domingo - 28/01/2018 - 07:06h
COLUNA DO HERZOG

Lula e Bolsonaro, extremos que se completam na sucessão


Por Carlos Santos

A iminente inelegibilidade do ex-presidente Lula da Silva (PT), em face de condenação em segundo grau, ocorrida à semana passada (veja AQUI), embola sobremodo a sucessão de Michel Temer (MDB). Mas quem seria o principal favorecido com esse fato?

Ouvimos algumas vozes que apontam para provável crescimento do nome de Jair Bolsonaro (PSC-RJ); outras até antecipam sua vitória. Nada disso. Menos, menos.

“Os extremos não se excluem. Pelo contrário, se completam e se influenciam mutuamente”, lembra o consagrado jurista Paulo Nader.

O prélio entre Bolsonaro e Lula faz bem a ambos. Um “precisa” do outro para garantia de uma polarização excludente, ou seja, de inibição de algum eventual e potencial disputante. É como um clássico ABC x América, por exemplo.

Essa emulação é benéfica aos dois extremos, reiteramos.

O ódio ofídico que vomitam de lado a lado, como peça de marketing ou reflexo de estupidez mútua, elevou-os aos píncaros da preferência popular, açulando a massa ignorante – e outros tantos inocentes – a uma guerra doentia.

“A toda ação corresponde uma reação”, provou o físico inglês Isaac Newton (1642-1727), no que ficou conhecido como “princípio da ação e reação”.

Sem Lula, Bolsonaro precisará de outro contendor para não ficar falando sozinho até definhar. O que não significa que o petismo cruzará os braços.

Lula seguirá à frente do seu exército vermelho, para sustentar capital mínimo que catapulte o partido ao segundo turno, com ou sem ele. Provavelmente sem ele.

Os dois pré-candidatos conflitantes sabem que um candidato de centro pode surgir e galvanizar a atenção popular. Em especial daqueles eleitores que veem em ambos o próprio retrato de um país rachado, irritadiço e intolerante. O Brasil de hoje; talvez o mesmo de amanhã.

PRIMEIRA PÁGINA

O governador Robinson Faria (PSD) e sua Comunicação acharam a coisa mais natural do mundo a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) publicar nesse sábado (27) a instalação (veja AQUI) de um Inquérito Civil Público (ICP) para lhe investigar por uma série de supostas irregularidades na gestão estadual, que podem lhe trazer sanções políticas, cíveis, criminais e administrativas. Sequer emitiu uma manjada “nota de esclarecimento” em contraponto.

A “caixa-preta” do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) sobrevive a uma averiguação mesmo superficial da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Inquérito Civil Público (ICP) que deflagrou, para investigar a gestão Robinson Faria (PSD)? Sei não. Talvez não. Ouvido ao chão como bom índio Sioux, Navajo, Apache, Cherokee, Comanche ou Cheyenne.

Nas eleições municipais de 2016, PT e MDB estiveram juntos – em chapas majoritárias – em 570 municípios do país (veja AQUI), apesar do enfadonho discurso de “gópi“. A propósito, a cúpula nacional petista há tempos refreia essa ladainha, pois trabalha aliança com o MDB em vários estados. O papel do emedebismo como partido de centro, é de uma importância elementar no Congresso Nacional e assim tende a continuar. As urnas dirão.

Três partidos empenham-se à mudança de nome: O Partido Social Democrata Cristão (PSDC), que passaria a ser o Democracia Cristã (DC); Partido Ecológico Nacional (PEN), que deseja ser o Patriota (PATRI) e o Partido Progressista (PP) que pleiteia ser apenas Progressistas, mantendo a sigla PP. Ano passado, o Partido Trabalhista Nacional (PTN) ganhou a capa do Podemos (PODE) e o Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) já se converteu no Avante. O PMDB deu marcha à ré e voltou a ser Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Gilmar Mendes, ministro do STF, caminha para ser o voto decisivo na iminente reviravolta na Corte, quanto à prisão para condenados em segunda instância. Odiado por 11 em cada dez petistas, pode acabar livrando o ex-presidente Lula do cárcere. Mas certamente não o fará por ele, mas por convicções próprias e para dar uma forcinha a quem costuma proteger por lá. Abrirá a porteira de vez, digo, a cela do xilindró.

