• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 07/05/2024 - 17:28h
Rompimento anunciado

Lawrence “se afastou agora dia 1º” do prefeito, anuncia Genivan Vale

Em entrevista ao programa “Jornal da Noite” da 96 FM de Natal, nessa segunda-feira (6), o pré-candidato bolsonarista a prefeito de Mossoró, ex-vereador Genivan Vale (PL), afirmou que o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), não faz mais parte do governismo municipal:

– “O presidente da Câmara (…) se afastou agora dia 1º, comunicou que está se afastando do prefeito.”

As costuras políticas que ocorrem desde ano passado devem levar Amorim não apenas pro palanque do PL, mas à composição de chapa majoritária.

Genivan Vale e Lawrence Amorim travavam há tempos uma luta silenciosa para lugar de vice do prefeito Allyson Bezerra (UB). Nenhum dos dois prosperou.

O palanque oposicionista que se forma deverá contar ainda com Tião Couto (PL), ex-candidato a prefeito; Jorge do Rosário (Avante), ex-candidato a vice-prefeito do próprio Tião, além de vice também da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Nos últimos dias, a propósito, a “Rosa” estreitou contatos do seu grupo com Genivan e com o próprio Lawrence, para apressar essa ruptura entre o vereador e o prefeito que a derrotou em 2020, na chapa com Jorge do Rosário. Vão formar uma ampla frente para a campanha municipal, mas ela não será candidata à prefeitura ou vice.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 07/05/2024 - 16:38h
Em Mossoró

Líder da oposição apresenta outra denúncia contra prefeito e governo

Vereador, líder da oposição, fez denúncias contra o governo (Foto: Edilberto Barros)

Vereador, líder da oposição, já tinha protocolado denúncia dia 2 último (Foto: Edilberto Barros)

Mais uma denúncia é protocolada pela bancada da oposição no Ministério Público do RN (MPRN). Nesta terça-feira (7), o vereador e líder dos oposicionistas na Câmara Municipal de Mossoró, Tony Fernandes (Avante), apresentou pedido de nova investigação contra a gestão do prefeito Allyson Bezerra (UB).

A denúncia é de superfaturamento e desvio de recursos públicos na Secretaria Municipal de Cultura (veja AQUI).

Dia 2 último, individualmente, ele já assinou Ação Popular pedindo afastamento do prefeito por pelo menos 90 dias (veja AQUI), desistindo da demanda no mesmo dia.

Diversas outras petições nesse sentido já foram desencadeadas nos últimos meses contra o prefeito e seu governo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Pastel Premium Mossoró - Pastel de Tangará - Aclecivam Soares
terça-feira - 07/05/2024 - 16:00h
Palácio Potengi

Sociedade Amigos da Pinacoteca celebrará 10 anos com exposição

Era uma vez... Pinacoteca dia 8 de maio de 2024Instalada no Palácio Potengi, antiga sede do Governo do RN, na Cidade Alta, em Natal, a Pinacoteca do Estado celebra nesta quarta-feira, 8 de maio, às 17h, o Dia do Artista Plástico. Na programação, será inaugurada a exposição coletiva “Era uma Vez…”, realizada em comemoração aos 10 anos da Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAAP).

Com curadoria de Dione Caldas e Manoel Onofre Neto, e organização de Alfredo Neves e Isaura Amélia, a mostra reúne 120 obras de 70 artistas potiguares, ou radicados no Rio Grande do Norte, e será aberta às 17h, com entrada franca.

Presidida por Iaperi Araújo, e tendo como membros (além das pessoas citadas), apreciadores de arte de um modo geral e colecionadores como Antônio Marques, a SAAP foi fundada em 2014 por um grupo de amigos movidos por entusiasmo, responsabilidade social e compromisso com a cultura norte-riograndense.

Nessa primeira década de atuação, a Sociedade Amigos da Pinacoteca atinge a maturidade e se firma como referência institucional na cena cultural potiguar, com feitos e realizações que apoiam, divulgam e enaltecem a arte e os artistas.

Visitação – até o dia 31 de maio, de terça a sexta, das 8h às 17h – e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Entrada franca!

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
terça-feira - 07/05/2024 - 15:22h
Condenado

Fim da linha para o ex-deputado Souza; ele não pode ser candidato

Do Justiça Potiguar e BCS

Souza perdia por 3 x 1 e novo voto só reforçou decisão do colegiado (Foto: Arquivo)

Souza perdia por 3 x 1 e novo voto só reforçou decisão do colegiado (Foto: Arquivo)

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), pelo placar de 4 a 1, condenou o ex-deputado estadual (duas vezes) e ex-prefeito (duas vezes) de Areia Branca – Manoel Cunha Neto (UB), o “Souza”, por ato de improbidade administrativa. Julgamento foi concluído nesta terça-feira (7).

Impôs-lhe as penas de suspensão dos direitos políticos por 06 anos; proibição de contratar, direta ou indiretamente com o poder público, também por 06 anos; reparação integral do dano ao erário e multa civil correspondente ao valor do dano ao erário.

A condenação decorreu de Recurso do Ministério Público e deixa o político inelegível a partir da condenação colegiada, já que lhe foi imputado ato doloso, que causou dano ao erário e foi aplicada a pena de suspensão dos direitos políticos, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa.

Ele estava em pré-campanha à prefeitura e pretendia concorrer na eleição municipal deste ano. Com a condenação em 2ª instância, os planos do seu grupo político devem ser revistos ante a inviabilidade jurídica da candidatura.

