• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 03/09/2014 - 09:29h
Mossoró

Auditoria, “a mãe de todas as bombas”

Segundo informações imprecisas, mas estimativas que saem do governo e até da oposição na Câmara Municipal de Mossoró, a auditoria na folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró poderá gerar uma economia da ordem de R$ 6 milhões/mês ao erário.

Foi detectada a existência de pelo menos 622 servidores “desaparecidos” (veja AQUI). A princípio, não seriam necessariamente “fantasmas”. Um recadastramento biométrico e outras medidas podem dar vida a eles.

Que seja verdade. Amém!

Se for bem menos, ainda assim estará sacramentada uma das medidas mais acertadas na administração municipal nos últimos anos ou décadas. Ela é capaz de dar desdobramentos contínuos e atender aos anseios dos cidadãos que desejam o saneamento econômico-financeiro e moral da municipalidade. Do cidadão que precisa mais da prefeitura, o cidadão pobre.

Luta do Blog

Durante meses e meses, desde a gestão transitória de Cláudia Regina (DEM), que o Blog Carlos Santos cobrava e empunhava a bandeira da auditoria. Posição diametralmente oposta à esmagadora maioria da imprensa nativa. Hoje, parece que já exaltam a “economia” e “acerto” da medida.

De saída, é importante frisarmos: não se trata de uma panaceia, remédio para todos os males.

A gestão da própria economia que se fará a partir desse trabalho, é ainda mais salutar. Dela devem surgir mecanismos de vigilância, acompanhamento, aferição e punição a novos desvios de conduta no ente público.

Do contrário, teremos outras formas de tramoias, beneficiando amigos, familiares, parceiros, compadres e novos quadrilheiros do poder.

Há poucos dias, na Câmara Municipal, a bancada do governo derrubou requerimento do vereador Tomaz Neto (PDT) – veja AQUI – que pedia cópia do relatório da auditoria, documento de cerca de 250 páginas. Ou seja, o Legislativo abriu mão de dois de seus deveres: conhecer e fiscalizar a coisa pública.

Pacto de silêncio

O mesmo vereador, no dia 21 de julho, já tinha solicitado o relatório (veja AQUI) diretamente à prefeitura, através de ofício. Sequer recebeu resposta.

Um dos argumentos dos governistas, para justificar o veto, foi a existência de “muitos erros” no trabalho da Universidade do Estado do RN (UERN), contratada  para a tarefa.

Dias depois, o próprio prefeito Francisco José Júnior (PSD) contestava seus vereadores de forma embaraçosa, enaltecendo serviço e sublinhando a qualificação da contratada (veja AQUI).

O relatório foi entregue ao prefeito e auxiliares próximos no dia 13 de junho deste ano. A própria prefeitura e um elenco de páginas virtuais e imprensa convencional divulgaram o fato. Mas de lá para cá, firmou-se um pacto de silêncio para manter essa “caixa de pandora” a sete chaves.

Foi a pressão de alguns vereadores, deste Blog, da sociedade através das redes sociais e escassos endereços convencionais ou alternativos na imprensa, que empurrou o governo municipal à decisão de apresentar síntese da auditoria. É pouco.

Não atende às necessidades e direitos da população. Está distante ainda da própria promessa feita em campanha pelo prefeito, então interino Francisco José Júnior, quando disse que passaria a íntegra da auditoria ao conhecimento público.

Publicação

Imprescindível é a publicação total da auditoria, como foi prometido até durante debate político no dia 28 de abril deste ano, promovido pela TV Cabo Mossoró (TCM). Por que não publicá-la na página da Prefeitura de Mossoró? Por que não entregá-la à Câmara Municipal e ao Sindicato dos Servidores Municipais (SINDISERPUM)?

Nas mãos do Ministério Público, que esperamos não ser lerdo e míope, está a tarefa de aprofundar apurações contidas tecnicamente no documento investigativo. Não é um fim, mas ponto de partida.

Pode levá-lo até mesmo para períodos mais longínquos no tempo – em gestões passadas.

A auditoria é uma espécie de “mãe de todas as bombas”. Seus estilhaços podem causar danos irreparáveis a muitas biografias e destroçar patrimônios construídos ilegalmente.

