• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 11/11/2015 - 17:16h
Antecipação dos royalties

Pedido de informação de Justiça apressa aprovação de projeto

Com mais de 30 anos cobrindo política, deparo-me com uma constatação: estamos ficando pior em Mossoró. Patinhamos na lama. Isso é submundo. Tem um odor asfixiante.

O que aconteceu nessa quarta-feira (11) na Câmara de Mossoró foi nauseante. Bancada governista aprovou projeto de antecipação de royalties do petróleo – que envolve algumas dezenas de milhões, sem sequer folhear a matéria. Não sabe quanto, onde e como serão aplicados. Nada.

Recebeu ordens à aprovação urgente. Pronto. Nem questionou. É uma espécie de “democracia impositiva”, made in Francisco José Júnior (PSD) atual inquilino do Palácio da Resistência, sede da Prefeitura local.

Prefeito foi alertado que o juiz Pedro Cordeiro Júnior, num despacho, pedira informações sobre o projeto à Câmara Municipal. Isso desencadeou operação de urgência para evitar comprometimento de sua aprovação.

 

Muitos se sentem em seu habitat, patinhando na lama (Foto ilustrativa)

Daí a decisão tomada hoje no final da manhã, para que projeto fosse votado logo e não à próxima semana. Já! Para o prefeito, matéria jurídica perde seu objeto. Morreria ali mesmo.

No sábado (7), a bancada oposicionista tinha entrado com um Mandado de Segurança Preventivo. No enunciado, pedia a suspensão da tramitação do projeto apresentado à semana passada no Legislativo, até que fossem informados detalhes técnicos como um Plano de Aplicação.

O despacho de hoje do magistrado colocou o prefeito em polvorosa. Houve agilidade em enviar o texto de urgência especial pronto à Câmara Municipal, para a bancada apenas endossá-lo. Assim foi feito.

A decisão da bancada foi anunciada durante suspensão temporária da sessão para os vereadores receberem servidores da Saúde, na sala da presidência. A oposição revoltou-se e pediu até, via telefone, interveniência do Ministério Público (veja AQUI).

Prefeito monitora votação

O presidente Jório Nogueira (PSD) tentou uma decisão intermediária: seria a antecipação da audiência pública sobre a antecipação dos royalties para amanhã. Em seguida, nova sessão botaria a matéria para análise e votação.

A bancada governista fincou pé. “Vamos votar de qualquer jeito. Quem tem maioria é assim mesmo”, bradou um palaciano.

Por telefone, Francisco José passou a interagir principalmente com o líder governista na Casa, Soldado Jadson (Solidariedade).

No plenário, a sessão terminou sendo retomada e o direito a espernear dos oposicionistas Tomaz Neto (PSD), Francisco Carlos (PV), Lahyrinho Rosado (PSB), Vingt-un Neto (PSB) e Genivan Vale (PROS) foi exercido à plenitude.

Depois de muito a oposição argumentar e protestar, tendo apenas o Soldado Jadson levantando a voz para se contrapor (os demais ficaram calados), a votação foi lógica: projeto aprovado.

O toque de ironia na sessão que terminou pouco antes das 16h, acabou saindo da própria bancada governista: fez aprovar uma emenda ao projeto, para que ele seja debatido quanto ao conteúdo  da aplicação dos recursos, após sua aprovação.

Não houve uma votação, mas ‘execução sumária’ coletiva. Trata-se de um crime de lesa-Mossoró.

Nos dá o direito de desconfiar ou mesmo fazer juízo de valor sobre as reai$ necessidades da aprovação a toque de caixa.

Mas deixa pra lá. Aí são outros quinhentos.

Pobre Mossoró!

Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.

Leia também: Governo tenta aprovação antecipada dos royalties na “marra” AQUI.

Leia também: Líder de Governo engana até o Ministério Público AQUI.

Leia também: Inconfessáveis propósitos e o submundo dos royalties AQUI.

Leia também: Operação para antecipação de royalties ‘anestesia’ Mossoró AQUI.

Leia também: Mossoró entrega seu futuro sem qualquer reação AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. francisco moura diz:

    pode ter certeza carlos santos que é sem interesse nenhum (pra os bolsos). é mesmo só para o bem de mossoró. VERGONHOSO.

  2. Marta diz:

    Qual o interesse desses vereadores em votar com tanta pressa sem nem conhecer o teor do que estavam votando? Coincidentemente no ano de eleição!

  3. antonio jose diz:

    Muito vergonhoso a cidade de Mossoró, está passando por isto é bom em 2016 os mossoroense saibam escolher melhor seus representantes. Pobre Mossoró, ainda quer colocar a cidade como uma das melhores do Brasil. O que aconteceu na Câmara Municipal, remete a uma frase de Maquiavel ” Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis”.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “fez aprovar uma emenda ao projeto, para que ele seja debatido quanto ao conteúdo da aplicação dos recursos, após sua aprovação.”
    Em que outro lugar do mundo isto aconteceu, acontece ou acontecerá?
    Depois quando eu digo que tem coisa que só acontece em Mossoró me chamam de exagerado, de sem TATO etc.
    ///
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO CONCLUÍDO HÁ MUITO TEMPO, AGUARDANDO JULGAMENTO.
    AINDA ESTE ANO TEREMOS MUITAS E BOAS NOVIDADES EM MOSSORÓ. AGUARDEM!