Enriquecimento ilícito

A Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa em questão foi ajuizada pelo Ministério Público em razão da prática de atos de improbidade administrativa por parte de Souza e outros, que teriam causado prejuízo ao patrimônio público municipal, concernente a) frustração de licitude de procedimento licitatório, em virtude da inobservância do regramento legal e, consequentemente favorecimento de empresa, gerenciada, de fato, por familiar do ex-prefeito do Município de Areia Branca e Ex-Deputado Estadual; b) geração de enriquecimento ilícito aos envolvidos no conluio de fraudar o procedimento licitatório, em virtude das elevações ilegais do valor da prestação de serviço, e c) atos de improbidade que ofenderam os princípios regentes da Administração Pública, sobretudo os da moralidade, impessoalidade e lealdade à instituição.

Nota do Blog Carlos Santos – Na postagem sob o título Governismo aposta que adversário ficará inelegível, do dia 2 último, praticamente antecipamos o resultado. Na verdade, julgamento da Apelação Cível sob o número 0103104-35.2017.8.20.0113 tinha sido suspenso dia 23 de abril, já com placar de 3 x 1 desfavorável. Foi convocado outro judicante no que se denomina de quórum ampliado, fechando no 4 x 1.

Aguarde postagens sobre bastidores da sucessão em Areia Branca. Esse resultado terá reflexos na oposição e também no governismo. Anote, por favor.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C 25 anos - Institucional - 19-12-2023
terça-feira - 07/05/2024 - 12:22h
Mossoró

Oposição tenta afastar Allyson, inicialmente, por 90 dias

Prefeito Allyson alcançou aprovação tão expressiva que obriga oposição a antecipar cerco (Foto: Adriano Abreu/TN/Arquivo)

Prefeito Allyson é sitiado por oposição em ano eleitoral (Foto: Adriano Abreu/TN/Arquivo)

A oposição ao prefeito mossoroense Allyson Bezerra (UB) quer afastá-lo da prefeitura por pelo menos 90, inicialmente. É o principal ponto da Ação Popular protocolada pelo líder oposicionista na Câmara Municipal, vereador Tony Fernandes (Avante).

O processo sob o nº 0810214-56.2024.8.20.5106 deu entrada no último dia 2, sendo focado no prefeito, no ex-secretário do Planejamento Kadson Eduardo (veja e entenda AQUI) e o Município.

Pede na ação uma medida liminar para afastamento do cargo por 90 dias, indisponibilidade de bens e intimação do Município de Mossoró para intervir.

No mérito, cobra que Justiça venha a atestar a prática do ato de crime de responsabilidade e improbidade administrativa por Allyson, bem como a devolução por Kadson Eduardo dos salários e diárias de 10/2023 a 03/2024.

Estranho

O estranho na Ação Popular assinada pelo advogado Desley Nunes Ricarte, ligado politicamente ao presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), ‘aliado’ do prefeito, é que a matéria foi distribuída-ajuizada às 10h31 e, às 19h22 do mesmo dia, o próprio Tony pediu desistência. Solicitou que a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Kátia Cristina Guedes Dias, extinguisse a matéria.

Salientou ainda, que sequer o mérito e as razões que ajuizaram a ação precisariam ser analisados.

A magistrada ignorou o pedido de desistência de Tony Fernandes e provocou os citados, além do Ministério Público, a se pronunciarem.

Jogada

Por que Tony Fernandes desistiu da ação tão rapidamente? Poderia ser porque teria feito um acordo com a outra parte, mas isso não ocorreu. Hipótese de considerar que perderia a ação? Não, visto que prioridade não é vencer, mas fabricar um fato político em ano eleitoral.

O mais provável é que tenha usado uma jogada processual para instigar, com isso, o MP a assumir e seguir com a ação. Assim, daria mais peso e repercussão ao processo, ficando ele a distancia, apenas açulando a pressão como mero parlamentar e, não, como autor da Ação Popular.

Traremos depois mais bastidores desse caso. São informações bem esclarecedoras.

P.S – 15h36 – Prezado Carlos,

Não possuo ligação política com Desley Nunes Ricarte. Tal pessoa trabalhava no Samu e tem ligação política com Wellington do Samu (1º suplente de vereador, hoje matriculado no PSD).

Tanto que a última vez que estive com Desley foi quando ele acompanhou uma visita à Câmara Municipal de Wellington do Samu.

Se Desley já foi meu eleitor, tudo bem, mas não tenho qualquer contato com ele, muito menos ligação política.

Em relação à Ação Popular, não tinha nenhum conhecimento a respeito e soube da existência dela, através da notícia no blog.

Atenciosamente,

Lawrence Amorim

Mossoró, 7 de maio de 2024.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 06/05/2024 - 23:54h

Pensando bem…

“Se lhe posso dar um conselho, é este: não tente apanhar o fruto verde para que ele não apodreça na sua mão.”

Fernando Sabino

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 06/05/2024 - 23:48h
Brasília

Fátima apresenta projeto do Porto-Indústria Verde a vice-presidente

Fátima e o vice-presidente/ministro conversaram em Brasília (Foto: divulgação)

Fátima e o vice-presidente/ministro conversaram em Brasília (Foto: divulgação)

Nesta segunda-feira (06), a governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu com Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para tratar da parceria público-privada (PPP) para o Porto-Indústria Verde a ser instalado no Rio Grande do Norte. No encontro, que se deu em Brasília (DF), os detalhes do projeto do porto foram apresentados ao ministro.

“Já havíamos conversado sobre isso, o projeto está andando, e queríamos muito apresentá-lo, pelo papel que Geraldo Alckmin está desempenhando na condição de ministro, coordenando todo o debate do plano nacional de industrialização”, explica a governadora, acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

O Porto-Indústria Verde, que recebe a qualificação de “verde” por lidar com produção de energia limpa, é uma estrutura voltada para energia eólica offshore (no mar) e para a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o hidrogênio verde (H2V) – podendo dar suporte também aos setores da mineração, do petróleo e gás, da fruticultura, do sal e da pesca. O porto, que já possui um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, realizado em parceria com a UFRN, está orçado em R$ 5,6 bilhões.

