sábado - 22/09/2012 - 08:12h
Poder que não pode

Gustavo Rosado tenta, em vão, evitar pesquisa Cipec

Gustavo: fim de governo (De Saboya)

Os bastidores da sucessão mossoroense são uma história à parte na disputa pela segunda maior prefeitura do Rio Grande do Norte. Ambiente de submundo, que se diga.

E, nesse espaço, o uso de pesquisa de opinião pública como instrumento de indução ao voto é um capítulo que beira a crônica policial, com péssimo odor e tonalidade rosa-choque. Ou azul-turquesa, como queira.

O mais novo episódio envolve novamente a Prefeitura de Mossoró e o jornal Gazeta do Oeste.

Durante várias horas ontem (sexta-feira, 21), a direção do Gazeta do Oeste foi pressionada a recuar da publicação da pesquisa do Instituto Cipec (veja postagem mais abaixo). Apesar do cerco, que incluiu ameaças veladas e explícitas, além de propostas ‘concretas’, a direção da empresa se segurou.

Gustavo Rosado (PV), chefe de Gabinete da prefeitura e irmão da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, foi informado por telefone por um jornalista do próprio Gazeta, com coluna no impresso, que a pesquisa realmente seria veiculada. A partir daí, ele entrou em diligência para sustar a matéria.

O estágio mais tenso e ostensivo foi impor sua presença na sede do jornal ao lado do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá, além do marqueteiro da campanha governista, jornalista Neto Queiroz – que é colunista no periódico.

Do lado de fora, outra frente de estresse. O grupo oposicionista da deputada estadual e candidata à prefeitura, Larissa Rosado (PSB), passou a monitorar pari passu a negociação no interior do jornal. Monitorar e agir em contraponto.

Torpedos e telefonemas eram trocados entre próceres da campanha oposicionista e representantes do jornal, em plena batalha de intramuros.

A pressão exógena, ou seja, de fora para dentro, deu certo. Mas existiam meios jurídicos em elaboração e em compasso de espera, para serem disparados em caso de sucesso de Gustavo e sua trupe na ‘negociação’ com o jornal.

Larissa

A pesquisa do Instituto Cipec, indicando quase 10% de vantagem de Larissa para a candidata a prefeito pelo governismo, vereadora Cláudia Regina (DEM), desabou como um balde de água fria na campanha do governismo.

A ideia era suprimir o material do Cipec, inoculando no jornal somente a pesquisa do Instituto Perfil, que seria usada pela campanha governista para motivar mobilização neste sábado, denominada de “Marcha da virada”.

Essa sondagem do Perfil foi oferecida (veja abaixo) há poucos dias ao Jornal de Fato, à publicação. Não houve acordo entre prefeitura e direção do diário impresso, que ficou ressabiada com números e problemas enfrentados pela empresa. O medo venceu os argumentos.

Recentemente, uma pesquisa Perfil foi proibida pela Justiça Eleitoral de divulgação devido suposto erro técnico (veja AQUI).

Mês passado, Gustavo e a diretora do jornal Gazeta do Oeste – Maria Emília Lopes, já tinham entrado em rota de colisão pelo mesmo motivo. A primeira pesquisa do Instituto Cipec esteve a ponto de não ser publicada, justamente por causa de seus números muito favoráveis à Larissa.

Sem acordo com Maria Emília, Gustavo passou a usar um atalho emergencial: aparelhou o PRTB do candidato a prefeito Edinaldo Calixto na tentativa de sustar a publicação. Um escritório de advocacia que serve ao esquema de Gustavo e ao deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) em demandas privadas foi acionado, mas a Justiça Eleitoral indeferiu a petição. A pesquisa foi veiculada.

Leonardo, Fafá, Emília: álbum do passado (De Saboya)

Para atenuar a fratura nas relações político-comerciais entre jornal e esquema de Gustavo, dias depois uma pesquisa do Instituto Perfil encomendada pela prefeitura foi veiculada como forma de ‘compensação’.

