• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 15/02/2024 - 13:28h
Mossoró

Interventor assume Penitenciária Federal; governo não esclarece fugas

Do Metrópoles e BCS

policial penal e interventor do presídio federal de Mossoró - Carlos Luís Vieira Pires

Policial penal e interventor da Penitenciária Federal de Mossoró, Carlos Luís Vieira Pires (Reproudção)

O Ministério da Justiça nomeou o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires como interventor na Penitenciária Federal de Mossoró (RN). A medida foi tomada após a fuga (veja AQUI e AQUI) dos presos Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos.

O novo interventor foi nomeado por meio da portaria publicada na noite dessa quarta-feira (14), que já está em vigor. A intervenção foi determinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que também afastou toda a direção do presídio.

Servidor de carreira desde 2006, Carlos Luís Vieira Pires é o coordenador-geral de Classificação e Remoção de Presos, em Brasília. Ele já foi diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas (PR), a primeira unidade do Brasil, e também da Penitenciária Federal de Porto Velho.

Bacharel em Direito, o policial penal tem pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, Direitos Humanos e Ressocialização, além de docência no Ensino Superior. No currículo, Pires acumula atividades de gestão e chefia.

O policial viajou para a cidade potiguar ainda na tarde de ontem (quarta-feira, 14), junto com o secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia. O diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona, também integra a comitiva.

Com isso, ficou em Brasília o diretor penitenciário substituto, José Renato Vaz. Foi ele quem assinou a portaria às 23h02 e designou Vieira Pires para, além de interventor, ser diretor interino da penitenciária de segurança máxima.

Nenhuma novidade

O secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, falou sobre fugas, providências adotadas e defendeu o sistema prisional federal, em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (15) em Mossoró.

Não acrescentou qualquer novidade ao caso. Segue o mistério: houve completa negligência para ocorrer a fuga dos dois prisioneiros –  Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento – ou facilitação de fuga?

Pela manhã, forças policiais ocuparam vasta área na região rural conhecida como Rancho da Caça, em Mossoró, onde uma modesta casa, fechada, teria sido arrombada. Local fica a poucos quilômetros do Riacho Grande, comunidade rural a cerca de 12km da cidade de Mossoró, onde se localiza a penitenciária. A versão divulgada é de que os fugitivos poderiam ter passado no local, de onde levaram roupas e alimentos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.