Os estudos apontaram o município de Caiçara do Norte, litoral Norte do estado, como a região que melhor responde aos critérios de área para a instalação desse equipamento no Rio Grande do Norte.

O ministro Geraldo Alckmin destacou a importância do projeto do Porto Indústria Verde pois vem ao encontro do Nova Indústria Brasil (NIB), um plano de ações e investimentos sustentáveis para a neoindustrialização do país para os próximos dez anos, lançado pelo Governo Federal.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política
segunda-feira - 06/05/2024 - 23:30h
Mossoró Realiza

Começa obra de duplicação de duas pontes na Presidente Dutra

Mais de 12 mil veículos passam diariamente nesse trecho (Foto: João Batista)

Cerca de 12 mil veículos passa diariamente nesse trecho (Foto: João Batista)

A Prefeitura de Mossoró assinou nesta segunda-feira (6) a ordem de serviço para a duplicação das pontes da avenida Presidente Dutra no Grande Alto de São Manoel. A obra, que tem como objetivo resolver um gargalo de décadas na mobilidade urbana do município, já foi iniciada. O investimento, por meio do “Mossoró Realiza”, totaliza R$ 11,9 milhões.

Secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima ressalta a necessidade e a importância da duplicação das pontes. “Era um gargalo da mobilidade aqui na entrada da cidade, onde você vem com a avenida duplicada e fecha para uma mão única nas pontes. Estamos dando a ordem de serviço para realmente fazer o alargamento e a duplicação dessas duas pontes em uma das vias mais importantes da cidade”, disse.

Alargamento

Cada ponte receberá duas novas faixas. Além do alargamento, também será feita a reabilitação das estruturas. Inicialmente, não haverá interdição nos locais das obras, uma vez que os serviços começam com a perfuração, no fundo do rio, para instalação da base que sustentará a duplicação.

“Primeiro, a Secretaria de Infraestrutura vai promover a ampliação lateral da ponte e, posteriormente, nós vamos promover um pequeno desvio. Quando estiver pronto de um lado, a gente desvia para que a gente possa estar trabalhando na parte central da ponte”, explicou Luís Correia, diretor de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Mossoró, acrescentando:

“Hoje nós temos transitando na Presidente Dutra em torno de 12 mil automóveis, e a duplicação das pontes faz com que você transite com mais segurança, não havendo o estreitamento, não havendo aquela disputa de espaço”, finalizou.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Pastel Premium Mossoró - Pastel de Tangará - Aclecivam Soares
segunda-feira - 06/05/2024 - 22:34h
Atenção, doadores

Hemocentro Mossoró precisa repor estoque

Doação de Sangue - Hemocentro Mossoró - 06-05-2024O Hemocentro Mossoró alerta que precisa com urgência de reposição de estoque de sangue.

Há necessidade imediata de 0 -, B – e AB -.

Podem doar as pessoas que têm entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

O Hemocentro Mossoró fica à rua Projetada, s/n, bairro Aeroporto – ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Atendimento é entre 7 e 18h de segunda à sexta-feira; de 7 às 17h, aos sábados.

Telefone: (84) 3315-3428.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
segunda-feira - 06/05/2024 - 15:42h
6 de maio

A cinco meses das eleições, oposição apenas ataca e nada soma

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

A exatamente cinco meses das eleições de 6 de outubro, a oposição em Mossoró vive situação desesperadora: não tem sequer um nome de verdade à disputa. Quem botou a cabeça fora até aqui, não é visto ou notado. E quem era tido como certo… se esconde, se omite, mergulha.

Conforme as próprias pesquisas recentemente divulgadas, a primeira do Instituto DataVero/93 FM (veja AQUI) e a segunda do Instituto Agorasei/96 FM (AQUI e AQUI), não existe ninguém competitivo. Rejeições aos oposicionistas são bem maiores do que suas intenções de voto.

Enquanto isso, o prefeito Allyson Bezerra (UB) tem performance inversamente proporcional na corrida ao voto e na avaliação de  governo, além de baixíssima rejeição.

A oposição realiza pesada campanha contra o governo e contra o prefeito, através de denúncias na imprensa e em redes sociais, além de empilhar outras tantas no Ministério Público. Contudo, ninguém se capitaliza com esse fogo cerrado contra prefeito e governo. Ninguém mesmo.

Apenas Allyson Bezerra soma, infla, cresce.

As próprias pesquisas revelam que nenhum pré-candidato ou pretenso pré-candidato tem dividendos com essa política incendiária.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
  • Art&C - PMM - 12 de Abril de 2024 - Arte Nova - Autismo
segunda-feira - 06/05/2024 - 14:24h
Título de eleitor

Multidão procura Cartório Eleitoral para regularização às eleições

Movimentação na manhã de hoje foi intensa (Foto: cedida)

Movimentação na manhã de hoje foi intensa (Foto: cedida)

A representação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), em Mossoró, com Cartório Eleitoral que atende às zonas 33ª e 34ª (Mossoró), 49° (Upanema, Governador Dix-sept Rosado e Tibau) e a 58° (Baraúna e Serra do Mel), está com procura expressiva de pessoas nesta segunda-feira (6). Expediente é das 8h às 18h.

Essa grande afluência de eleitores decorre do fim do prazo para regularização de título eleitoral. Na quarta-feira (8) termina o recebimento de solicitações de operações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de autoatendimento na internet.

