• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 06/10/2023 - 22:34h
Mossoró

Saldo de empregos deve chegar a quase 6 mil vagas em 2023

Michelson entende que empregabilidade dará reflexos no próprio comércio (Foto: Arquvo)

Michelson entende que empregabilidade dará reflexos no próprio comércio (Foto: Arquvo)

As empresas situadas em Mossoró devem terminar 2023 com um saldo positivo de 6 mil empregos formais, um crescimento de aproximadamente 50% em relação ao desempenho observado no ano passado.

A projeção do Instituto Fecomércio RN (IFC) parte dos dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que mostram saldo positivo de 1.409 carteiras assinadas em agosto – acréscimo de 498 vagas (+54,7%) em comparação ao mesmo período de 2022.

“Mossoró foi beneficiada pela retomada do polo petrolífero e a ampliação da área plantada, que deram um impacto muito expressivo nos negócios que atuam nos setores do comércio e de serviços. Em agosto, nosso Comércio criou 381 vagas, um crescimento de mais de 1.000% em relação às 33 vagas abertas no mesmo período do ano passado. O saldo do setor de serviços, por sua vez, cresceu mais de 520% – saltando de 35 para 220 postos de trabalho”, explicou Michelson Frota, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró) e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN).

Os números registrados no acumulado em 2023, de janeiro a agosto, reforçam o crescimento do saldo de empregos de Mossoró em relação ao ano passado. O destaque é o segmento do comércio, que viu o número de novas carteiras de trabalho assinadas sair de 40 para 404 (+910%); enquanto os negócios que atuam com serviços apresentaram saldo de 2.905 vagas até o oitavo mês do ano – 569 postos de trabalho (+24,4%) a mais do que em 2022, quando o setor somava 2.336 vagas.

De acordo com o vice-presidente da Federação, o saldo positivo de empregos formais é um indicador de otimismo para o setor produtivo. “Se nossa projeção for confirmada, esse aumento expressivo no número de carteiras assinadas terá um impacto grandioso na geração de renda em Mossoró. Com mais gente trabalhando, o poder de consumo das famílias certamente crescerá e todo mundo vai sair ganhando – tanto quem compra, quanto quem vende”, ressaltou Michelson.

Leia também: Pelo 6º mês seguido Mossoró é quem mais gera empregos no RN.

Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Heytor George diz:

    Com a abertura dos ATACADÕES, cidade e Açaí, deu uma injetada boa na cidade, Mossoró há décadas que não crescia tanto, atraso, com a reforma do Aeroporto, Mossoró só tem a cresce.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.