Agora, eis mais uma recidiva traumática na convivência entre os parceiros de longos anos.

Fim de governo é sempre complicado. O jornal fica, mesmo que com algumas sequelas. Gustavo e sua trupe estão de saída… do governo e da história, pela porta dos fundos.

* Aguarde mais bastidores da política.

Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. Sr Carvalho diz:

    Quando vejo imagem de Gustavo Rosado me lembro de Lúcifer. Não sei porque

  2. Matheus Fernandes diz:

    Não sei porque tanto desespero, o Patrimônio que Gustavo construiu ela não precisa trabalhar nunca mais e ainda viver em Angra dos Reis.

  3. Zuleide diz:

    Vamos LARISSA é hora de realmente fazermos uma democracia!Larissa e josivam na prefeitura!com certeza não podemos mais continuar com esse pessoal da prefeitura tomando de conta de tudo!pessoal está na hora de mudanças!é 40!

  4. Carvalho diz:

    De onde que se Cláudia se eleger prefeita vai manter Gustavo como o todo poderoso? Ela é inteligente, não aceitará imposições! Não entendo o desespero dele. Com Cláudia ou Larissa a única certeza é: os dias de Gustavo estão contados!

  5. Rui Nascimento diz:

    Quem seria esse “X-9”, esse traíra da Gazeta, hein?! Ninguém sabe!!!

  6. Zuleide diz:

    É preciso que todos nos mossoroense nesse momento possamos nos unir para melhorar Mossoró pois faz tempo que esse grupo da Rosalba está ai,onde só quem tem vez são eles,veja o que doutor leonardo fez votando a favor de contratos!meu povo para que nos estamos estudando se só quem entra são os contratados.e os nossos filhos quando vão ter vez!é preciso mudar!e é agora!LARISSA para mudar!o DEM não gosta de concurso público quando faz é obrigado pelo Ministério público!não se iludam com o DEM!

    • genildo jr diz:

      zuleide em vez de você fica esperando a vez para seu filho participar de uma administração porque não manda ele estuda e viver sem depende de ninguem e muito melhor ate porque acredito que você sabe o que e politica e hoje e não amanhã ,Reflita.

  7. Fatima diz:

    O que acho incrivel é a ousadia de alguns, em achar que só se veicula uma matéria se for pra se beneficiar!
    O povo não é burro, sabe buscar seus direitos, suas verdades!!!

  8. marcos juno diz:

    Nao sei o porque de toda essa fuleragem,o negocio e assim, nos vamos para os comicios(claudia ou Larissa)ou seja
    festa popular,tomamos cervejas,agua mineral,cachorro quente e etc,nos divertimos bastante.Quando for no dia
    votamos em quem temos de votar e pronto.Se o nosso lado ganhar, beleza,se nao ,fazer o que.
    Agora para aqueles que querem,mamar nas tetas da Prefeitura,so vai no tapa ou nos tribunais.
    No mais digo que aproveitem a festa popular e muito bom.

  9. Antonio Carlos de Oliveira diz:

    O que eu acho incrivel, é esse governo com este caos na Saúde, Segurança, Educação, as coisas sendo postas aí a torto e a direita, como essa visita dos menbros da Saúde, onde falaram que em 2011 foi mandado mais de R$ 800.000.000,00 (oitocentos milhoes de reais) e agovernadora quiz desmentir e o pessoal alem de confirmar ainda disseram que o governo só gastou desse montante 50% e os outros 50% cadê governadora ?

  10. Sebastião diz:

    Eita, Guguta tá chegando ao fim do Reinado! Agradeça muito, pois vc caiu de para-quedas na Prefeitura, fez um patrimônio invejável e ainda vai sair rindo da plebe, como vcs consideram os moradores da Terra de Santa Luzia, pois só é povo quem faz parte da corte!

  11. Everton diz:

    Matheus Fernandes, sabemos que a família da prefeita de direito, Fátima Rosado, aumentou sua riqueza em milhões e milhões de Reais nos dois mandatos do Poder Executivo. Mas é certo que, para muitas pessoas, a ambição não tem limite.

