• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 13/07/2014 - 23:02h
Mossoró

Ministério Público apura supostas irregularidades em Prefeitura

Inquérito Civil Público, desencadeado pelo Ministério Público Federal (MPF), deverá causar muita dor de cabeça a algumas pessoas da política e seus asseclas. O alvo principal é a Prefeitura de Mossoró.

Tomaz comemora trabalho do MPF (Foto: Câmara Municipal)

O procedimento toma como base entrevista do vereador Tomaz Neto (PDT) ao programa “Cenário Político” da TV Cabo Mossoró (TCM), ocorrida à noite do dia 27 de fevereiro deste ano. Denúncias feitas pelo vereador foram convertidas em postagem especial do Blog Carlos Santos (veja AQUI), despertando o interesse investigativo do MPF.

O procurador da República, Aécio Mares Tarouco, assinou pedido ao próprio vereador, para que ele ofereça maiores informações – e possíveis documentos – quanto a situações nebulosas envolvendo recursos públicos. “Acerca de fatos contidos na notícia”, assinala o procurador, anexando a postagem deste Blog.

Para o procurador, é importante levantar dados relativos “a convênio ou instrumento congênere”, com “repasses de recursos federais”.

O inquérito tem o número 1.28.100.000.204/2014-90.

“Caixão Preto”

– “Estou muito feliz pela iniciativa do MPF” – fala o vereador, soltando largo sorriso. Para ele, “ao agir com tamanha atenção e zelo, o procurador atende à minha preocupação como representante da sociedade, dando ouvidos a dúvidas quanto ao emprego do dinheiro público pela Prefeitura de Mossoró”.

Tomaz Neto denunciou a existência de uma espécie de “Caixão Preto” na municipalidade. Em sua análise, existem tantas questões suspeitas e encobertas, que fogem ao conhecimento da sociedade, que “temos a obrigação de desconfiar”.

Além de atender à solicitação do MPF, o vereador adianta ao Blog que instruiu sua assessoria para pedir audiência ao procurador Aécio Mares Tarouco, para cumprimentá-lo e oferecer maiores subsídios.

Segundo Tomaz, o uso da expressão “Caixão Preto” é uma forma de tentar desvendar os mistérios da prefeitura. “Para mim, não existe uma ‘caixa preta’, mas um ‘caixão preto’ que precisa ser aberto”, ratifica.

Ele obteve a relação das 183 ruas listadas pela Prefeitura de Mossoró, que tiveram contratação de recursos para pavimentação a paralelepípedo, empreendimento financiado com recursos da União. Serviços foram contratados ainda na gestão da então prefeita Fafá Rosado (PMDB), num montante em torno de 37 milhões de reais. Prefeitura nunca passou relação das ruas, apesar dos pedidos reiterados feitos na Câmara Municipal.

“É um dos pontos nebulosos desse ‘Caixão Preto'”, insiste ele.

Rombo de mais de R$ 46 milhões

Lamenta, ainda, que mesmo anunciando um “rombo” de mais de R$ 46 milhões nas contas municipais (dia 14 de fevereiro – Veja AQUI), o governo do então prefeito interino (depois eleito para efetivo) Francisco José Júnior (PSD), não tenha aberto as informações.

Prefeito (de amarelo) prometeu entregar auditoria, mas... (Foto: TCM)

“Se há rombo, quem o promoveu, de que forma promoveu, quando promoveu, o que  há de prejuízo ao Município?” cobra Tomaz.

Também não entende o silêncio em relação à “auditoria” paga pela prefeitura, nas contas da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM).  “Cadê a auditoria? Num debate na TCM em abril deste ano, o prefeito chegou a prometer que iria entregar cópia ao Ministério Público e até ironizou a candidata Larissa Rosado (PSB), garantindo que mandaria outra cópia para ela. Eu também gostaria de ter uma, mas ninguém sabe, ninguém viu” – comenta o vereador.

“O que defendo não é contra o prefeito ou ex-prefeitas. É uma forma de passarmos tudo a limpo”, afirma. “Acredito que estou colaborando até com o novo prefeito, oferecendo meu esforço e trabalho para ajudar a administração municipal”, justifica. “Espero que ele faça o mesmo, sendo chamado pelo MPF”, dispara.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. cleyton lopes diz:

    o que existe em Mossoró é a arte de varrer a casa e colocar o lixo debaixo do tapete,o que nossa cidade precisa é de um prefeito serio e honesto pq esse ai sera apenas mais um,vai maquiar as praças e o povo burro ainda vai gritar “ÔÔ prefeito bom”.Estou esperando o resultado da auditoria,mais de seis meses para uma auditoria nas contas apenas da prefeita cassada e afastada imagine se fosse pra fazer uma auditoria nos últimos vinte anos. #MossoróÉeSempreSeraCurralEleitoral