  5. Gildemberg Linhares diz:

    Nas esferas federal, estadual e municipal exitem três poderes: Executivo, legislativo e judiciário.
    Aqui em Mossoró existe apenas 2, pois o legislativo funciona como uma secretaria da prefeitura. Absurdo!

  6. rraimundo nonato sobrinho diz:

    As vezes é preciso reconhecer que o crime é organizado. Por que?: Porque é organizado, mesmo sendo foras da lei, é organizado.
    Essa é Mossoró. O texto acima menciona o nome de um juiz. Juiz esse que há 15 anos eu espero uma explicação.
    Há 15 anos eu procurei um Promotor e um juiz. cobrava investigação sobre uma conclusão do TCE. Vereadores em mossoró usam de má fé o dinheiro público. A justiça abriu um processo. Nesta atual legislatura tem vereador citado neste processo. Já se passaram 15 anos e os vereadores rindo da justiça. Que vergonha.
    Nos últimos 20 anos qual foi o prefeito que assumiu a prefeitura de Mossoró que não é suspeito. E a justiça dormindo em berço esplêndido. Cadê o processo senhor Juiz. Cadê o processo senhor Promotor.
    Adivinhe quem está na cabeça das lista. Procurem saber que eu já esqueci o nome do cidadão. Também depois de 15 anos.
    Não vejo nenhuma surpresa na aprovação dos royalts pela CMM.
    Os vereadores fizeram o que sabe fazer, o que o chefe manda.
    Primeiro passo rumo a reeleição foi dado pelo prefeito, e com sucesso. A Oposição de calças na mão
    No próximo ano tem eleição e quem sabe com um pouco de sorte não chove no meu roçado. “No deles”.

    • rraimundo nonato sobrinho diz:

      Corrupto no mínimo deveria pegar prisão perpétua sem direito a regressão de pena, e no máximo pena de morte.
      Não estou acusando ninguém, é minha opinião.

  7. Saturnino diz:

    Com uma câmara agindo desta forma, não vejo importância da existência dela, pois, a função seria de fiscalização e debates, coisa que não existe. Pense em uma economia se não existisse tais vereadores. Enquanto vereador tiver direito a indicação de empregos na prefeitura, teremos uma câmara que é um anexo da prefeitura. Mas, o povo merece porque votou neles.

