• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 28/04/2021 - 11:08h
Hospital São Luiz

Sem kit intubação e insumos, hospital desativa 15 leitos UTI

São Luiz tem responsabilidade por insumos, diz TAC, mas busca socorro (Foto: reprodução)

São Luiz tem responsabilidade por insumos, diz TAC, mas busca socorro (Foto: reprodução)

Do Diário Político e Blog Saulo Vale

Dos 50 leitos de UTI Covid-19 do Hospital São Luiz em Mossoró, 11 estão bloqueados sem a possibilidade de receber pacientes por causa da falta de ‘kit intubação’ e outros 4 por falta de insumos. Os bloqueios começaram nessa terça-feira, 27/04.

As informações constam no sistema RegulaRN/Lais UFRN. Os leitos são contratados por meio de pactuação entre Governo do Estado (70%) e Prefeitura de Mossoró (30%).

Em contato com o Blog Saulo Vale, a diretora do Hospital São Luiz, Larizza Queiroz, informou que tem entrado em contato com os entes (Prefeitura, Governo do RN e Ministério da Saúde, para resolução do problema. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) se manifestou em nota sobre esse problema:

A Sesap esclarece que responsabilidade de abastecimento de insumos e medicação é do Hospital São Luíz, de acordo com a pactuação para o funcionamento dos leitos de UTI Covid-19,  através de Termo de Ajustamento de Conduta. Os leitos do hospital que estão bloqueados, se dão  por falta de kit de intubação, insumos que estão em escassez a nível nacional.

A Sesap informa ainda que, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), vem auxiliando hospital São Luís com envio de anestésicos. Porém, a situação atual dos estoques da Sesap, voltados para a rede estadual, encontra-se no limite.

Parte dos medicamentos está em processo de reposição, alguns com empenho já emitido e outros em finalização de aquisição.

A Sesap mantém-se vigilante na busca por garantir a disponibilidade de insumos para manutenção  da rede hospitalar. Destacamos ainda que apesar da requisição ter sido feita pelo Ministério de Saúde aos produtores e fornecedores, o Rio Grande do Norte não vem recebendo esse suporte com regularidade,  e não existe cronograma para o fornecimento por parte do governo federal.

Nota do Blog Carlos Santos – Já postamos matérias sobre o assunto e antecipamos que esse colapso iria ocorrer (Falta de “kit intubação” pode gerar clima de terror em hospital).

Tendência é que se agrave, como acontece no país, inclusive em hospitais privados. Veja o que mais matérrias em que reportamos esse quadro:

Leia também: Municípios vivem risco de falta de oxigênio e “kit intubação”;

Leia também: Quase mil municípios temem ficar sem “kit intubação”;

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. “NETINHO MAGNATA” diz:

    Fechamento de leitos de UTI????

    Já acabou o COVID????

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.