  12. Marcos Pinto. diz:

    Olha, a política de/em Mossoró é tão asquerosa que vou viajar um dia antes do pleito,mesmo sendo eleitor no tal ”PAÍS DE MOSSORÓ”, o que me confere o direito de não ter que conviver com verdadeiros jogos de cenas. Vou até as belíssimas praias cearenses, onde curtirei somente o rumor das ondas e o ciciar do vento nas palhas dos coqueiros que ornamentam a orla marítima. Sem contar, que poderei, ainda, ter uma belíssima cearense como coadjuvante desta espécie de retiro espiritual – ou seria político? Homi, vão se catar!.

    • Francy Granjeiro diz:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Bye, bye..!!! Até 2018 ou nunca mais.
      Viva Lula…!!
      Viva Dilma..!!!
      Dá-lhe Larissa
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Perílio Plin de Almeida diz:

    Não entendo porque tanta argumentação dos leitores, pois se trocar a tal “fafá” por Larissa é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia…

  14. Jorge Toscano diz:

    Não entendo porque tanta argumentação dos leitores, pois se trocar a tal “fafá” por Larissa é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia…²

  15. Kleverland Diogenes de Sousa diz:

    Carlos , a carreata de Larissa de ontem desmente essa pesquisa , tinha varios paredões de som tocando a música vira-vira virou , se ela está com essa vantagem , como ela vai pedir para virar ?

    • erivan diz:

      Vc estava na carreata ERRADA kkkkkkkkkk

    • Francy Granjeiro diz:

      MENTIRA SUA SEU BICUDO MORO NA BOA VISTA E PASSEATA DE LARISSA PASSOU VARIAS RUAS DO MESMO BAIRRO E VOCE DE ATREVIDOS CRUZARAM COM A PASSEATA QUE VINHA DA MANOEL CIRILO LARISSA PASSANDO PELA PADARIA SAO MIGUEL E LARISSA QUE SEGUIU PRO ALTO DA CONCEIIÇÃO

  16. Lopes diz:

    uma coisa é fato, carreata comissio todas essas coisas nao dizem absolutamente nada, e larissa e fafa nao é 6 por meia duzia nao, os comissionados irao mudar, tem muita gente por ai que esta a 16 anos ou mais em cargo comissionado, distratam o cidadao quando estes precisam de alguma assistencia, quem nunca foi a um centro de saude do municipio e nao foi distratado por um comissionado desse que acha que é dono do cargo e nao precisa trabalhar ou respeitar alguem, todo mundo dizia que lula quando candidato iria ser um mal presidente e acabou sendo o melhor que eu vi, vamos dar a larissa a oportunidade de mostrar seu valor, se ela nao for boa, o povo tem o poder de tira-la, vivemos uma republica o poder é do povo e exercido pelo povo atraves de seus representantes, cabe e cada um usar a conciencia e votar certo.

  17. carlos diz:

    ISSO E BOM PARA O 40 , QUANTO MAIS ELES AGRIDEM MAIS GENTE VEM PRA NOS.

  18. Sebastião Almeida de Medeiros diz:

    O sentimento do povo é de mudança. Agora é Larissa!

  19. erivan diz:

    Uma fonte me falou que ZE PEIXEIRO esta quase pulando pra LARISSA, OUVIDOS AO CHÃO.

  20. Paula diz:

    Carlos, essa turma pensa que pode comprar tudo, até o poder.
    Dá-lhe Larissa!!!!!!!!!!!!!