É importante ressaltar que dia 8 também é a data-limite para outras ações como transferir o domicílio eleitoral e revisar dados eleitorais, como a inclusão do nome social ou a mudança do local de votação dentro do município.

Estimativa de Luiz Sérgio Monte, do Cartório ELeitoral, é que cerca de 700 pessoas ou mais sejam atendidas somente hoje.

Pela Internet, somente são aceitas operações de transferência e revisão. Já em relação ao alistamento (1º título), apenas de forma presencial.

Título eleitoral

Para quem vai tirar o título de eleitor, é necessário apresentar na unidade da Justiça Eleitoral: documento oficial de identificação com foto, como Carteira de Identidade (RG). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não deve ser utilizada para o alistamento; comprovante de residência emitido nos últimos três meses; e comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade).

As eleições em primeiro turno vão acontecer dia 6 de outubro deste ano.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
segunda-feira - 06/05/2024 - 11:52h
Realidade

Sob o sol saariano de Mossoró…

Casal deitado na Praça Bento Praxedes , Praça do Relógio, Praça do Codó, Casal deitado sobre colchão em plena praça, às 11h20, dia 6 de maio de 2024Sem nenhum incômodo com o sol saariano de Mossoró, às 11h20 desta segunda-feira (6), casal dorme sossegadamente sobre um colchão na Praça Bento Praxedes, também conhecida como “Praça do Relógio” e “Praça do Codó” (depois contaremos o porquê desse batismo).

E assim caminha a humanidade mossoroense…

*Foto cedida pela webleitora Maria Oliveira.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C 25 anos - Institucional - 19-12-2023
segunda-feira - 06/05/2024 - 11:22h
Inverno rigoroso

De janeiro a abril RN teve 643,8 mm de chuvas; 34,7% além do previsto

Tendência é que chuvas continuem de forma expressiva (Foto: Carmem Félix)

Tendência é que chuvas continuem de forma expressiva (Foto: Carmem Félix)

Todas as regiões do Rio Grande do Norte tiveram chuvas em abril deste ano, que superaram a média. O inverno de 2024 já é um sucesso, está consolidado. Os acumulados observados ultrapassaram em 17,7%, representando 194 mm de volume acumulado, enquanto que o esperado era de 164,8 mm.

Este é o resultado da análise do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) que mostra ainda o Agreste Potiguar com volumes 36,6% acima da média como o mais chuvoso no período, seguido do Leste Potiguar com 25,7%.

De janeiro a abril de 2024, choveu no RN 643,8 mm. O acumulado supera em 34,7% o volume esperado para o período, que era 477,8mm. A região com maior acumulado foi o Oeste Potiguar com 709,7 no período, seguido das regiões Central Potiguar com 658,1mm, Leste.

Os municípios mais chuvosos no período foram Campo Redondo (Agreste Potiguar)- 332,6 mm e Martins (Oeste Potiguar)- 345,5 mm. No Leste Potiguar os mais chuvosos foram Nísia Floresta- 255,2 mm e São Miguel do Gostoso- 241,8mm. Em Natal, capital potiguar, choveu 284,8mm.

“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) foi o principal sistema de meteorologia causador das chuvas no período, associado ao aquecimento do oceano Atlântico- com temperaturas entre 1ºC e 2°C acima da média- aumentando a umidade que avançou para o território e favoreceu a formação de nuvens de chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Maio

A previsão para o mês de maio é de continuidade de chuvas em todo território potiguar. O volume mínimo esperado para o estado é de 108,7 mm; Leste Potiguar- 171,1 mm, Oeste Potiguar- 101,4 mm, Agreste Potiguar- 91 mm e Central Potiguar- 71,5 mm. “A tendência é de continuidade de chuvas no território potiguar”, comentou Bristot.

Nota do BCS – Que os anjos da boca mole digam amém. Manda mais, São Pedro.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
segunda-feira - 06/05/2024 - 10:38h
Educação salvadora

Escola de tempo integral resiste e mostra resultados animadores

Modelo de Ciep no Rio de Janeiro, na cidade de Resende (Foto: PMR/2023)

Modelo de Ciep no Rio de Janeiro, na cidade de Resende (Foto: PMR/2023)

A Folha de São Paulo noticia nesta segunda-feira (6), algo que não deve nos causar surpresa alguma, sobre a educação pública. Uma pesquisa revelou que o ensino em tempo integral aumentou em 35% o aprendizado de matemática e em 26% o de língua portuguesa dos alunos do 6º a 9º ano da rede pública de São Paulo.

O estudo foi realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social, ligado à Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura. A melhora foi auferida a partir das notas dos estudantes no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).

Foram comparados os pontos obtidos pelos alunos no Saresp do 5º ano com a pontuação do 9º ano. Os estudantes das escolas de tempo regular fizeram 40 pontos em matemática. Os de tempo integral, 54. Em língua portuguesa, alunos de tempo regular marcaram 39 pontos e os de tempo integral, 49. Para desconsiderar o impacto da pandemia, a pesquisa levou em conta dados entre 2013 e 2019.

Nota do Blog Carlos Santos – O antropólogo mineiro Darcy Ribeiro, autor da pedagogia em questão, teve no ex-governador gaúcho e ex-governador carioca Leonel Brizola, a força política para criar e espalhar o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), no Rio de Janeiro, a partir de 1983. O arquiteto Oscar Niemeyer criou a planta dos prédios e o engenheiro calculista José Carlos Sussekind complementou esse conceito, também arquitetônico, feito com peças pré-moldadas e de montagem rápida, além de custo bem reduzido.

