• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 10/12/2013 - 08:12h
TRE hoje

Sentença de Cláudia e vice pode tornar Rosalba inelegível

Tem contornos dramáticos a sessão de hoje, no horário regimental das 14h, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Devem ser julgados pelo menos dois recursos, que podem ratificar condenação da prefeita e vice cassados/afastados e inelegíveis (oito anos) de Mossoró, Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB).

Rosalba, Cláudia e um avião problemático

O agravante, é que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pode sofrer respingos de uma decisão dessa natureza, se tornando inelegível por oito anos.

Isso ocorrendo, ela ficará impossibilitada de concorrer à sua própria reeleição em 2014, se houver condenação no recurso de número 547-54. O processo está na pauta desta terça-feira (10).

Em essência, os autos tratam de sua presença supostamente abusiva na campanha, utilizando estrutura pública.

Rosalba teria usado bens público para beneficiar Cláudia e Wellington Filho, como avião do Estado que pousou 56 vezes em Mossoró, somente no mês de setembro de 2012, final da campanha eleitoral.

“Esperteza”

O desembargador João Rebouças e o juiz substituto Thiago Smith alegaram suspeição e faltou quórum, quando o processo seria julgado no último dia 26 de novembro.

O recurso tem como relator o juiz federal Eduardo Guimarães, que está em férias. Mas seu substituto, o também juiz federal Marco Bruno Miranda, dará o voto, abrindo o julgamento.

Em seu parecer, o procurador regional eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, atesta que “foi usado indevidamente bem público (avião), não de modo explícito, mas, ao contrário, de forma dissimulada.” E acrescenta: “(…) Entender, ao contrário, seria prestigiar a esperteza e o engodo”.

Segundo dados oficiais levantados no Departamento de Aviação Civil (DAC), o avião pousou 56 vezes em setembro de 2012 no Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró. A maioria dos registros é centrada em finais de semana (veja matéria especial AQUI).

Numa média-mês, são quase dois pousos por dia em setembro (último mês da campanha municipal).

Para se ter uma ideia da desproporcionalidade de utilização da aeronave em relação a um ano sem campanha eleitoral, basta fazer comparativo com 2011, primeiro ano de gestão da governadora. As aeronaves utilizadas pelo Governo do Estado pousaram em Mossoró 86 vezes, durante os 365 dias do ano, ao contrário de 56 poucos/decolagens em apenas um mês de campanha.

Há ainda um agravante nesse enredo: muitas das operações foram realizadas à noite, período em que vigorava determinação do Departamento de Aviação Civil (DAC) proibindo esse procedimento noturno por motivos de segurança.

Também está em pauta hoje, o recurso 243-58 que trata de abusos de poder econômico, político e midiático. Cláudia e vice foram condenados em primeiro grau.

O relator é o advogado Carlo Virgílio.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. B.Aragon diz:

    REALMENTE FOI E É UM ABSURDO! É UM MENOSPREZO A A UMA INTELIGÊNCIA ELEMENTAR E UMA ABERRAÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA LÓGICA!

  2. Vladenilson duarte diz:

    E a dança das cadeira na Prefeitura Caro Carlos Santos, tem alguma Noticia quando acontecerá????

  3. Vladenilson duarte diz:

    Caro Carlos Santos poderia me informar se Claudia Regina ainda preside á AMORN ???

  4. Angelo diz:

    Só uma pequena correção, nobre amigo: O relator é o Desembargador Carlo Virgílio. Abraço.

  5. Francy Granjeiro diz:

    UMA VERGONHA PARA MOSSORÓ E O RIO GRANDE DO NORTE
    CLAUDIA REGINA CASSADA ROSALBA AFASTADA
    TRE PASSANDO O RODO EM MOSSORÓ

    VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!!

    • GENIVAL SOUSA diz:

      É UMA VERGONHA NOSSA NAÇÃO SE ENCONTRAR NAS MÃOS DE TANTOS BANDIDOS E CORRUPTOS POLÍTICOS, PORQUE SE PENERARMOS FICAM POUCOS NO FUNDO DA PENEIRA, A MAIORIA PASSA POR QUALQUER BRECHA FINA. S.O.S. S.O..S. TRIBUNAIS DE CONTAS, PROMOTORES PÚBLICOS, PRESIDENTES DE SUPREMOS TRIBUNAIS, FISCALIZEM….FISCALIZEM….FISCALIZEM……. AINDA ACREDITAMOS EM VOCES.. O POVO É PRESSIONADO, PERSEGUIDO E OPRIMIDO, NÃO PODEM FALAR, SÃO HUMILHADOS ATÉ PELAS PRIMEIRAS DAMAS, QUE TOMAM CONTA DOS EMPREGOS, DAS SECRETARIAS E DAS FARMÁCIAS BÁSICAS . PARA HUMILHAR OS POBRES QUE MUITO NECESSITAM ….AI!!!!! OS FUNDEBES DOS MUNICÍPIOS SÓ SERVEM PARA BENEFICIAR O PODER,,,DANDO EMPREGOS AOS SEUS E AS ESCOLAS SEM NENHUMA CONDIÇÃO DE FUNCIONAMENTO. A SAÚDE….CALAMINADE PÚBLICA……. S.O.S. SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Francy Granjeiro diz:

    QDO CHEGAR NO TSE A PAULADA VAI SER TRIPLA…KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!! VERGONHA!!VERGONHA!!!!VERGONHA!!!VERGONHA!!!!

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A política do RN virou de ponta cabeça e mudanças profundas, há poucas horas inimagináveis, acontecerão.
    Não bastasse tudo isto, a Larissa Rosado não tem como deixar de também ser alcançada pela Justiça Eleitoral.
    Novos nomes surgirão na política de Mossoró.
    Na política do RN os Alves estão dando as cartas e jogando de mão.
    Tenho a impressão de que para Mossoró tempos mais duros virão com a cassação da Governadora Rosalba Ciarlini. Afinal ela sempre priorizou a cidade que tanto ama.
    Fazia um governo sofrível do ponto de vista administrativo, mas um governo honesto, coisa difícil nos dias de hoje. Governava sempre com os olhos voltados para Mossoró, coisa que os Alves não farão.
    Envolveu-se em demasia na disputa pela prefeitura de Mossoró e empurrou goela abaixo dos mossoroenses uma candidata sem votos e totalmente despreparada para o cargo. Fez isto a um custo muito alto, tão alto que terminou custando o seu mandato de Governadora do Rio Grande do Norte.
    Sai do governo de cabeça erguida, já que nenhuma acusação de furto de dinheiro público pesa contra ela.
    Apenas excessos cometidos durante uma campanha disputadíssima.
    A hora é de manter a cabeça fria e buscar soluções.
    Fico triste ao ver uma política que nunca tocou num só centavo do erário ser afastada do cargo por ter se deixado dominar pelas emoções.
    Faltou alguérm que a criticasse com frases abertas, alguém para mostrar-lhe que os limites estavam sendo ultrapassados.
    Faltou assessoria de verdade, sobraram babões.
    Lamento por Mossoró.
    Que este exemplo sirva de lição a todos os políticos que só aceitam lagartixas em torno de si.
    ///
    O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.

Trackbacks

  1. […] Hoje às 8h12, o Blog já antecipara que a governadora poderia ter sérias dificuldades com essa demanda, detalhando a base do que lhe era imputado. Veja AQUI. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.