• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 05/02/2021 - 21:08h
Justiça

Finalmente IFRN empossa reitor José Arnóbio de Araújo Filho

Arnóbio: finalmente empossado (Foto: IFRN)

Arnóbio: finalmente empossado (Foto: IFRN)

Finalmente à tarde dessa sexta-feira (5) tomou posse o terceiro reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho.

A transmissão, que por conta da pandemia do novo coronavírus ocorreu de forma virtual, foi realizada em cumprimento ao Decreto de 18 de dezembro de 2020, publicado no Diário Oficial da União nº 243, de 21 de dezembro de 2020, da Presidência da República.

Por volta das 17h, o professor Wyllys Farkatt transmitiu ao professor José Arnóbio o cargo de reitor do IFRN. Em seguida, o novo reitor empossou a equipe de dirigentes da administração geral para o quadriênio 2020-2024. As dificuldades provenientes do método online não impediram que os dirigentes fossem nomeados e recebessem os devidos aplausos. Em seguida, foram apresentados os diretores-gerais dos 22 campi.

Instituição que liberta

“A nossa escola nunca foi uma instituição que doutrina. Somos uma instituição que liberta, que emancipa, que respeita as diferenças, que valoriza a liberdade, que propicia a possibilidade de sonhar. Como diria Rubem Alves, ‘há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas’; as escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle; engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados, amam pássaros em voo. O voo não pode ser ensinado só pode ser encorajado. Deve ser por isso que amedrontamos quem não conhece esta Instituição por dentro. Deve ser por isso que a cada dia escutamos discursos dessas pessoas que não conhecem nossa Instituição. Esse sempre foi nosso desafio: ser uma instituição inclusiva. Mais do que inclusiva, aberta”, comentou o professor Arnóbio, que em seu discurso ressaltou a importância de respeitar as diferenças, a diversidade e a pluralidade.

Na ocasião, estiveram presentes o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor do Instituto no período de 2016 a 2020, e a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra (PT).

Também participaram pró-reitores, diretores, assessores, chefes de gabinete, coordenadores, professores, técnicos administrativos, servidores vinculados a empresas terceirizadas, estudantes da Instituição, familiares e amigos. Outras autoridades prestigiaram o evento de forma remota.

História

Arnóbio foi eleito à reitoria em dezembro de 2019, num pleito absolutamente democrático, empalmando 48,25% dos votos. Mas, manobras políticas refrearam sua nomeação e posse, fabricando a partir do Ministério da Educação em Brasília, com influências políticas locais e apoio do Planalto, um reitor pro tempore (veja AQUI AQUI), ou seja, interventor.

Coube ao professor Josué Moreira, ex-candidato a prefeito de Mossoró, esse papel menor e obscuro. Porém, após muito encolhe-estica judicial, Arnóbio está no  lugar que lhe foi conferido pelo voto direto dos segmentos do IFRN.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Política

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    Sendo da lista tríplice tá certo.
    Não o conheço. Parabéns
    Sucesso.
    Gostaria muito de saber que professores estão falando sobre política nas escolas, SEM PARTIDARISMO, SEM POLITICAGEM.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.