  21. Francy Granjeiro diz:

    Uma música dessaes bacurais que diz” Au, au au, bacurau que manda aqui”. isso é um absurdo um afronta ao mossoroense, a que ponto chegaram essa gentalha que quebrou o BR durante 30 anos…Bacurau na manda aqui porra nenhuma porq o DITADURA ficou pra trás…aqui é TERRA DA LIBERDADE dizia Rosalba….Essa música é uma repressão, falta de democracia,na época governos militares…eles são do FASCISMO – NAZISMO E STALINISMO – são os cultos deles cuja personalidade forte é acabar com Lula Dilma e o povo mossoroense…esses coronéis são da “tirania”…eles tentam ser humildes maios suas almas sao de Lúcifer…o Satanás de ruins a gente ignorante que só pensam em si e usa os desvalidos os coitados os abestados idiotas para se promover.Mais nós não vamos ser governados por quem vcsqquerem ou pensam em se elegerem…..Estao perdidos em Mossoreó e Natal….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Gov Rosalba, A liberdade custa muito caro e temos viver sem ela.
    Vamos povo,vamos Larisssa, vamos as ruas, a torcida é grande, hoje tudo é verde, lindo.!!..lindo..!!! Falta pouco tempo para fechar a tampa do caixão da Trololó ..kkkkkkkk…e jogar uma pás de cal no restante nas sepulturas política dos bicudos ZeAgripino Rosalba Fafa Leonardo Havengar Gustavo Rosado Ruth..
    Bye, bye..!!! Até 20’18 ou nunca mais.
    Viva Lula…!!
    Viva Dilma..!!!
    Dá-lhe Larissa

  22. Oliveira diz:

    Sugiro uma auditoria realizada por empresa especializada (através de licitaçã, claro!) em todas as Pastas da Prefeitua Municipal de Mossoró nos últimos 8 anos. É esse o receio daqueles que estão possam ter subtraído dinheiro público. Acionar a Polícia Federal com o objetivo de investigar o patrimônio de todos os cargos de confiança e ‘amigos proximos’ que tenham vínculo. Investigar, inclusive o patrimônio em outros Estados como, por exemplo: Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, etc.

  23. Oliveira diz:

    Sugiro uma auditoria realizada por empresa especializada (através de licitação, claro!) em todas as Pastas da Prefeitua Municipal de Mossoró nos últimos 8 anos. É esse o receio daqueles que estão possam ter subtraído dinheiro público. Acionar a Polícia Federal com o objetivo de investigar o patrimônio de todos os cargos de confiança e ‘amigos proximos’ que tenham vínculo. Investigar, inclusive o patrimônio em outros Estados como, por exemplo: Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, etc.

  24. genildo jr diz:

    Meu caro carlos tenho certeza que os Mossoroense não quer que a conteça com Mossoró o mesmo que aconteceu em natal 4 anos e muito atrasos e a copa estando ai e e bem melhor fica com o certo do que com o duvidoso.

  25. Laura diz:

    É ASSIM QUE SE FAZ JORNALISMO, OFENDENDO AS PESSOAS, SR. ”BLOGUEIRO”.. COISA FEIA.. TENHA MODOS.. ISSO É FEIO PRA QUALQUER PESSOA, PRINCIPALEMENTE PRA UM ”JORNALISTA”.. RESPEITO, PELO VISTO VC NÃO SABE OQ ISSO SIGNIFICA, NÉ.. SEMPRE AGREDINDO TUDO E TODOS E SE ACHANDO O DONO DA VERDADE.. TRISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Meu caro, boa noite. Dizer à verdade deve ser algo realmente muito agressivo para quem se acostumou a ter todos a seus pés, como lambe-botas. Continuarei sendo “agressivo”. Obrigado pela leitura fiel e diária.

      • Augusto diz:

        Vai Passar
        Chico Buarque

        Vai passar nessa avenida um samba popular
        Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
        Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
        Que aqui sangraram pelos nossos pés
        Que aqui sambaram nossos ancestrais
        Num tempo página infeliz da nossa história,
        passagem desbotada na memória
        Das nossas novas gerações
        Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
        sem perceber que era subtraída
        Em tenebrosas transações
        Seus filhos erravam cegos pelo continente,
        levavam pedras feito penitentes
        Erguendo estranhas catedrais
        E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
        Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval,
        o carnaval, o carnaval
        Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos
        O bloco dos napoleões retintos
        e os pigmeus do boulevard
        Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
        A evolução da liberdade até o dia clarear
        Ai que vida boa, ô lerê,
        ai que vida boa, ô lará
        O estandarte do sanatório geral vai passar
        Ai que vida boa, ô lerê,
        ai que vida boa, ô lará
        O estandarte do sanatório geral… vai passar

