• Banner Lion Brazil Fim de 2019 - 05-12-19
quarta-feira - 02/10/2019 - 10:14h
Política

Natália resiste à retirada da Petrobras do RN sem olhar passado

Deputada federal critica o Governo Bolsonaro e ignora 'desmanche' iniciado ainda com Dilma Rousseff

Deputada evita rebobinar os fatos na crítica ao Governo do presidente Jair Bolsonaro (Foto: reprodução BCS)

“O que Bolsonaro tem contra o Nordeste? O povo nordestino resistirá à retirada da Petrobras do nosso território. É tempo de resistência!”.

A declaração acima foi da deputada federal Natália Bonavides nessa terça-feira (1º) no plenário da Câmara Federal. Reforçou voz contra a retirada gradual da empresa do Rio Grande do Norte.

Seu discurso chega com pelo menos uns seis anos de atraso e mira a pessoa errada.

Segundo ela, “a Petrobras deveria servir aos interesses da maioria dos brasileiros, dos assalariados, dos pequenos empresários, dos estudantes, dos autônomos, dos aposentados”.

Longe da realidade e do passado que condena

A deputada parece esquecer que na gestão Dilma Rousseff (PT) começou o “Plano de Desinvestimento” da estatal. Está longe da realidade e do passado que condena suas palavras. Nem coloquemos na conta a implosão da imagem e do caixa da estatal com o escândalo da Operação Lava Jato e da previdência de seus funcionários/pensionistas e aposentados que estão pagando parte desse rombo na Petros (veja AQUI).

O que ocorre hoje é a continuidade de um programa estratégico que prioriza o Pré-sal. Visão de mercado, que não é nova, que se diga. A exploração dos campos maduros por empresas privadas já começou a dar respostas na cadeia produtiva e empregabilidade, mesmo que fiquem aquém do auge que o estado experimentou há muitos anos.

Até agosto de 2020, o núcleo da Petrobras do RN estará praticamente ‘desfeito’, com transferência em massa de servidores. Estava escrito desde o tempo da presidente Dilma e da presidente da Petrobras à época, Graça Foster, que até recebeu agrado de um título de cidadania de Mossoró (lugar que não conhece). Contudo ela nunca apareceu para receber a honraria – descabida.

Em 2013, a Petrobras começou o Programa de Otimização de Custos Operacionais (PROCOP), que visava economizar R$ 32 bilhões de 2013 a 2016 (Leia também: Petrobras vai parar sondas e aumentar desemprego). O RN foi um dos mais atingidos. Houve recuo na exploração e produção, com milhares de desempregos.

Luta frustrada e mentiras da “mossoroense” Graça Foster

Ainda na era Dilma-Graça Foster, a Petrobras encetou o programa “Mobiliza 2013″, transferindo mais de 3,3 mil trabalhadores seus da região de produção nordestina, para outras bases no país.

Demissões numerosas em terceirizadas e cancelamento de contratos tiveram início bem antes. Mossoró e o RN acusaram o golpe e estão combalidos até hoje.

Graça Foster enganou numerosa delegação de políticos do RN, com desmanche em curso (Foto: arquivo/18-04-2013)

Houve tentativa de reação com audiência pública no dia 12 de abril de 2013 na Câmara Municipal, de onde se extraiu o documento intitulado de “Carta de Mossoró e Região para a Presidente da Petrobras” (veja AQUI).

No dia 18 de abril, numerosa delegação de políticos do RN esteve com a própria Graça Foster, que prometeu fazer o inverso do que já estava realizando: Petrobras diz que mantém investimentos no RN. Pura balela. O esforço foi válido, mas em vão.

O Plano de Desinvestimentos era prenúncio da bomba que viria adiante, revelado na Operação Lava Jato e outras derivadas dela. Mistura de incompetência, má-fé e roubalheira em escala industrial.

O Governo Jair Bolsonaro (PSL) é o alvo da deputada potiguar. Entretanto um simples recuo no tempo permitirá que compreenda, minimamente, que o buraco foi perfurado bem mais embaixo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Economia / Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Pedro Victor diz:

    Plano de desinvestimento que vendeu bens não essenciais à Petrobras para ajudar na capitalização da empresa. O que se está fazendo agora é a venda dos ativos mais importantes da empresa, os poços de petróleo, a preços abaixo do mercado, transformando a empresa num simples gabinete administrativo que, este sim, não gera lucro.