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    NENHUM PREFEITO FURTA SOZINHO!
    “PREFEITO DE CRATO DENUNCIA ESQUEMA DE VEREADORES À POLÍCIA FEDERAL
    Publicado em 11 de novembro de 2015 por granjahoje
    O prefeito do Crato, Ronaldo Mattos (PSC), denunciou na noite dessa terça-feira (10), na sede da Polícia Federal em Juazeiro do Norte, um esquema montado por vereadores contra sua administração. Segundo o prefeito o esquema consiste em simular e plantar provas falsas, relacionadas a remédios vencidos, para desgastá-lo politicamente.
    Prefeito acusa, ainda, os vereadores de plantarem provas falsas, como a inclusão de remédios e material médico que não fazem parte do uso nos Postos de Saúde. Além da Polícia Federal, a denúncia foi feita à Polícia Civil do Crato.
    Na denúncia, Ronaldo Mattos diz que a perseguição dos vereadores é motivada por pedidos feitos pelos parlamentares, não atendidos pela administração. Ronaldo garantiu que entregou provas das denúncias as Polícias Civil e Federal.”
    ///
    Lendo esta notícia de ontem fica fácil entender porque NENHUM PREFEITO CONSEGUE FURTAR SOZINHO.
    Ou o prefeito desonesto adota o método Rachid ou passa a sofrer uma fiscalização rigorosa. E se a fiscalização rigorosa nada constatar de irregular aplicam o velho golpe de colocar no bolso do suspeito uma trouxinha de maconha, como policiais corruptos faziam anos atrás.
    Então, quando vocês tiverem conhecimento de que um Câmara de Vereadores aprova tudo o que um prefeito quer e a toque de caixa, desconfiem. Muito provavelmente tem caroço debaixo do angu.
    Mas nem todas as Câmaras de Vereadores que assim procedem, aprovando tudo o que o prefeito quer e bem rapidinho, está animada por interesses espúrios. Muitas destas Câmaras aprovam todas as mensagens do prefeito porque colocam os interesses da cidade em primeiro plano. Querem facilitar ao máximo a boa gestão que o prefeito vem realizando. Ou não é isto que está acontecendo em Mossoró com a aprovação deste empréstimo? Que os leitores e o Ministério Público tirem as suas conclusões. E que Deus me proteja!
    ////
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    ATÉ QUANDO OS VEREADORES PENSAM MANTER A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    QUE TODOS FIQUEM ATENTOS
    Este ano nada foi entregue de MATERIAL E UNIFORME ESCOLAR. Nem mesmo um mísero cotoco para justificar a entregar do MATERIAL ESCOLAR foi entregue. E a justificativa para não entregarem os tênis foi a de que os pés das crianças crescem. A venda de blusas que arremedam o uniforme escolar dentro dos colégios se constitui na prova maior de que o UNIFORME ESCOLAR não foi entregue em Mossoró.
    Em 2016 tudo será diferente. Em 2016 os pés das crianças não mais crescerão e elas poderão receber tênis, blusas não serão vendidas dentro dos colégios aos pais de alunos por R$ 15,00 e todos os alunos receberão blusas, calças, bermudas e calções. Livros, cadernos e lápis serão distribuídos em profusão. Todos os pais de alunos ficarão muito agradecidos ao prefeito, coincidentemente candidato a reeleição, e se esquecerão de que em 2015 nada foi entregue de MATERIAL E UNIFORME ESCOLAR. A mídia amestrada se encarregará de fazer o resto através de uma propaganda massiva que a todos convencerá. E felizes e agradecidos ao prefeito que será candidato os pais dos alunos saberão em quem votar.
    Como eu sei que isto vai acontecer? Não, não tenho dons proféticos. Apenas analiso os fatos com isenção.
    Isto vai acontecer, TENHO CERTEZA de que acontecerá, como certeza tenho de que não será considerado como um ato que desequilibra o pleito. Nem o Ministério Público nem a Justiça Eleitoral irão considerar esta maneira de proceder como capaz de influenciar no resultado das eleições.
    Estrategicamente nada distribuem no ano anterior as eleições. E no período eleitoral fazem farta distribuição, COM USO DE DINHEIRO PÚBLICO, de blusas, calças, tênis, mochilas, lápis e cadernos. E por mais incrível que possa parecer, esta forma de proceder não será considerada como capaz de desequilibrar o pleito. E quem aqui levantar a voz para denunciar esta COMPRA DE VOTOS DESCARADA será acusado de ser contra a entrega do UNIFORME E DO MATERIAL ESCOLAR aos estudantes pobres de Mossoró.
    QUE A JUSTIÇA ELEITORAL FIQUE ATENTA AO QUE ACONTECERÁ EM 2016 NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
    QUE TODOS OS MOSSORENSES ARQUIVEM ESTE MEU COMENTÁRIO/DENÚNCIA.
    ////
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER. COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO HÁ BASTANTE TEMPO, AGUARDANDO JULGAMENTO.
    QUE DEUS ME PROTEJA!
    2016 AINDA NOS RESERVA MUITAS NOVIDADES. AGUARDEM!

  10. Carlos diz:

    Peço licença para ir aqui ao banheiro provocar ou melhor vomitar !

  11. Moisés diz:

    Carlos Santos, por favor, se considerar oportuno, liste os nomes dos vereadores de Mossoró que compõem as bancadas de oposição e da situação também. Vamos dar luz aos nomes dos que votaram a favor e dos que votaram contra. Do jeito que a coisa foi feita, ainda que o projeto seja bom, alijar a sociedade da discussão foi uma enorme afronta à população. Inaceitável. Os vereadores que compactuaram com este episódio são verdadeiros traidores do voto popular.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Moisés, boa tarde.

      Contra: Genivan Vale, Tomaz Neto, Vingt-un Neto, Lahyrinho Rosado e Francisco Carlos. Todos da oposição

      Ausentes: Izabel Montenegero por viagem a Brasília e Flávio Tácito, com problemas de Saúde.

      Não votou: Jório Nogueira, porque estava na presidência e regimentalmente não havia necessidade de se pronunciar.

      A favor da antecipação e da votação do projeto antes da audiência pública: Soldado Jadson, Nacízio Silva, Lucélio Guilherme, Claudionor dos Santos, Alex Moacir, Cícera Nogueira, Ricardo de Dodoca, Manoel Bezerra, Tassyo Mardonny, Alex do Frango, Genilson Alves, Celso Lanche e Heró Silva.

      Obrigado pela sugestão.

      Abraços.

Trackbacks

  1. […] Francisco José Júnior (PSD) contratar antecipação dos royalties do petróleo – veja AQUI. O fato ocorrido nessa quarta-feira (PSD) – na Câmara Municipal de Mossoró – tem mais […]

  2. […] Na ocasião, a bancada governista aprovou de supetão o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Mossoró a antecipar ativos financeiros (royalties, por exemplo) – veja AQUI. […]

  3. […] Veja como foi aprovação do projeto em Mossoró clicando AQUI. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.