O empresário Jorge do Rosário (PR) avança no planejamento e ações práticas, para se eleger deputado estadual este ano. Ele foi candidato a vice-prefeito de Mossoró em 2016, na chapa encabeçada por Tião Couto (PSDB).

Nessa quarta-feira (31), o Instituto Datafolha deve apresentar os primeiros números de pesquisa eleitoral pré-campanha, à Presidência da República, pós-condenação em segundo grau do ex-presidente Lula da Silva (PT).

Já publicamos antes e agora traduzimos em números: o segundo voto ao Senado este ano poderá definir os eleitos no RN. Serão duas vagas em disputa. Na última pesquisa Instituto Consult/Fiesp publicada no dia 14 de dezembro passado (veja AQUI), a soma das intenções de primeiro e segundo votos ao Senado mostrava leve dianteira do senador Garibaldi Filho (MDB), com 18,88%, tendo a deputada federal Zenaide Maia(PR) em segundo com 15,24% e o senador José Agripino (DEM) um pouco mais atrás, empalmando 12,12%. Se não houver maiores alterações e surgir alguma grande novidade, Agripino e Zenaide disputarão a segunda vaga.

TÚLIO RATTO – JANELA INDISCRETA

EM PAUTA

Aeroporto – Provavelmente em meados desta semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fará vistoria para observação de vários itens indispensáveis à operacionalização comercial do Aeroporto Dix-sept Rosado (Mossoró). Mas ninguém se apresse em anunciar que será resolvido logo. Esse é um processo ainda muito delicado não é para já.

Durval – O baiano Durval Lelys, ex-vocalista do Asa de Águia, é atração confirmada no Carnapau, carnaval fora de época de Pau dos Ferros, que vai ocorrer entre 6 e 8 de julho. Ele estará no dia 7 em cima do trio-elétrico.

Homens - “Talvez eu seja a solução” será o segundo livro com assinatura conjunta das repórteres sociais Marilene Paiva e Rafaella Costa. Sairá pelo selo da Terceirize Editora ainda este ano, com perfis e histórias de 50 homens. Ano passado elas estrearam com “Por isso não provoque”, com 50 mulheres de sucesso em diversas áreas.

Rafaella e Marilene estão com segundo projeto editorial em andamento após sucesso da publicação inicial (Foto: Célio Duarte)

Terra do Sal – Ficou para essa segunda-feira (29) a estreia da TV Terra do Sal, com sede em Mossoró. Ela será captada pelo sistema cabo da Brisanet (Canal 173) e também no aberto (Canal 14). Sua sede é no 11º andar do Centro Comercial Caiçara, centro da cidade. Alcançará parte do RN, Paraíba e Ceará, graças ao sistema de cabeamento.

Solidariedade – Nossa solidariedade ao casal Pedro Jorge Nogueira-Madalena e família pela perda da filha Adriana à semana passada. Que vocês consigam ter forças para a administração de uma dor que, com certeza, é enorme. Que descanse em paz!

Púrpura (Reprodução)

Livro – O médico cardiologista João Paulo Gurgel de Medeiros está com seu segundo livro à mão. O anterior foi lançado no ano passado em Mossoró. “Púrpura” é uma coletânea de poemas acerca de vários temas marcantes da vida de todos nós. A novidade é que pode ser adquirido virtualmente (veja AQUI).

Karnal - O doutor em História Social e escritor Leandro Karnal fará palestra no dia 8 de março, às 20h30, no Teatro Riachuelo em Natal. “Felicidade e liberdade: a busca por um mundo de significados reais” será a essência de sua abordagem. O palestrante é um nome que se popularizou na mídia convencional e nas redes sociais.

Caby – A Missa de Sétimo Dia do radialista, escritor e publicitário Caby da Costa Lima está marcada para essa segunda-feira (29), às 17 Horas, na Catedral de Santa Luzia em Mossoró. Ele faleceu no último dia (veja AQUI), deixando uma legião de amigos e familiares pesarosos. Valeu, “Camaradinha!”

SÓ PRA CONTRARIAR

Quem acredita que o ajuste fiscal do Governo Robinson Faria equilibrará as contas do estado, levante a mão.

GERAIS… GERAIS… GERAIS

Obrigado à leitura do Nosso Blog a Emery Júnior (Mossoró), Ricardo Rosado (Natal) e Jane Eyre (São Vicente).

Foi nessa sexta-feira (26), a colação de grau como bacharel em Direito, do jovem Rodrigo, filho do advogado José Luiz Carlos de Lima. Sucesso, meu caro.