    Menos, né?

  2. João Claudio diz:

    A Petrobrás foi nocauteada pelo PT e ainda caminha cambaleando.

    Por pouco a quadrilha chefiada por Lula não roubou o logotipo da estatal.

    Isso é fato AQUI, na China, no Vietnã e em alhures. Toda criança sabe disso.

    Lamentavelmente a PTralhada não enxerga os seus enormes e sujos rabos. Os burros que Lula encantou rezam a mesma cartilha.

    O bordão mudou. Agora é #LULA PRESO.

  3. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    O passado vem e mostra a sua cara. É isso mesmo. Por pouco não carregaram o logotipo da Petrobras.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Na época publiquei neste blog comentário que tudo não passava de uma tapeação. Fui chamado de doido.
    Terminaram concedendo título de cidadã mossoroense a esta Graça Foster.
    Mossoró é tão surreal que até título de cidadão foi oferecido a PACHECO, o que diz ter recebido mensagem divina para doar 15 milhões para a construção do Santuário de Santa Luzia.
    Mossoró coloca no chinelo a Sucupira do Dias Gomes.
    Basta dizer que diariamente a Rádio Difusora, programa do Carlos Nascimento,brada que existem funcionários na Câmara Municipal de Mossoró nomeados sem concurso e sem o segundo grau concluído recebendo salários de mais de 20 mil reais e ninguém se toca. Nenhum vereador dá um pio. Todos caladinhos.
    Mossoró se não existisse precisaria ser inventada.

  5. Amorim diz:

    ” O Brasil é governado pela Imensa Minoria”
    Acho qué assim.
    Luiz Fernando Verissímo.
    “O brasileiro é um Feriado”
    Nelson Rodrigues

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O DISCURSO DO LIVRE MERCADO, PERMEADO DE ÓDIO E INTOLERÂNCIA AO PT E À QUALQUER DOS SEUS INTEGRANTES E POSTULADOS, CLARO, ÓBVIO E ULULANTE CONTINUA À PLENO VAPOR…!!!

    ATÉ O MUNDO MINERAL SABE, O QUE IMPORTA PARA O JORNALISMO DE OPINIÃO, EVIDENTEMENTE É A CONTINUIDADE, DIGA-SE DE PASSAGEM E À QUALQUER PREÇO, DO QUESITO, SUGESTIVO QUESITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA PAUTA DO QUE CHAMAM DEUS DO LIVRE MERCADO E DA DESTRUIÇÃO ABSOLUTA DAS INSTITUIÇÕES QUE DE ALGUMA FORMA PRESERVAVAM E PRESERVARAM UM MÍNIMO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

    NUM PAÍS DE ABISSAL E HISTÓRICA DESIGUALDADE, DESIGUALDADE ESSA, SABIDAMENTE ORIGINÁRIA E RETROALIMENTADA À PARTIR DAS CAPITÂNIAS HEREDITÁRIAS E DO REGIME ESCRAVOCRATA QUE DE ALGUMA FORMA AINDA PERSISTEM. NADA MAIS CÔMODO, RASTEIRO E CONVENIENTE, SE FAZ SE PRESTA QUE, DIUTURNAMENTE POSSAMOS TRANSFORMAR UM PARTIDO DE INSOFISMÁVEL ORIGEM POPULAR E COLETIVA, NUMA ESPÉCIE DE GENI E BOI DE PIRANHA DE OCASIÃO. PARTIDO ESSE, QUE DE FATO, GOVERNOU UM PAÍS DE 500 ANOS, POR APENAS 12 ANOS.

    NESSE CONTEXTO, AO CONTRÁRIO DO QUE PARECE ANTINATURAL E IMPOSSÍVEL, SERIA PORVENTURA, DEIXAR DE NOVELISAR O DISCURSO, CÍNICO DISCURSO ANTI-CORRUPÇÃO, PASSANDO DISSECAR E TRAZER A TONA ÀS REAIS E INTOCADAS CAUSAS DO NOSSO ATRASO, SUBDESENVOLVIMENTO E OBSCURANTISMO POLÍTICO E CULTURAL, NO QUE TRAZ E APROFUNDA NOSSA FALTA DE CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E CIVILIDADE….!!!!