Arrasa quarteirões, põe abaixo vestais e prova o que qualquer pessoa de conhecimento mediano sabe: a prefeitura tem servido para favorecimento e enriquecimento de um elenco de privilegiados, conforme suas preferências políticas.

Resta saber se isso terá um basta ou apenas mudará de nomes, sobrenomes e endereços.

A  bomba foi jogada.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Francy Granjeiro diz:

    Fez bem Dilma não ter ao jornalixo
    MAS DILMA ROUSSEFF RESPONDEU COM AUSÊNCIA AO PETULANTE E PARTIDARIZADO JORNALISMO DA TV GLOBO
    PELO NÍVEL DAS PERGUNTAS QUE FORAM FEITAS, mesmo sem a candidata estar presente para responder, dá para ver que a presidente Dilma Rousseff ACERTOU EM CHEIO ao NÃO COMPARECER ao Jornal da Globo que vai ao AR no final da noite na emissora.
    Dilma foi tratada com profunda grosseria e desrespeito por BONNER e Poeta no Jornal Nacional, não deu uma segunda chance para ser destratada agora por William Waack, conhecido por suas posições radicais e tendenciosas em relação ao PT e ao atual governo.
    Aliás, alguém aí sabe o motivo de O Globo não citar uma vez o nome de Paulo Preto ?????????????????

    • AVELINO diz:

      Francy, acontece que a megera da terrorista da Dilma PTralha já quer ressuscitar, novamente, o medo… Não responde nada que lhe é perguntado, cabá Bonner é que é o grosseiro??? Ele é jornalista e não tem culpa das falcatruas vergonhosas do seu PT… AGORA É MARINA, BRASIL!!! “XÔ PT” E LEVA DILMA E O PINGUÇO JUNTO… Francy, você sabia que quem tirou os 22 milhões de brasileiros pobres e miseráveis da extrema pobreza foi o PLANO REAL DE FHC e não a megera terrorista da sua Dilma, como diz a propaganda enganosa do PT???

      Agora, quem está humilhando e explorando a miserabilidade desses mesmos 22 milhões de pobres e miseráveis, através das algemas de um cartão suborno combo (dinheiro, casa e mobília), é a megera terrorista da sua Dilma junto com o pinguço milionário do Lula, metalúrgico aposentado por invalidez e hoje dono do FRIBOI e da Oi…

    • Carlos Magno diz:

      Francy, concordo contigo. Abraços.

    • RCA diz:

      CONCORDO PLENAMENTE, E TEM MAIS, ELA DEVIA NÃO IR MAIS A NENHUM DEBATE DA GLOBO …

  2. Marcos diz:

    So conversa mole,nao divulgaram,nem vao divulgar nada.Quer apostar.Pelo menos de relevante nao.

  3. vicente Venancio diz:

    Carlos Santos, boa tarde.
    Prefeito Francisco José Júnior só terá respeito da população se publicar integralmente essa auditoria no JOM e outros meios de comunicação possíveis, pra que todos tomem conhecimento, caso contrário nada feito, não fará diferença, como pretende.

  4. Carlos diz:

    O relatório feito pela auditoria é um documento público de interesse da sociedade, portanto, tem que ser publicado em sua íntegra.

  5. Allan diz:

    Muito interessante, pois já fi aprovado em dois concurso para prefeitura de Mossoró das fraudes e nunca fui convocado, pois mesmo havendo necessidade de mais profissionais a PMM alegava não ter condição de chamar mais aprovados e agora estou essa bomba que até defunto recebem 50.000.00 reais por mês…cadê o MP a PF?

  6. jb diz:

    No que concerne “a prefeitura tem servido para favorecimento e enriquecimento de um elenco de privilegiados, conforme suas preferências políticas.” e ao ler isto //www.givva.com.br/?p=57713. Será que os administradores da PMM são discípulos do Conselheiro Gama Torres? “…chefe de família, entendia, e muito bem, que a política não deve sorver fortunas, mas, pelo contrário, produzi-las.” Eça Queiroz, in ‘O Conde d’Abranhos’

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.