• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 21/04/2008 - 21:54h

Potiguar perde, mas ganha turno e decidirá campeonato

Num jogo recheado de emoções e situações constrangedoras, o Potiguar sagrou-se campeão do segundo turno do Campeonato Estadual de Futebol do RN-2008. A partida foi hoje à tarde (17h) em Mossoró, Estádio Nogueirão.

Apesar de perder por 2 x 3 para o América, o time mossoroense levantou a taça. Vai decidir o campeonato contra o ABC.

O confronto para uma platéia de quase oito mil pessoas começou corrido, com uma arbitragem truncada e cheia de equívocos, conduzida por Reginaldo Gomes. O meio-campista Saulo fez 1 x 0 em rápido contra-ataque aos 22 minutos e aos 29, noutro lance parecido – em que o atacante Paulo Matos fez falta no zagueiro Gustavo -, o meia Madson ampliou.

Mas o primeiro tempo ainda reservou muito tumulto.

O juiz marcou um pênalti e deu cartão amarelo para o zagueiro Gustavo, do Potiguar, aos 33 minutos. Em seguida anulou a marcação e o amarelo, atendendo à sinalização do bandeirinha Milton Otaviano, que apontara impedimento.

Depois de muito bate-boca e pressão contra o bandeirinha, o jogou foi reiniciado e o América levou a pior. O atacante Sandro recebeu uma bola sem marcação, entrou diante do goleiro Azul e friamente tirou a bola do seu alcance.

Para completar a tensão, Reginaldo expulsou o cabeça-de-área Ivo aos 47. O jogador parecia nervoso desde o início da partida. Tinha recebido amarelo anteriormente e noutra falta mais rígida levou outro amarelo e em seguida o vermelho.

Na saída, Ivo tirou a camisa ainda em campo e teria desacatado um policial. Terminou preso, saindo algemado de campo. A acusação principal seria de crime de racismo contra o militar.

Vários jogadores do América perderam o controle. O zagueiro Emerson chegou a ponto de pegar a taça do segundo turno, que estava colocada num pedestal, para exibi-la em tom provocativo para os torcedores do Potiguar. O lateral-direito Rodrigo Santos tirou a camisa e a chutou ainda em campo.

A polícia levou Ivo assim mesmo para a Delegacia de Plantão. Em seguida, o árbitro encerrou o primeiro tempo.

Segundo tempo

No segundo tempo, o América começou sendo pressionado e o Potiguar parecia afobado, apesar de ter um jogador a mais. Aos poucos o time natalense foi tomando conta do jogo. Aos 14 minutos, o lateral-esquerdo Jorge Guerra sofreu pênalti. Madson cobrou e levou o alvirrubro natalense para mais perto da decisão por pênaltis: 3 x 1.

O goleiro Marcos Paulo, do Potiguar, apareceu em pelo menos uns quatro lances decisivos, impedindo mais gols americanos. Sem acertar um contra-ataque, incapaz de valorizar a posse de bola e dominado pelo adversário, o alvirrubro de Mossoró só se salvou aos 45 minutos.

Em contra-ataque, o Potiguar chegou à pequena área, quando o meia Vaninho cruzou e o centro-avante Ítalo desviou do goleiro Azul. O América precisava vencer com três gols de vantagem para levar a decisão para os pênaltis ou por quatro, o que o deixaria como campeão.

Além da arbitragem que influiu no resultado final do jogo, o treinador Miluir, como tem sido comum, demorou a fazer modificações e mudanças táticas necessárias. Escalou o meia Paulinho como lateral-direito. Só o tirou no segundo tempo, após levar dois gols e vários lances de perigo serem criados no espaço desse jogador.

No segundo tempo, apesar de ter um jogador a mais, não valorizava a posse de bola. Só tirou o apagado Jean ao final da partida, botando o meia Roberto, que conseguiu cadenciar e acertar mais o meio de campo.

Precisou o zagueiro Gustavo se contundir, para Miluir colocar o rápido atacante Canindezinho para puxar contra-ataques.

O América fez por onde merecer a vitória. Como tinha perdido a primeira partida da final por 3 x 0 em Natal, para o mesmo Potiguar, na quinta (17), o time americano não conseguiu o título.

Potiguar e ABC decidirão o Estadual-2008 em dois jogos, sendo o primeiro na quinta (24), no Nogueirão, às 20h30. O segundo será em Natal, no Estádio Frasqueirão, no domingo (27), às 17h. Além disso, o time de Mossoró está classificado para a Copa do Brasil 2009 e a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro-2008.

Ficha Técnica:

Potiguar: Marcos Paulo; Paulinho (Paulão), Gustavo (Canindezinho), Ricardo Braz e Eduardo; Max, Daniel, Jean (Roberto) e Vaninho; Ítalo e Sandro. Técnico Miluir Macedo.

América: Azul; Rodrigo Santos, Robson, Emerson e Jorge Guerra (Michel Mineiro); Ivo, Fábio Recife, Saulo e Madson; Paulo Matos e Paulo Rangel (Leandro Safira). Técnico Carlos Moura

Local: Nogueirão (Mossoró)
Horário: 17h
Arbitragem: Reginaldo Gomes, Milton Otaviano e Luiz Cândido.
Cartões amarelos: Emerson, Ivo e Michel Mineiro (América); Vaninho, Gustavo, Max, Ricardo Braz e Eduardo (Potiguar-M).
Cartões vermelhos: Ivo e Michel Mineiro (América).
Renda: R$ 65.010,00
Público Pagante: 6.096
Público Não-pagante: 1.543
Público Total: 7.639.

Compartilhe:
Categoria(s): We Are The Champions

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.