• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 20/11/2019 - 13:58h
Política

Por birra, José Dias julga que Fátima faz só “turismo”

Em seu pronunciamento, durante a sessão ordinária nessa terça-feira (19) na Assembleia Legislativa, o deputado José Dias (PSDB) disse não concordar com a viagem da governadora Fátima Bezerra (PT) para França e outros países europeus, além da China, a fim de negociar parcerias.

“Eu não acredito que essa viagem trará benefícios econômicos para o nosso Estado”, desacreditou. Para o deputado, “é um turismo às custas do povo pobre, das pessoas que precisam do básico da saúde pública, do povo que está morrendo por falta de assistência da saúde do Rio Grande do Norte”.

José Dias teve postura diametralmente oposta em relação às viagens de Robinson Faria(Foto: AL)

A posição do parlamentar ignora, por exemplo, passado recente do governo que ele chegou a apoiar, mesmo com relações pessoais abaladas com o governador Robinson Faria (PSD). Aplaudiu iniciativa do governo (2015-2018) de abrir contatos com setores estatais e do empresariado chinês, em fevereiro de 2017.

Bem antes, logo no início do segundo ano da gestão Robinson Faria, fevereiro de 2016, já avalizara viagem do governante à Colômbia. Robinson justificou que conheceria a política de segurança pública do país, exemplo para o mundo (veja AQUI). Para o RN, o efeito foi zero.

Resultados

Quanto à jornada chinesa, os reflexos da abertura de diálogo de Robinson – viagem de oito dias – podem ser sentidos hoje. Ele, ao lado de comitiva empresarial e auxiliares, passou por Hong Kong; depois, Shanghai, Whangzhou e Suhzou.

Investimentos em energias limpas (veja AQUI e AQUI) e exportação do setor de fruticultura estão se materializando. Outros negócios com somas milionárias e bilionárias podem se confirmar adiante pelas mãos de Fátima Bezerra.

Recentemente, o governador paulista João Dória (PSDB) desembarcou no Japão com igual finalidade. Buscou se apresentar e apresentar seu estado ao capital nipônico, à atração de investimentos.

Quanto à governadora Fátima, o diferencial mais nítido em relação ao antecessor e a Dória, é que ela faz parte de um colegiado de governadores nordestinos. Não age individualmente. Tem prós e contras nessa composição.

Eles formataram o que se denominou de Consórcio Nordeste (veja AQUI), com um objetivo administrativo-econômico claro e outro político – subliminar – não confessado: fazer frente ao Governo Jair Bolsonaro (sem partido). Os governadores repetem como entes federados estaduais, o que é comum acontecer entre municípios: parcerias intermunicipais segmentadas na saúde, transporte ou outra área.

Oportunidades, competência e fragilidades

Infraestrutura de transporte, energias limpas, minério, turismo, fruticultura e indústria cloroquímica são possibilidades que se abrem para o RN. A competência do atual governo para aproveitar o que está sendo feito, é outra questão.

Se o RN não estiver preparado, mesmo que surjam algumas oportunidades elas fatalmente vão migrar para outros estados vizinhos, caso do Ceará. Meios públicos e privados avançaram sobremodo no território cearense, da capital ao interior. Politicamente, também, com maior flexibilidade e canal de diálogo do seu governador, Camilo Santana (PT), com o Palácio do Planalto.

O deputado José Dias não censura e julga antecipadamente a viagem por desconhecimento de causa. Ele é, sem dúvidas, um dos parlamentares mais preparados da Casa. Sua postura parece mais birra. A birra que lhe faltou na administração Robinson em situações parecidas. Compreensível.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Uma SÓ constatação derruba essa pifia e descabida atitude do ZÉ Dias. Ele é casado com uma irmã do carismático líder político Aluízio Alves, que, quando teve retumbante Vitória ao governo do estado em 1960, derrotando a chapa Djalma Marinho e Vice o então Deputado estadual Vingt Rosado. Pois bem. AO Zé Dias compost o primeiro escalão do governo, assumindo a pasta da Habitação Social que aglutinava a famosa COMOANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR, que construiu os primeiros conjuntos habitacionais de Mossoró, construindo-se os Conjunto IPASE defronte ao Aeroporto, outro Conjunto habitacional ao lado do famoso prédio da CIBRAZÉM, no bairro Santo Antonio, e o famoso e grande Conjunto Habitacional Walfredo Gurgel, popularmente conhecido como Conjunto COHAB, no grande bairro Alto de São Manoel. Aí começou o arcabouço para arregimentação de voto. Anotem e confiram.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Como não poderia deixar de ser, a postura do DePUTA estadual acima nominado, meu caro Carlos Santos, não apenas parece birra, , pois de fato, é birra somada à uma série de variáveis insertas na cartilha do fisiologismo e da corrupção tão vinculada secularmente ás tradicionais castas dos políticos Potiguares, políticos esses, cujo lugar comum deveras se assenta no mero discurso cínico e demagógico e ação absolutamente vazias….!!!

    Como não poderia deixar de ser, os DIAS, não discrepam dessa nociva e atrasada prática parlamentar que basicamente muito diz e pouco faz quando o norte e o dever apontam fiscalizar o executivo. No caso, o oportunismo e a cara lavada do DePUTA estadual, apenas e tão somente, acentuam a canalhice, tornando latente o combate político conservador e reacionário. o qual é feito da forma mais baixa e vil possível….!!!

    Conforme já enumerado e lembrado no texto inserto no Blog, respeitosamente indaga-se, por qual razão o DepPUTA ESTADUAL JOSÉ DIAS, jamais se incomodou e (ou) buscou saber as razões , vantagens e desvantagens das viagens da governadora Rosada, do Governador Róbinson Farias…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. as João Claudio diz:

    Sétima Arte A-PRE-SEN-TA…!

    SALA 50 – O Pintinho Amarelinho’. (Humor para crianças e adultos)

    Sinopse:

    História de um Pintinho Amarelinho que ama a cor vermelha e odeia a cor verde.

    Sente náuseas só em ouvir falar de bacurau e rosadus. Costuma banhar-se nas águas da Barragem do Apodi.

    O seu canto é diferenciado dos outros pintinhos.

    Enquanto os pintinhos fazem Piu! Piu! o Pintinho Amarelinho canta ‘Mula lá….Mula lá…! Quando está com fome ele faz: DIL…ma! DIL….ma! DIL…ma!

    Uma gracinha, né não?

    Você vai se cagar-se de tanto rir. É imperdivelmente imperdivel.

    ‘Numperdam’ os próximos lançamentos.

  4. Raniele Costa diz:

    Sim ! Zé Dias têm toda razão Maria de Fátima Silva foi fazer turismo na Europa em quanto o RN sem sorte têm um dinheirinho pra bancar alguma regalias ou mimos, vamos ver quanto o estado vai lucrar com esses contratos milhonarios que ela diz que vai conseguir, depois vocês me digam !

  5. Victor diz:

    Qualquer crítica de um dos bajuladores-mor de alguém como Robinson Faria deve ser jogada na lata de lixo imediatamente. Este senhor é do tipo que crítica o sol porque apareceu e as nuvens se estas o cobrissem, salvo se o Sol ou a Nuvem for Robinson Faria. Aí não, para o Zé Dias, tudo pode.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.