Darcy Ribeiro com professores e alunos: mestre em essência (Foto: reprodução)

Darcy Ribeiro com professores e alunos: mestre em essência (Foto: reprodução)

A ideia ganhou vida e espalhou-se pelo Brasil. O próprio Collor de Mello, então presidente da República, o converteu em programa de governo, com a nomenclatura de Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 1991. Mais de quatro décadas depois, pouco avançou e muito do que testemunhamos hoje, com violência e cooptação de crianças e jovens para o crime, poderia ser enfrentado com êxito com essa arma: a educação.

Ave, Darcy; ave, Brizola.

*Sugestão: leia “Confissões” (1997) de Darcy Ribeiro. Foi produzido às pressas, nos seus dois últimos anos de vida, quando tinha um câncer irreversível. É autobiográfico, é prosa memorialista, mas fala muito de Brasil. Veja também “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil” (1995), um livro sobre nós, nosso passado, nossa composição étnica, cultural, política. Essa mistura de muitos para que sejamos um só.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 06/05/2024 - 09:46h
Dia das Mães

Comércio deve faturar R$ 96,8 milhões em Natal e R$ 18,2 em Mossoró

dia-das-maes-2-860x494Celebrado neste ano em 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais aguardada pelo comércio varejista, atrás apenas dos festejos natalinos.

Em 2024, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), a procura por presentes deve movimentar cerca de R$ 96,8 milhões em Natal e R$ 18,2 milhões em Mossoró.

Na capital do oeste, há um aumento de 22% em comparação ao ano passado, quando a data injetou R$ 14,9 milhões na economia.

“O Dia das Mães é uma data muito especial, tanto para quem compra quanto para quem vende. Neste ano, a grande maioria dos consumidores do RN – mais de 75% dos natalenses e de 66,7% dos mossoroenses – pretendem gastar com presentes, então nossos negócios precisam estar preparados para atender essa demanda”, ressaltou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz.

Natal

Na capital potiguar, a maior parte de quem vai comprar presentes para o Dia das Mães pertence ao sexo masculino (76,1%), tem de 25 a 34 anos de idade (82,2%), possui ensino superior completo (78,4%) e vive com uma renda familiar superior a 10 salários mínimos (85,3%). Além disso, mais de 60% pretendem gastar com apenas um presente, enquanto aproximadamente 67% farão pesquisa de preços e cerca de 69,5% irão às compras na semana que antecede a data comemorativa. De acordo com as pesquisas do IFC, cerca de 55,5% dos consumidores da capital pretendem comprar em shoppings.

Os produtos mais procurados serão perfumes/cosméticos (37,3%), itens de vestuário (29,6%) e calçados/bolsas (14,5%).

Para homenagear principalmente as próprias mães (91,4%), a expectativa é que os natalenses gastem uma média de R$ 167,18 – um aumento de aproximadamente 5,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o valor registrado foi de R$ 158,58.

Mossoró

Diferente do observado em Natal, cerca de 50% dos mossoroenses entrevistados pelo Instituto Fecomércio RN comprará presentes no comércio de rua. Por outro lado, assim como na capital potiguar, a maior parte de quem vai às compras pertence ao sexo masculino (67,5%), tem de 25 a 34 anos de idade (83,7%), concluiu o ensino superior (80,1%), possui renda familiar acima de 10 salários mínimos (100%) e vai realizar as compras uma semana antes do Dia das Mães (61,3%).

Em Mossoró, a demanda será maior para itens de vestuário (35,5%), perfumes/cosméticos (34%) e calçados/bolsas (23%). Além de homenagear as próprias mães (88,7%), cerca de 19,7% dos mossoroenses desejam presentear suas esposas e 14,6% pretendem comprar presentes para as sogras.

Para tanto, o gasto médio deles será de aproximadamente R$ 145,54 – um aumento de 11,2% em comparação ao Dia das Mães de 2023, quando esperavam gastar uma média de R$ 130,92.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
segunda-feira - 06/05/2024 - 09:04h
RS

Lula e outros líderes de poderes prometem socorro ao RS

Do Canal Meio e várias outras fontes

Lula chegou ao lado de lideres de outros poderes e ministros (Foto: Correio Braziliense)

Lula chegou ao lado de lideres de outros poderes e ministros (Foto: Correio Braziliense)

As enchentes no Rio Grande do Sul provocaram ao menos 78 mortes, de acordo com a Defesa Civil gaúcha. Outros quatro óbitos estão em investigação e há pelo menos 105 desaparecidos. É a maior catástrofe ambiental da história do estado, superando os 55 óbitos em setembro de 2023.

Cerca de 780 mil pessoas foram atingidas pelos temporais. Pelo menos 341 dos 497 municípios gaúchos foram afetados e 336 estão em estado de calamidade. Serviços de água, gás, energia e telefonia estão colapsados. Seis barragens estão em risco iminente de ruptura.

O presidente Lula voltou ao Rio Grande do Sul na manhã de domingo (5) e sobrevoou as cidades de Porto Alegre e Canoas, onde foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Na comitiva de Lula, também estavam o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e ministros de Estado, além da primeira-dama, Janja.

“Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandeza deste estado”, disse Lula, que garantiu recursos para reconstrução de rodovias e já havia pedido que o Congresso discuta alguma medida “totalmente extraordinária” para a liberação de verbas. Fachin também sugeriu um regime jurídico “especial” e “transitório” para assegurar o dinheiro. Lira e Pacheco sinalizaram que pretendem acelerar essa tramitação. (g1)

Articulação política

Lula ainda clamou que as articulações políticas em torno do socorro sejam feitas deixando para trás o conflito recente entre o Planalto e o Congresso. “O nosso companheiro Alexandre Padilha, que você sabe, parece que briga com Lira, que parece que briga com Pacheco, mas é nosso coordenador político, que vai tentar juntar bancada e ver o que é possível fazer. Eu sei que os deputados têm um monte de emenda, se cada deputado liberar as emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões que você terá imediatamente para poder começar a consertar.” (Globo)

Área da Rodoviária de Porto Alegre, proximidades do rio Guaíba (Foto: Reprodução)

Área da Rodoviária de Porto Alegre, proximidades do rio Guaíba (Foto: Reprodução)

A reação dos três Poderes veio depois da fala de Eduardo Leite em entrevista no 3º Regimento de Cavalaria, em Porto Alegre. O governador leu uma longa lista de cidades que foram praticamente devastadas com a ação das chuvas.

“A reconstrução vai exigir medidas econômicas e fiscais. O RS já tem dificuldades de operar dentro da normalidade. Pelas regras fiscais, se o governo nos der 10, 20, 100 milhões, a gente não vai poder gastar esse valor, por conta das limitações tributárias do estado”, pontuou. Na véspera, o governador havia dito que o estado precisaria de “um plano Marshall”, em referência ao projeto executado pelos EUA para reconstruir a Europa no pós-Segunda Guerra. (CNN Brasil)

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Tropical Foods - Nayara Souza -
segunda-feira - 06/05/2024 - 08:24h
Brasileirão

América vence fácil, mas ABC e Potiguar são derrotados

Do TN, NE 45, BCS e outras fontes

O América venceu o Atlético-CE por 3 a 0 na partida deste domingo (5), na Arena das Dunas, pela 2º rodada do Campeonato Brasileiro Série D. No primeiro jogo, tinha empatado em 1 x 1 com o Maracanã em Maracanaú-CE> O primeiro gol do Clube Potiguar foi feito aos 25 minutos do primeiro tempo por Norberto. Já o segundo lance foi do jogador Alan, aos 43 minutos dos primeiros 45 minutos da disputa. Nos acréscimos da partida, aos 49 minutos do segundo tempo, Gustavo Henrique alcançou o terceiro gol do Alvirrubro.

No dia 11 de maio, o América-RN visita o Santa Cruz-RN, às 15h, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. No mesmo dia, o Atlético-CE visita o Iguatu, às 16h,no estádio Morenão, em Iguatu, no Ceará.

ABC

O ABC segue sua péssima fase na temporada. Na Série C, acabou derrotado pelo Athletic por 0 x 1, Estádio Joaquim Portugal, em São João Del Rei-MG. Rafael Conceição fez o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo.

O ABC descansa e se prepara para enfrentar o Londrina, no sábado (11), às 19h30, no Estádio Frasqueirão. Já o Athletic enfrenta o CSA, no Rei Pelé, no domingo (12), às 16h30.

Com o resultado, o Mais Querido ocupa o 15º lugar, com 1 ponto conquistado. Enquanto isso, o time mineiro é líder invicto com 9 pontos em três jogos.

Potiguar

O Potiguar de Mossoró, jogando no Estádio Edgarzão (Assú), na segunda rodada da Série D do Brasileirão, perdeu de virada para o Maracanã de Maracanaú-CE. Time mossoroense abriu placar aos 43 minutos do primeiro tempo, com o meia Portel. Mas, no segundo foi completamente dominado pelo adversário e poderia ter levado mais gols.

O Maracanã buscou a virada na etapa final, com gols de Testinha, de pênalti, aos 32 minutos, e Cleverton, aos 41 minutos.

No primeiro jogo da Série D, o alvirrubro de Mossoró tinha vencido de virada o Atlético Cearense, em Horizonte-CE, no último dia 27 (veja AQUI).

Na próxima rodada, a terceira, o time mossoroense vai enfrentar o Sousa-PB em Sousa, sertão paraibano, dia 12. O Maracanã vai enfrentar o Treze em Campina Grande-PB.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
domingo - 05/05/2024 - 23:36h

Pensando bem…

“Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. ”

Cazuza

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Pastel Premium Mossoró - Pastel de Tangará - Aclecivam Soares
domingo - 05/05/2024 - 12:38h

A mudança do cenário

Por Marcelo Alves

Vista panorâmica de Londres (Foto: Web)

Vista panorâmica de Londres (Foto: Web)

Pela época da Páscoa, estive em Londres com a minha família. A ideia era levar o pequeno João para conhecer a cidade onde o pai, há mais de uma década, havia morado e estudado quando do seu doutorado. Foi cansativo, é verdade, mas valeu a pena. A alma de João – a “imaginação” talvez seja a palavra justa – não é pequena.

É verdade que eu já havia estado em Londres outras vezes desde que terminei o doutorado. Mas, desta vez, achei as coisas bem diferentes. Vi muitos moradores de rua, algo de chamar mesmo a atenção. E achei tudo muito caro. Caríssimo, posso dizer, para nós brasileiros, com uma libra valendo quase sete reais. Amigos que moram por lá nos disseram que a inflação dos últimos anos foi terrível. Para se ter uma ideia, achamos Paris, para onde fomos em seguida, até “barata”. E já desistimos dos planos de estudar inglês, ano vindouro, na capital do Reino Unido.

Mas minha epifania sobre a mudança no “cenário” londrino veio mesmo quando vi um cartaz anunciando a peça “Long Day’s Journey into Night” (“Longa jornada noite adentro”, entre nós), obra-prima do americano Eugene O’Neill (1888-1953). Para quem não sabe, “Long Day’s Journey into Night” foi escrita em 1941. Mas, autobiográfica, O’Neill deixou instruções para que só fosse publicada 25 anos após a sua morte e, mesmo assim, nunca fosse levada aos palcos.

