal, a ausência da polícia nas ruas fez surgirem “milícias” à proteção patrimonial e de vidas, forças paramilitares armadas e com licença para matar.

SÓ PRA CONTRARIAR

Alves, Maias e Rosados vão arriscar novo chapão às eleições do próximo ano, num momento em que há crescente repulsa à política, aos políticos profissionais e aos partidos?

GERAIS… GERAIS… GERAIS

Dia de ontem foi de chuvas com pequenas precipitações em algumas cidades do estado, como regiões Oeste e Seridó. Nos últimos dias, também temos informações de chuvas ainda fracas no Ceará.

O bom filho a casa retorna. O jornalista Fábio Oliveira está de volta aos quadros da TV Cabo Mossoró (TCM)/FM 95.7, fazendo aquilo no qual é craque: jornalismo esportivo de qualidade. Parabéns ao grupo pelo enorme acerto.

O tempo passa sem que percebamos, no bate-papo com os ex-jogadores Agnaldo (lateral-esquerdo) e Isaías (goleiro), sobre a jornada épica do Baraúnas na Copa do Brasil 2005. Relatam o que as câmeras não captaram, entre diálogos e algumas curiosidades em campo, no jogo em que o tricolor fez 3 x 0 no Vasco da Gama em São Januário.

Obrigado à leitura de Nosso Blog a Pádua Júnior (Mossoró), Edinael Castro (Upanema) e Tibúrcio Marinho (Apodi).

Veja a Coluna do Herzog do domingo passado (17) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Charge de Túlio Ratto / Coluna do Herzog

Comentários

  1. Amorim diz:

    Feliz Natal e um bom ano novo.
    Gostaria de um dia conhece-lo.
    Obrigado por que escreveste este ano.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), da Região Oeste, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), parece que trabalha silenciosamente.”
    E bote silenciosamente nisso.
    O que eu já denunciei de falta de medicamentos, não entrega do uniforme escolar e do material escolar, não está no Gibi.
    O que eu já falei da FALTA de merenda escolar e nos poucos dias em que servem merenda escolar ela se constituir de duas bolachas e um copo de refresco feito com aromatizante, ninguém consegue contar.
    O que eu já cobrei do direito de uso de computadores pelos alunos no auxílio das tarefas e nunca nenhum aluno de escola municipal em Mossoró usou um computador, dentro de uma escola, parece coisa de gente doida.
    Não dava para este GAECO dá uma mãozinha na apuração das denúncias do Ex-procurador da Câmara Municipal de Mossoró, chamou os vereadores da legislatura passada de CORJA, que acontece há mais de um ano? O povo está ansioso para saber se o Ex-procurador, que disse ter PROVAS das denúncias, realmente tem as provas do que denunciou e porque demora tanto esta apuração.
    O GAECO bem que poderia verificar porque as obras do saneamento de Mossoró, conclusão prevista para 15/05/2015, estão paralisadas e nem se fala na retomada dos trabalhos.
    Porque o saneamento de Natal está 99% concluído e o de Mossoró não?
    Trabalho para o GAECO é o que não falta. E podem fazer barulho que ninguém vai reclamar.
    O que o povo reclama é deste sepulcral.

  3. Claudio de Zacarias diz:

    Fale-sobre o indulto de natal.
    Valeu feliz ano novo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.