    NÃO SABEM ELES, OS QUE PRATICAM SUPOSTO JORNALISMO DE OPINIÃO, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, DE ALGUMA MANEIRA SERÃO ATINGIDOS PELA MÃO INVISÍVEL DO DEUS MERCADO, QUE TUDO PERMITE, INCLUSIVE MONSTRUOSAS DITADURAS MUNDO AFORA. DESDE QUE, SOBREDITAS E EVENTUAIS DITADURAS, OPORTUNIZE LUCROS E DIVIDENDOS À MEIA DÚZIA DE SEMPRE.

    NESSA MAVIOSA INTERPRETAÇÃO DO JORNALISMO DE OPINIÃO, VEJA-SE QUE AO PT, JAMAIS DEVE-SE PERDOAR QUALQUER PECADO E (OU) PECADILHO, AO CONTRÁRIO DOS DEMAIS QUE, DE FATO, NOS GOVERNAM/DESGOVERNAM SECULARMENTE , ESTES, CLARO, ESTÃO AUTORIZADOS CORROMPER, SER CORROMPIDOS E PREVARICAR EM TODAS LATITUDES E LONGITUDES, SENDO QUE, DE ANTEMÃO JÁ ESTÃO DEVIDAMENTE PERDOADOS TANTO PELO JORNALISMO DE OPINIÃO, TANTO QUANTO PELO NOSSO INTOCÁVEL, VETUSTO E REACIONÁRIO JUDICIÁRIO. TUDO ISSO, CLARO, TÃO SOMENTE EM NOME DO DEUS MERCADO, AQUI MAIS CONHECIDO COMO CASA GRANDE….!!!

    E a lupa digital jornalistica de opinião, espécie de caças às bruxas Gutemberguiana do século XXI, continuará, claro, à todo vapor, evidentemente que, seletivamente….!!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  7. João Claudio diz:

    O PT fez por onde a petrobrás chegasse a beira da falência.

    A roubalheira teve o aval de Lula e de Dilma. isso não é ódio, é fato, fato e fato, e toda criança sabe disso.

    As crianças também sabem que lula é o maior encantador de burros do brasil.

    Lembrando que não há cura para o encanto, assim como não há cura para os doentes mentais que chupam bila, rasgam dinheiro, cagam rodando e comem o produto derramado.

    Aquele retirante safado que passou mais de duas décadas cuspindo em microfone e ‘budejando’ aos quatros cantos que era a alma mais honesta do mundo, que o seu governo não ia roubar e nem tão pouco deixar ninguém roubar,,

    O safado deu marcha a ré, formou a maior quadrilha de bandidos do país e a chefiou até ser pego com a mão na botija.

    Isso é fato AQUI, na China, no Vietnã e em alhures, e até a turma da Mônica sabe disso.

    P.S – A jararaca peçonhenta vai voltar a fazer merda imediatamente após sair do xilindró.

    Por favor ANOTEM, ANOTEM E ANOTEM, E SALVE-SE QUEM PUDER.

  8. João Claudio diz:

    A pergunta que não quer calar (EM CAIXA ALTA)

    O PTRALHA BANDIDÃO ZÉ PULHÃO DIRCEU VAI FAZER OUTRA VAQUINHA.

    OS BURROS ENCANTADOS MOSSOROENSES PRETENDEM DOAR (DE NOVO) QUANTOS REAIS?

    NÃO FIQUEM ENVERGONHADOS. É UMA CAUSA NOBRE. O BANDIDÃO PRECISA DE MAIS GRANA PARA PAGAR A MULTA, SAIR DA PRISÃO E DANÇAR GAFIEIRA ATÉ RAIÁ O DIA.

    BURRO ENCANTADO QUE SE PREZE E RECEBE ORDENS DE DOM LULA, TEM MAIS É QUE PRESTAR AJUDA AOS ELEMENTOS DO BANDO.

    Tá dado o recado.

    - ZUUUUUrruuuuuuuuuuu……! POU! POU! POU! CRAAAASH…!

    - ÊPA!!! Vá dá coice lá na báxa da éeeeeegua. Eu num tô dizendo mêeeeermo…!

  9. Amorim diz:

    Dileto amigo; se gritas, não esculto.
    Um fraterno abraço,
    Eu.
    Em tempo, a Walesca Popozuda disse certa vez: ” late mais alto pois não estou ouvindo”.
    Credito: M. Lascko, jornalista; das boas!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.