  2. Leonardo leo diz:

    Se quando Francisco José Jr era vereador e presidente da câmara chegou a embolcar 200 mil Reais segundo foi apurado na operação vulcano,imaginemos o que estará tramando como chefe do executivo,A terra de Santa Luzia precisará de olhos que enxerguem para vigia-lo.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Leonardo Leo
      A “troca” do NOGUEIRÃO por um campinho de futebol na estrada ASSU/MOSSORÓ.
      Quanto vale o terreno onde hoje está o NOGUEIRÃO e quanto vale o terreno na estrada MOSSORÓ/ASSU?
      Algum empresário faz troca para perder dinheiro?
      O supermercado que deverá ser instalado onde hoje é o NOGUEIRÃO irá causar desemprego em massa na cidade de Mossoró. Atua em todos os segmentos do comércio varejista e de prestação de serviços. Lojas de pneus, troca de óleo de carros, confecções, calçados; podem começar a cerrar as portas caso esta “troca” se efetive.
      MILHARES DE MOSSORENSES PERDERÃO SEUS EMPREGOS.
      O Centro da cidade será completamente esvaziado. Ou alguém vai deixar de comprar no megasupermercado onde dispõe de estacionamento e segurança para ter que enfrentar flanelinhas, estar sujeito a assaltos e ainda pagar mais caro pelo produto?
      Explico. O megasupermercado pratica dumping.
      Esta troca altamente danosa aos mossoroenses não pode acontecer.
      ////
      A LEI 3068, LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES PRECISA SER REVOGADA.
      EM 2008, POR FOR FORÇA DE UM TAC ESTA IMORALIDADE FOI EXTINTA.

  3. Angelo diz:

    A rua Zeca Cirilino (bairro Santo Antonio) deveria ter sido uma das ruas contempladas, mas até hoje não viu o asfalto e rua Seis de Janeiro ficou faltando um pedaço antes de chegar na rua Zeca Cirilino. A lista das ruas tem no JOM 153/2012.

  4. Junior diz:

    Estranho Tb está sendo empresas jamais vistas em licitação em Mossoró, mas recém criadas, para interesses excusos, até onde sei para se concorrer a uma licitação é pre-requisito ter prestado serviço correlato, mas como? Se puxarem os Cnpj verão q são novas em CNPJ e ‘virgem’ em experiência. Alô MP dê uma passadinha esses dias lá pela secretaria de compras, o cidadão de bem lhes agradecem.

  5. Átila diz:

    Gostaria de saber quem é um cidadão que é irmão de um secretário da prefeitura, recém remanejado para outra área, que tem trânsito livre em toda a secretaria e que estaria pleiteando em causa própria e de outrem. Quem estaria sendo o seu padrinho? Decifra-me ou te devoro!!