Suas instruções, ainda bem, não foram seguidas à risca. A peça teve a sua première em Estocolmo, Suécia, em fevereiro de 1956 (e em sueco, curiosamente). No mesmo ano, estreou na Broadway. Deu a O’Neill o prêmio Pulitzer de 1957.

Lembro-me bem que, morando então em Londres, fui assistir a “Long Day’s Journey into Night” no Apollo Theatre, em Shaftesbury Avenue, bem pertinho de Piccadilly Circus. A opinião dos críticos ingleses era unânime: David Suchet e Laurie Mettcalf davam um show na refinada produção da obra de O’Neill. Some a isso o fato de que eu era fã de David Suchet – na verdade, sou –, pela sua interpretação de Hercule Poirot, no seriado “Agatha Christie’s Poirot” da rede de televisão ITV.

Mas, desta vez, a peça, com Brian Cox interpretando a personagem principal James Tyrone, estava em Cartaz no Wyndham’s Theatre, localizado em Charing Cross Road, rua famosa por outrora abrigar as inúmeras livrarias especializadas e de segunda mão da metrópole londrina.

NÃO SEI SE FOI A MUDANÇA dos teatros e dos atores principais (embora tanto David Suchet como Brian Cox sejam craques do métier), não sei se foi a lembrança do tom genialmente desesperançoso de “Long Day’s Journey into Night” – um jogo de culpas, mas, sobretudo, de dissimulações; esconde-se a tuberculose; esconde-se a dependência à morfina; brinca-se com a bebida, apesar do alcoolismo na família; uma das últimas cenas, em que o pai conta ao filho enfermo, ambos dominados pela “emoção” do álcool, as desventuras de sua infância miserável e sua ascensão na vida, é mais que tocante; e a peça prende a nossa atenção até a cena final, quando a família termina reunida em torno da mãe, que, tomada pela morfina, parece um fantasma –, mas, não mais do que de repente, vi que até a Charing Cross Road que eu conheci, nos meus primeiros anos de Londres, ainda como a “rua das livrarias”, havia também mudado de cenário.

Uma mudança, sob o meu ponto de vista de amante dos livros, para muito pior. Muitas livrarias já se foram; as que ficaram, pelejam. Uma decadência que parece atingir os comércios de livros físicos por todo o mundo, mas que, sob o impacto da recordação do desenlace de “Long Day’s Journey into Night”, senti de uma maneira muito intensa, como se defronte à velhice e à doença de um ente querido, cuja dor e, sobretudo, o destino, nem mesmo a morfina resolve.

É verdade que alguns comércios de livros de Charing Cross Road, três ou quatro, ainda resistem. E é verdade que a famosa Cecil Court, rua de pedestres ligando de Charing Cross à St. Martin’s Lane, em direção à Covent Garden, ainda está ativa, com suas pequenas livrarias independentes, muitas especializadas em livros colecionáveis, primeiras ou raras edições, mapas e gravuras antigas, artigos de numismática e por aí vai. Talvez sejam até mais antiquários do que livrarias.

Ainda vale a pena passear por lá xeretando as vitrines. Nossa alma, quanto aos livros, nunca deve ser pequena.

Mas esse é o cenário para uma próxima – e espero não tão saudosa – crônica.

Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República, doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 05/05/2024 - 11:02h

Antes das redes sociais

Por Odemirton Filho

Ilustração Web

Ilustração Web

Lá pelo ano de 2005, portanto há quase vinte anos, a forma pela qual tínhamos notícias dos fatos era diferente. Já existia a internet, é certo. As notícias circulavam instantaneamente em sites e blogs de conteúdos diversos. Este Blog, por exemplo, deu as caras em 03 de maio de 2007; porém, à época, ainda não vivíamos com os olhos grudados nas telas dos computadores e smartphones.

Entretanto, a partir de 2007 com o Facebook no Brasil, e o Instagram e WhatsApp entre 2009/2010, a forma como nos relacionarmos com outras pessoas passou a ser diferente. Amigos que há tempos não víamos, ficaram próximos. Se antes eram com as fofocas nas calçadas e nas reuniões de famílias que sabíamos sobre a vida alheia, agora, não.

QUASE TODO MUNDO EXPÕE SUA VIDA nas redes sociais; tão nem aí. Agora, sabemos onde as pessoas estão. Se estão num barzinho tomando umas; se estão numa festa, viajando pelo Brasil ou pela Europa. Sabemos até o que estão comendo. Servidos?

É claro que não direi que o mundo era melhor antes das redes sociais e da internet, pois a violência, as mazelas sociais e as dificuldades já existiam. A vida sempre foi difícil, e sempre será. Falo é sobre as relações interpessoais. Mas, cá pra nós e a torcida do Mengão, mentiras, fofocas, inveja, ostentação, sempre fizeram parte de nossas vidas. As redes sociais apenas deram visibilidade, com rapidez.

Ah, agora as notícias falsas levam o epíteto de fakes news. Todavia, as notícias falsas e o jornalismo parcial sempre existiram. A diferença é que antes da internet e das redes sociais os fatos e fakes demoravam um pouco mais para se tornarem conhecidos. Político acusando o adversário de meter a mão nos cofres públicos? Não é novidade.

E político que gosta de aparecer na mídia? Ora, ora, sempre existiu. Há exemplos aqui e alhures, de ontem e de hoje. Contudo, não podemos dizer que a internet e as redes sociais não legaram coisas boas. Temos o conhecimento à disposição, basta pesquisar no Google. Por outro lado, infelizmente, há o submundo da Deep web.

