• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 24/06/2014 - 11:29h
Ludibriados

Francisco José Jr e Robinson sofrem com “Cântico da Perfídia”

Esquema de Fafá e deputado Leonardo Nogueira segue uma trilha sinuosa para sobreviver na política

“…Em política, não se perdoa nem se esquece nada. Quem fez uma, paga; creia que a vingança é um prazer” (Machado de Assis)

Às vezes, é difícil acreditar que políticos experientes como o prefeito Francisco José Júnior (PSD) e o vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) tenham caído no “Conto da Fafalete” e do deputado “Songamonga de olhar bovino”.

Leonardo e Fafá tentam "100% de acertos; Robinson diz "chega" e Francisco quer sinalizar rumo mais seguro

Mas é fato: foram lesados como dois patinhos dóceis e inocentes.

O casal ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB)-deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) garantiu que apoiaria Robinson em sua campanha a governador do Estado. Promessa com pés juntos, mãos postas e olhos rútilos para o céu.

Em troca, queriam a eleição do vereador Francisco Carlos (PV) para a presidência da Câmara Municipal de Mossoró.

O prefeito “quebrou lanças” e impôs o nome de Francisco, mesmo com contrariedade majoritária de sua bancada. Robinson disparou ligações, debulhou argumentos e apelou para que alguns vereadores rebelados acatassem Francisco.

Compromisso

Tudo certo. Prego batido, ponta virada.

Francisco e Robinson cumpriram o compromisso.

À semana passada, Robinson desembarcou em Mossoró para café  da manhã com o casal, na mansão de ambos. Sorrisos largos, tapinha nas costas, abraços e tudo arrumado.

Fafá e Leonardo reiteraram apoio ao vice-governador.

Pouco mais de 24 horas depois, ocorre o inverso – na prática.

Fafá e Leonardo asseguram ao presidente da Câmara Federal e pré-candidato a governador, Henrique Alves (PMDB), que vão marchar com ele e não Robinson. Reunião em Natal.

Para fecharem o entendimento, ambos cobraram o controle do PMDB e PV em Mossoró, apoio financeiro e político-eleitoral às campanhas a federal (de Fafá) e estadual (de Leonardo).

O “plus” foi articular o desmanche de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) já protocolada na Câmara Municipal de Mossoró, para apurar compra superfaturada de medicamentos pela Prefeitura de Mossoró, o que fatalmente alcançaria as gestões de Fafá Rosado.

Toda a bancada da oposição (sete vereadores) foi chamada a Natal para reunião com Henrique Alves. Por lá, houve entendimento para aliviar a “barra” para Fafá Rosado, mesmo que não a apoiassem eleitoralmente.

Leonardo e Fafá: Henrique na "agulha"

A retirada do requerimento da CEI saiu “naturalmente”. Os autores alegaram que ocorrera certo “erro de procedimento”. A ex-prefeita viu-se livre de um embaraço que certamente teria consequências desastrosas à sua carreira política e vida civil.

Só mesmo Francisco José Júnior e Robinson Faria acreditariam no apoio do esquema de Fafá. Claro que isso seria praticamente impossível.

Se realmente apoiassem Robinson, como seriam candidatos por siglas sob o controle do grupo em torno da candidatura de Henrique Alves?

Fafá depende do PMDB de Henrique e Leonardo do DEM do senador José Agripino, aliado do pré-candidato a governador pelo peemedebismo.

É muita inocência.

Ludibriado

O entendimento para aplainar e pavimentar terreno ao esquema de Fafá, incluiu até mesmo veto à postulação a deputado estadual do ex-vereador e suplente de deputado estadual Chico da Prefeitura (DEM). Ele foi impedido de registrar candidatura na Convenção Estadual do DEM, no domingo (15).

O próprio Leonardo pediu ao senador José Agripino para frear a pretensão de Chico da Prefeitura, temendo erosão maior em seus votos na tentativa de reeleição.

No pleito de 2010, Chico da Prefeitura alcançou 19.093 votos, sem estrutura mínima. Já Leonardo, com a retaguarda da máquina da Prefeitura de Mossoró, em que sua mulher estava aboletada como prefeita, espremeu-se para obter 20.049 votos.

Com a decisão de Fafá e Leonardo, o prefeito Francisco José Júnior ficou atordoado. Ainda resmungou pessoalmente em reunião com eles (veja AQUI, postagem exclusiva). Asseverou que se sentia ludibriado, levando Robinson a embaraço igual.

E daí? Os dois seguem com Henrique, mas mantêm ponte com Francisco e Robinson, via Francisco Carlos (veja AQUI), que prometeu apoiar o pré-candidato do PSD ao Governo do Estado. Em curso, a velha fórmula da tentativa de onipresença política, para sempre se dar bem.

O esquema tenta novo duplo que fecha a casa dos 100% de chances de dar certo. Segue seu equilibrismo, como aramistas que buscam sobrevida na política.

O casal, politicamente, produz uma espécie de “Cântico da Perfídia”, que ainda não está concluído. Segue sua escrita sinuosa:

Fafá-Leonardo, que deixou para trás o grupo da deputada federal Sandra Rosado (PSB);

Que abandonou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM);

Que largou a prefeita Cláudia Regina (DEM) sozinha;

E que agora faz de trouxa o prefeito Francisco José Júnior e  Robinson…

…ensaia a próxima deslealdade.

Henrique Alves que abra do olho.

Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. José Luiz. diz:

    Se dividir, só aumenta o prejuízo…

Trackbacks

  1. […] de ter ocorrido promessa anterior (veja postagem AQUI), de que apoiariam o vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD), nome de Francisco José […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.