• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 14/08/2014 - 18:26h
Secretária comenta:

Governo do Estado dá tratamento desigual a Mossoró na Saúde

Ao participar hoje na Câmara de Mossoró de audiência pública para fazer prestação de contas da Saúde municipal (veja AQUI), a secretária titular da pasta, Leodise Cruz, mostrou a sobrecarga da Prefeitura de Mossoró, para atender à crescente responsabilidade de custo.

Lamentou o tratamento diferenciado do Governo do Estado, em relação a Natal. Pediu pelo menos um comportamento equânime.

Esclareceu que o Município arca com 100% do pagamento do “plus” (recursos suplementares para pagamento a médicos) com recursos próprios.

Link permanente da imagem incorporada

Leoside faz exposição sobre atendimento à Saúde na Câmara (Foto: PMM)

Leodise ponderou, ainda, que o Estado deveria dar o mesmo tratamento a Mossoró, ou seja, pagando 60% do plus. É o que acontece em relação à Prefeitura do Natal, por exemplo.

A prestação de contas da Saúde do município foi referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2013.

Ela não era titular da pasta no período. Cabia a contabilista Jaqueline Amaral – titular da pasta na gestão Cláudia Regina (DEM).

Mas por dever legal, apresentou relatório do período e falou sobre as dificuldades já enfrentadas pelo novo governo do prefeito Francisco José Júnior (PSD).

Hospital da Polícia Militar

Disse,  por exemplo, que a prefeitura busca parcerias para oferecer cursos de capacitação, objetivando a melhoria na atenção básica. Conversa ainda com representantes dos servidores para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Deu a notícia em primeira mão, de que procura parceria com o Governo do Estado para o Município utilizar o Hospital da Polícia Militar em cirurgias eletivas de média complexidade.

Em alguns momentos da audiência, Leodise e o presidente da Câmara, Francisco Carlos (PV), colidiram em opiniões e informações. Mas nenhum perdeu a fleuma.

Francisco dirigiu a  Saúde de Mossoró como super-secretário na época da gestão Fafá Rosado (PMDB). Numa situação inédita, apesar de Leodise estar na Câmara para prestar contas, ele fez uso de recurso multimídia (projetor de slides), expondo informações do seu interesse. Abriu confronto.

“Super-secretário”

Segundo o presidente e ex-secretário, a atual gestão tem convivido com queda no atendimento à população. “Era bem maior e hoje está reduzindo, numa preocupante tendência de diminuição”, previu.

Leodise contestou-o.

Já o vereador oposiconista Genivan Vale (PROS), que é um profissional da área de Saúde (farmacêutico-bioquímico), disse está preocupado com inversão de prioridades. Sobram problemas, como atraso em pagamento a médicos, falta de remédios, capacitação de servidores etc.

“Pelos números, vemos que o município está gastando muito e mal. Hoje investe-se mais em doença do que em saúde, pois aplica-se mais recursos em atendimentos hospitalares do que em prevenção”, arguiu.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. erivan diz:

    Ora essa , a secretaria de saúde reclama do governo do estado porque o mesmo da mais privilégio a natal e nao a mossoro, da mesma forma que ela junto com o prefeito dão privilégio a um unico hospital aqui em mossoro. Da pra entender?

  2. Hermiro Filho diz:

    Foi o governo que mais mentiu desde em que o RN foi criado, por que: Vem enrolando o plano de cargos dos funcionários já faz bastante tempo. A presidenta do SINSP – RN Janeayre Souto divulgou no facebook dela que o advogado do sindicato protocolou junto ao TJRN uma petição pedindo prisão para o secretário da administração por descumprir ordem da corte, ou seja, pagamento imediato dos 60% restante do referido plano que seria feito até dia 15/08. O próprio secretário prometeu essa pendenga. Agora vem dizer que segunda feira às 10h00 vai depositar em conta corrente dos funcionários o dinheiro.
    Espero que o mesmo cumpra com a palavra.
    Ou governinho desastroso esse da Rosa.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.