• Banner Lion Brazil Fim de 2019 - 05-12-19
terça-feira - 03/12/2019 - 17:36h
Fim do Proedi

Grupos que ofertam 12,5 mil empregos ameaçam sair do RN


Duas das maiores indústrias têxtil e de confecções do RN, a Vicunha Têxtil e a Guararapes Confecções, estão revendo suas atividades no estado, após suspensão temporária do Programa de Estímulo e Desenvolvimento Industrial (PROEDI), em Natal, por meio de decisão judicial.

Guararapes emprega mais de 7,5 mil pessoas no RN, de forma direta e indireta no RN (Foto: Arquivo)

O Grupo Vicunha anunciou, por meio de nota, nesta segunda-feira (2), que irá interromper investimentos devido à instabilidade jurídica gerada com a decisão de suspender os incentivos. A Guararapes Confecções, ligada ao Grupo Riachuelo, já havia se posicionado sobre a possibilidade de migração de empregos para outros estados.

A indústria Vicunha é responsável por 5 mil empregos diretos e indiretos. Já a Guararapes gera 7.500 empregos diretos e indiretos.

Caso o programa seja suspenso – e sem a possibilidade legal de reeditar o Proadi -, o Rio Grande do Norte ficará sem um programa de estímulo industrial. O que pode acarretar em perda de competitividade para a indústria local, a paralisação de investimentos, redução de empregos e até a retirada de empresas qualificadas, hoje, no Proedi, que poderão migrar para estados vizinhos.

Mais de 120 indústrias

Ao todo, há 120 empresas instaladas em 29 cidades potiguares contempladas pelo Proedi – dois meses após o início do programa. E, juntas, geram cerca de 22,6 mil empregos.

A decisão judicial que suspendeu o Proedi atende pedido da Prefeitura de Natal (veja AQUI). Outros municípios entraram com ação, alegando perda de receitas com o repasse do ICMS do estado para os municípios (veja AQUI). A Federação das Indústrias do RN (FIERN) reagiu e reforçou luta política e no campo judicial (veja AQUI).

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Que ameaça séria! Assunto para ser revisto com a maior atenção haja vista o grande número de pessoas sujeitas a perderem seus empregos.

  2. junior diz:

    E bom que feche e fatão por fataz de tudo isso esse veio para acabar o resto.

  3. Victor diz:

    E o bom é o Prefeito Álvaro Dias que sai por ai reclamando daqueles que “querem impedir o desenvolvimento econômico” do Estado. Outro dia só faltou pegar ele próprio um martelo pra derrubar o prédio do hotel reis magos que os pernambucanos há anos tentam derrubar. Pimenta no dos outros é refresco, prefeito.

  4. João Claudio - Papai Noel vem aí. HÔ! HÔ! HÔ! diz:

    Os compradores do entulho cagado não passam de um magote de frouxos.

    Imaginaram que fariam um grande negócio, para si e para a cidade, mas tomaram na tampa.

    Perguntar não ofende.

    A quem interessa manter intocável aquele entulho fedorento a bosta?

    O tombamento daquilo leva a quê, aonde?

    - Mô, vai ver que vai servir comi um novo trampolim da vitória?

    - TRAMPOLIM? Já sei! A deputada PTralha que abraçou a causa, digo, abraçou o entulho cagado, e que está impedindo os donos de derrubarem o restin que restou do hotel, vai fazer impulso no ‘trampolim’ e voar até Marte.

    - Tadinha da NASA. Vai levar poeira da deputada.

    - Ora, se vai?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.