Pois é, existia vida antes das redes sociais. Mas, agora, cabe-nos utilizá-las da melhor forma, filtrando o que há de bom. Principalmente, sem esquecer que o mundo real é melhor do que o virtual.

Odemirton Filho é colaborador do Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 05/05/2024 - 10:30h

A indignidade da vida e a apologia da morte

Por Marcos Araújo

Ilustração IA/Web

Ilustração IA/Web

Dinamogênese é uma expressão que os doutos utilizam para falar sobre a dinâmica da evolução dos seres humanos ao longo da história, especialmente na formação dos seus direitos (sociais, econômicos, culturais, humanos etc.). A partir do processo de consolidação de determinados valores morais e éticos que emergem na sociedade, criamos normas e instituições que se tornam eixos fundamentais no respeito à paz, à convivência e à dignidade humana.

A partir dos acontecimentos que vêm se sucedendo neste primeiro quartel do Século XXI, sociólogos e estudiosos do mundo inteiro têm afirmado que está em curso um processo involutivo civilizatório, comprovado pela degradação daquilo que é a busca maior das sociedades: a dignidade e o respeito à pessoa humana.

Um retrato criminológico da nossa região na semana passada, infelizmente, é uma prova cabal de que há uma visível razão no pensar científico da involução. Em Assú, um assassinato brutal de uma psicóloga apenas para obtenção de uma informação privada; em Fortaleza, a crueldade de uma decapitação dentro de um hospital; em Recife, um porteiro do hospital morto apenas porque o assassino queria chegar logo em casa…No aspecto nacional, uma cobrança de uma dívida, fez uma mãe e dois filhos (um deles formado em Medicina) se arvorarem de justiceiros e invadir uma residência e matar dois idosos. Fico no exemplo brasileiro para não me reportar ao plano internacional, onde povos belicamente desenvolvidos, travam batalhas irracionais como se ignóbeis mentais fossem.

Os sinais que a sociedade planetária lança são preocupantes. Estamos meio a uma crise fundamental, entrando em uma era de barbárie, onde os direitos essenciais se desvanecem (inclusive o de se alimentar). Hoje, milhões de pessoas estão privadas de água potável e de alimento, sem qualquer gritaria da comunidade internacional.

O planeta agoniza com muitas crises simultâneas. Os problemas são comuns às nações, como: o conflito entre as religiões; a ameaça das democracias; o crescimento assustador dos movimentos conservadores e ultranacionalistas; a indiferença e o isolacionismo dos países pobres; as guerras civis e aquelas travadas entre países confinantes… Seres humanos que não reconhecem os outros como humanos.

Estamos no meio de uma emergência humanitária. Contam-se os mortos aos milhares, ou aos milhões? Quem pode calcular as vidas perdidas na guerra entre Israel e a Palestina? Quantos outros milhares morrem diariamente nas águas do Mediterrâneo, tentando chegar à Europa, ou nas trilhas da América Latina para os Estados Unidos? E os conflitos no Haiti, e as vidas perdidas nos países da África subsaariana?

NO ANTIGO TESTAMENTO, a valorização da pessoa humana pode ser percebida na crença de que o homem seria o ápice da criação divina, na medida em que fora criado à imagem e semelhança de Deus. No Novo Testamento, o próprio Cristo ensina que o maior dos mandamentos é amar o próximo como a si mesmo. Pensar que o outro também é fruto da criação de Deus e que isso nos torna fraternalmente irmãos, foi um equalizador social por séculos. Não mais.

Escutamos todos os dias esta reprodução bíblica nas pregações televisivas e nos discursos apologéticos de líderes religiosos, que inexplicavelmente mantêm-se inertes e silentes aos crimes coletivos cometidos pelos governantes e agentes capitalistas da dominação econômica.

A fraternidade universal nos adverte que a vida em comum é uma construção que depende de nós, uma realidade originaria e ideal a alcançar. A desobediência ao direito natural de viver e conviver em paz compromete o que é mais emblemático na existência humana: a dignidade. Não pode ser considerada digna uma vida que se baseia na cultura da morte. Todos os dias descemos um degrau no patamar do mínimo civilizatório.

Viramos expectadores do crime, rezando a Deus para que não sejamos expostos a um dos seus dantescos cenários. Tenho minhas dúvidas se ainda conseguiremos a formação de uma consciência moral coletiva acerca da retomada da evolução da humanidade.

Resta-nos a esperança. E a contribuição individual que musicou Ivan Lins: 

“Depende de nós

Quem já foi ou ainda é criança

Que acredita ou tem esperança

Quem faz tudo pra um mundo melhor

(…)

Depende de nós

Se esse mundo ainda tem jeito

Apesar do que o homem tem feito

Se a vida sobreviverá”

Marcos Araújo advogado e professor da Universidade do Estado do RN (UERN)

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 05/05/2024 - 09:54h

E quando morrer?

Por François Silvestremorrer-linha-no-monitor-600x400

Ao nascer, nem lembro quando,

se chorei, nasci.

 

Infância de grotas,

chãs, pé de serra,

frutas, sacristias, chuva e seca,

se brinquei,

sorri.

 

Adolescência,

remanso das dúvidas,

morrem as certezas, velório das crenças,

era a passagem,

saí.

 

Maturidade,

o toque da ida,

o fazer ou desfazer,

ansiedade ou prazer,

em todas as estações, de cada idade,

Verão, praias cheias de gente vazia,

Inverno, neve de algodão, nas barbas do Nicolau,

tudo suavemente falso,

Outono, frutas nas bancas das calçadas,

Primavera, flores de plástico nos vasos das janelas.

 

Vida? Foi isso,

depois de nascer parti.

 

E quando morrer?

Morri.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Poesia
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.