• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 17/11/2022 - 10:28h
Improbidade administrativa

Mudança em lei favorece Rosalba, que se livra de outro processo

O juiz Cícero Martins de Macedo  Filho, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, considerou “improcedente” denúncia da 60ª Promotoria de Justiça de Natal, assinada pelo promotor Afonso de Ligório Bezerra Júnior, contra a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP, hoje) e seu então secretário do Planejamento e Finanças, Obery Júnior. Assim, determinou o arquivamento da demanda processual sob o número 0860384-32.2019.8.20.5001, em que eles eram réus por Improbidade Administrativa, Dano ao Erário e Violação aos Princípios Administrativos – gestão 2011-2014.

Rosalba tem mais processos que devem ter o mesmo destino (Foto: arquivo)

Rosalba tem mais processos que devem ter o mesmo destino (Foto: arquivo)

Acatou os argumentos de ambos, arrimados na nova Lei de Improbidade (Lei 14.230/2021), em vigor desde o dia 25 de outubro do ano passado. Os dois destacaram em sua defesa a retroatividade da legislação mais benéfica. A Lei de Improbidade Administrativa foi alterada para que apenas os crimes “dolosos” sejam punidos.

Na sua sentença prolatada no domingo (13), o judicante sublinha que “pode ter existido o ato ímprobo na modalidade culposa, e sendo clara a inexistência da prática de atos ímprobos na modalidade dolosa”, não poderia condená-los.

Nos autos, o MPRN chegou a relatar: “O que se observou foi uma grande irresponsabilidade fiscal, por meio de atos comissivos e omissivos dolosos, no gerenciamento dos restos a pagar, notadamente diante da ausência de saldo positivo na disponibilidade de caixa líquida na sua respectiva fonte de recurso para inscrição em restos a pagar não processados; disponibilidade de caixa bruta menor do que o valor das obrigações financeiras referentes aos empenhos de despesas já liquidadas; pagamento de despesas indicando a utilização de fonte de recursos com disponibilidade de caixa líquida inferior ou negativa”.

Invisibilidade

Nesse processo, a Justiça do RN levou dez meses para conseguir localizar Rosalba e Obery, para uma simples citação. Quase um recorde. Ela foi encontrada, pasme, justamente num endereço em Mossoró que foi informado à Justiça não ser a sua residência, mas de um filho (veja AQUI e AQUI). Enfim, onde reside há cerca de dois anos.

O ‘feito’ anterior da ex-governador e ex-prefeita de Mossoró foi sumir aos olhos do Judiciário potiguar por cerca de um ano e dois meses, em processo relativo a desvio de mais de R$ 12 milhões (sem atualização monetária) no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

Inquéritos civis públicos foram instalados pelo Ministério Público do RN (MPRN) em 2012 e até hoje não tiveram julgamento. Marcham para o mesmo fim desse, mais de dez anos depois de abertos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Jp diz:

    Normal o crime no Brasil compensa . Veja o caso do Lula onde a maoria dos eleitores aceitou a vota dele a presidência esses processos da Rosa não significa nada se comparado com os de Lulinha .

  2. Marcos Pinto. diz:

    Está purgando todas,as suas ruindades numab a amargurante ostracismo político e pessoal. Só se colhe o que se planta. Representa um zero no cenário político potiguar. Era contumaz em desprezar os velhos companheiros de luta da sua primeira vitória no ano de 1988. Está tão eliminada politicamente, que sequer candidatou-se à Deputada Estadual. Observa-se que o candidato a Deputado Estadual wuexela apoiou, o Anax Vale, médico Ex-Prefeito do município de Dix-Sept Rosado, casado com a médica Isaura Rosado, filha do saudoso Dix-Sept Rosado Filho, portanto, sobrinha do Carlos Augustus Rosadus, sequer logrou êxito para conseguir uma segunda suplencia. Essa foi de lascar.

  3. Marcos Pinto. diz:

    …De tudo que dos Autos emerge, resta a certeza de que nunca se deve chutar cachorro morto. Rei morto, Rei posto. Agora, Inês é morta. Assertivas deveras .contextualizantes.

  4. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Ela tem 7 vidas !

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.