      • erivan diz:

        Eles estão tão doidos q sobra ate pro coitado de carlos santos. Meu povo pelo amor de DEUS o que danado voceis tem que ninguem pode falar de um governo ridículo desse? Carlos santos nao tem culpa se rosalba esta fazendo um governo pessimo. Que culpa tem carlos santos o RN e materia negativa no FANTASTICO? VÃO CAGAR seus babaos.

  26. DR. CARLOS SANTANA diz:

    A melhor é que ontem em PLENO O ESTÁDIO LEONARDO NOGUEIRA OS IRMÃOS QUEIRÕZ, UM DAFIANDO O OUTRO PARA QUE FOSSE PUBLICADA UMA PESQUISA FALSA E OUTRO DISSE QUE IRIA VIRAR O JOGO NO TRABALHO, MAS, O EMPRESÁRIO, DISSE QUE: ELVIRO TAVA LHE SACANEANDO E QUE NÃO TINHA MAIS GEITO E TRABALHO NÃO DAVA CERTO, DAÍ ELE: EMPRESÁRIO RESSALTOU EM ALTO E BOM SOM DENTRO DAS IMEDIAÇÕES DO ESTÁDIO, PRECISAMOS PUBLICAR UMA “PESQUISA FALSA”, DANDO CONTA DE QUE A CANDIDATA DO DEM ULTRAPASSOU LARISSA, E O JORNALISTA TAMBÉM EM ALTO E BOM SOM DISSE: EU COLOCO VOCE NO CANAL, ESTOU DANDO ESSE RECADO VIA COMENTÁRIO NO BLOG DE CARLOS SANTOS E DIZER A ESTAS PESSOAS QUE A CONVERSA FOI GRAVADA E A PESSOA QUE GRAVOU JÁ COPIOU EM CD, PASSOU PARA OUTRAS MÃOS EM CASO DESSA PESQUISA FALSA SER PUBLICADA E DAQUI VAI AVISO. POIS COM GENTE RICA NÃO SE BRINCA, ELES SÃO PODEROSOS.

  27. DR. CARLOS SANTANA diz:

    O DONO DA PREFEITURA O SR, GUSTAVO ROSADO, HOJE É UM DOS MAIS RICOS DO ESTADO, ALÉM DE TODOS OS SEUS IRMÃOS QUE PORVENTURA COMPRARAM VÁRIAS CONCESSIONÁRIAS DE VEICULO, ESTRUTURAM A SOCEL DO SAL, APARTAMENTOS E ENRICARAM DA NOITE PARA O DIA, SEM CONTAR COM AS EMPRESAS DE FACHADA EXISTENTE E TRABALHANDO PARA A PREFEITURA E A POLICIA FEDERAL, DEVERIA FAZER UMA INVESTIGAÇÃO PARA SABER COMO ESTAS PESSOAS ENRIQUECERAM TÃO LIGEIRO. CUIDADO COM O QUE VOCES FALAM PODE SER O FEITIÇO VIRE CONTRA OS FEITICEIROS, LARISSA VAI FAZER UMA DEVASSA NAS CONTAS DO MUNICIPIO.

  28. Eliseu diz:

    Olhe as coisas aparecendo…

  29. Enio diz:

    Carlos Santos, a verdade incomoda, continuo acreditando em você, pena que não posso dizer o mesmo dos corruptos que estão à frente da prefeitura!!!!!!!!!!!!!!

Trackbacks

  1. […] À noite do dia 21 de setembro último, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mossoró, Gustavo Rosado (PV), acompanhado do cunhado e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), além do jornalista Neto Queiroz, coordenador da campanha a prefeito do governismo, tentou impedir a publicação da segunda pesquisa Cipec/Gazeta do Oeste (veja os bastidores em reportagem exclusiva clicando AQUI). […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.