• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 11/12/2020 - 23:36h
Justiça

Juíza determina nomeação de reitor eleito para o IFRN

Arnóbio: nomeação (Foto: Web)

A juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, determinou em tutela de urgência nessa sexta-feira (11), que o Governo Federal nomeie em até cinco dias o professor José Arnóbio de Araújo Filho como reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A decisão da juíza acolhe pedido do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE).

Arnóbio obteve 48,25% dos votos contra 42,26% de Wyllys Farkkat Tabosa, que era reitor da instituição, em consulta interna realizada ano passado. Outros dois professores participaram do processo eleitoral: Ambrósio Silva de Araújo e José Ribeiro de Souza Filho.

O governo Jair Bolsonaro acabou nomeando (veja AQUI) o professor Josué Moreira no dia 20 de abril desse ano como reitor pro-tempore (provisório, por tempo indeterminado), atendendo a critério político-partidário. A indicação foi do deputado federal General Girão (PSL).

Manifestações e decisões

Em maio, Gisele Leite chegou a conceder liminar (veja AQUI) para posse de José Arnóbio, mas o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) derrubou sua determinação (veja AQUI).

O Ministério Público Federal (MPF/RN) desencadeou investigação para apurar a indicação de Josué Moreira (veja AQUI). Nesse ínterim, acabaram surgindo diversas manifestações contra Moreira e em prol da nomeação do reitor eleito (veja AQUIAQUI).

O Governo Bolsonaro alegou para não nomear Arnóbio, que ele respondia a processo administrativo. Seu mandato deveria ter começado dia 18 de abril, para o período 2020-2024. Ele é professor do IFRN há mais de 25 anos.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Política

Comentários

  1. jesse de andrade alexandria diz:

    E ainda tem um parlamentar de caserna querendo ir contra a democracia. Mas do giro ele gerará um “girau”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.