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Poderia o vereador ter falado também da Câmara Municipal de Mossoró. Ou lá tudo está OK? E as compras de quase 150 mil reais de GÊNEROS ALIMENTÍCIOS E DE MATERIAL DE LIMPEZA? E a maneira como a doação do terreno a uma empresa de terceirização aconteceu? Empresa que prometeu 2 mil empregos diretos e até hoje só fez terceirizar empregos já existentes, mas que mesmo assim desfruta da regalia de isenção de impostos. Por que o vereador Thomaz Neto não relata como se deu esta votação? Votação feita à toque de caixa, Em que tempo o projeto foi aprovado?
    Relate Thomaz Neto, a aprovação da Lei 3068, lei que os mossoroenses batizaram de LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES, que de tão IMORAL já tinha sido extinta em 2008 por força de um TAC. Faltou o vereador se reportar a NÃO entrega do UNIFORME ESCOLAR, Faltou denunciar a NÃO entrega do MATERIAL ESCOLAR e a baixíssima qualidade da MERENDA ESCOLAR. Por que não denunciou a constante falta de remédios, o não cumprimento de horários por profissionais da saúdem e o fechamento de UBS para realização de reunião administrativa, deixando o povo sem atendimento. E o fato de dentista ter se recusado a fazer extração dentária de um idoso usuário do SUS? A lista é longa e o comentário tem que ser curto.
    Felizmente agora a coisa se encaminha para uma solução. Do jeito que está não podia continuar
    Eu sempre escrevi aqui que até agosto muita coisa ia acontecer. Aconteceu.
    /////
    OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
    UM PÃO COM UM GOLE DE CAFÉ PARA OS ALUNOS QUE CHEGAM FAMINTOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Faltou o vereador Thomaz Neto denunciar:
      1) Aplicação de UM MILHÃO DE REAIS para construção de abrigos de passageiros. Onde foram construídas estas paradas de ônibus?
      2) Aplicação de vários MILHÕES para perfuração de poços profundos, instalação de dessalinizadores e construção de cisternas. Dinheiro proveniente do programa de combate à estiagem. Onde foram perfurados os poços, construídas as cisternas e instalados os dessalinizadores? Onde e quantos? A quantidade é compatível com os gastos?
      3) Onde foram parar as MIL latas de Azeite de Oliva importado comprados a um preço duas vezes superior ao de mercado? Quem recebeu este azeite? Em que este azeite foi utilizado. Para que este azeite foi adquirido?
      4) Quanto foi pago ao Luan Santana no MCJ do ano passado? Qual o total da despesa com esta festa junina? Quanto foi pago a título de segurança e que empresa recebeu o dinheiro?
      Infelizmente o comentário tem que ser pequeno.
      Mas não posso encerrar sem falar que sequer um COTOCO, um mísero cotoco foi entregue ano passado e este ano a título de MATERIAL ESCOLAR. E concluo dizendo que o UNIFORME ESCOLAR SE RESUMIU A UMA ÚNICA BLUSA TAMANHO ÚNICO. Para os alunos do pré-escolar um calção e uma blusa, a um custo de 600 mil reais, o que dá em média 150 reais por cada blusa ou calção. Blusa que pode ser adquirida no comércio varejista ao preço de CINCO reais.
      Que a Vereadora Isabel Montenegro se engaje nesta luta e Mossoró saiba o que é feito com o dinheiro do povo.
      ////
      A LEI 3068, LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES PRECISA SER REVOGADA. EM 2008, POR FOR FORÇA DE UM TAC ESTA IMORALIDADE FOI EXTINTA.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E as doações feitas a todos os tipos de instituições e associações?
    E o gasto com diárias e passagens? Gastos até com viagem a Aracati para participar de reunião com prefeitos cearenses, como se a Prefeitura de Mossoró tivesse algum assunto a ser tratado nesta reunião.
    Gente, é coisa demais. Nunca antes, nestes meus 68 anos de vida, quase 40 anos dedicados ao jornalismo, tinha visto uma esculhambação igual.
    O que acontece em Mossoró não acontece em lugar nenhum do mundo.
    Felizmente tudo agora será apurado.
    ///////////
    OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
    UM PÃO COM UM GOLE DE CAFÉ PARA OS ALUNOS QUE CHEGAM COM FOME ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ.

  8. Francisco Bezerra diz:

    Acho que a Vereadora Isabel tinha razão com relação ao silêncio do MP estadual aos desmandos do Poder Executivo Municipal, precisou o MP Federal se tocar? Por que? Ainda bem que existe um MP Federal!!! Graças a Deus! Pode ser que agora comecem a puxar o fio da meada e olhe que vai longeeeeeeee….acho que hoje tem muita gente tremendo nas bases..ah tem!!rsrsrsr

  9. carlos antonio diz:

    BOTA FERVER, MPF. ESPERO QUE NÃO TERMINE EM PIZZA.

  10. Junior diz:

    Ministério público tem que se pronunciar ! Está sendo provocado a tal. A população que paga os salários dos mesmos querem uma resposta a essas denúncias!!!

  11. FRANCY GRANJEIRO diz:
  12. Francisco Bezerra diz:

    Fala Ministério Público Estadual!!!

  13. B.Aragon diz:

    É necessário que se realize uma AUDITORIA DA GESTÃO FAFÁ ROSADO, NO PERÍODO EM QUE A MESMA FOI PREFEITA!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      E na da Cláudia Regina e deste prefeito.
      ////
      OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
      UM PÃO COM UM GOLE DE CAFÉ PARA OS ALUNOS QUE CHEGAM COM FOME ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ.

  14. Leonam diz:

    Nosso valente edil esta de parabéns, só que ele não propõe fazer esse mesmo tipo de investigação na epoca de Dix-Huit Rosado quando o mesmo era edil, por ser do PDT partido do então prefeito usou sua influencia e colocou todos os seus familiares na prefeitura, trouxe até um cunhado de São Francisco do Oeste pra ser chefe do setor de urbanismo e obras, região do grande Alto de São Manoel.podemos aplicar a ele aquela maxima popular”jogar pedra na vidraça alheia é bom…”

Trackbacks

  1. […] noticiou em primeira mão a abertura do inquérito e lançou luz sobre essa questão delicada. Veja AQUI. Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / […]

  2. […] “Apresentei material que indica suspeita sobre a destinação de recursos da União para pavimentar 183 ruas em Mossoró, com mais de R$ 37 milhões. O procurador já apura o caso em inquérito civil (veja AQUI)”. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.