Cafezinho novo na praça e dos bons. É o “Café Imperial”, em Mossoró, Rua Doutor João Marcelino, 665, pertinho do Hospital Wilson Rosado.

Veja a Coluna do Herzog do domingo passado (21), clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Charge de Túlio Ratto / Coluna do Herzog

Comentários

  1. João Claudio - Reprovado em todas as matérias do Mobral. Sorry! diz:

    A foto (a primeira do post) e o fato.

    Encantador de Burros X Bunda Suja.

    Difícil saber qual dos dois é o pior para o país.

    brasil, país de terceira. Para muitos, se melhorar estraga.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ONDE ANDA PACHECO?
    Se alguém encontrar este Pacheco em algum lugar, por favor, avisar que Mossoró continua aguardando a doação de 15 milhões que ele prometeu para a construção do Santuário de Santa Luzia.
    Disse ele que mora na cidade de Escada-PE.
    Só não disse qual o seu ramo de atividade. E como ninguém perguntou…
    Eu fui um dos que disse que isto era uma presepada. E por isto dizer fui acusado de estar contra a construção do Santuário de Santa Luzia. Na verdade eu não consegui engolir uma muganga tão mal feita e com fins ELEITOREIROS.
    É preciso localizar o Pacheco a fim de que ele conte esta história tim-tim por tim-tim,.
    Esta busca pode começar na cidade de Escada procurando saber qual o ramo de negócio desde Pacheco.
    O QUE MAIS FALTA ACONTECER EM MOSSORÓ?
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM 2018. E MAIS NÃO DIGO.

  3. Adílio diz:

    Carlos Santos, muito obrigado pelas palavras de solidariedade nesse momento tão difícil para toda a família e, em especial, para os meus pais em nome dos quais eu agradeço de todo o coração. Forte abraço.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Deixe de tergiversar Sr. CIENTISTA POLÍTICO JOÃO CLAUDIO, mesmo porque, até o mundo mineral sabe, …BOLSONARO, foi, é e, continuará sendo o seu Cãoditado predileto, claro até segunda ordem, ordem essa emanada da REDE BOBO DE TELEVISÃO…!!!

    Entendeu, Sr. CIENTISTA POLÍTICO À LÁ EXTREMA DIRETA, ou quer que desenhe…!!!???

    Aliás, o Blogcarlossantos, acaba de lançar mais uma Cãodidato de sua predileção, qual seja Flavinho Neo-Escravocrata Rocha…!!!

    Esse se emplacar, não tenhamos dúvida que a REDE BOBO DE TELEVISÃO APOIARÁ…!!!

    O problema, reside, exatamente, nesse pequeno detalhe….EMPLACAR…!!!
    Daí te indago, agora, decidiu ou não decidiu…Vai ou não Vai…!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARÁUJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. João Claudio diz:

    ♫ Se o povo falar, falar

    ♫ Nem ligo

    ♫ Nem ligo, deixe o povo falar

    (Bis)

    ♫ Se o povo falar, falar

    ♫ Nem ligo

    ♫ Nem ligo, deixe o povo falar

  6. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Sobre tudo:
    Candidatos : o Dr. Fransueldo anda meio exaltado. Calma, Dr.
    Aeroporto: assunto comentado entre as tartarugas.
    Durval Lelys: brilhe no Carnapau.
    “Talvez eu seja a solução “. Curiosa. Sucesso, Marilene e Rafaella.
    TV Terra do Sal: bem-vinda!
    Adriana: que sua passagem tenha sido o caminho para os braços de Nosso Senhor.
    Dr.João Paulo Gurgel de Medeiros: sucesso com “Púrpura”. A cor é bela!
    Leandro Karnal: sou fã de carteirinha. Não percam.
    Caby, amigo. Até um dia!
    Adílio, desculpe se eu estiver fora de hora. Entendo que um abraço amigo é sempre bem-vindo. Receba o meu. Que Nosso Senhor conforte sua família. Aos seus pais, meu carinho.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, Naide. Sempre elegante nas palavras e nos gestos.

      Obrigado pela convivência diária ao lado dos nossos milhares de webleitores e deste escritor mundialmente desconhecido e blogueiro nacionalmente ignorado (hoje, menos).

      Abração.

      P.S – E cuidado os netos. Vi um passando em alta velocidade pelo corredor.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.