segunda-feira - 04/06/2018 - 13:20h
COLUNA DO HERZOG

Rosalbismo tenta um palanque para a campanha 2018


Por Carlos Santos

A estada em Mossoró no sábado (2) da senadora Fátima Bezerra (PT), para participar do “Pingo da Mei Dia”, evento da municipalidade, serviu para o grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) se mover mais à frente no tabuleiro político estadual. Porém sem apontar definições quanto a rumo e lado.

O rosalbismo procura outra vez escalar o ‘andar de cima’ das negociações políticas no estado, que andam muito concentradas em Natal e Grande Natal. Porém essa não é uma prioridade abstrata ou por mera vaidade.

Izabel Montenegro (presidente da Câmara de Mossoró, Fátima, Rosalba e Tetê (irmã de Fátima) no Pingo (Foto: Web)

A questão sine qua non (essencial) é não sobrar nas conversas e ter voz ativa para viabilizar a reeleição do deputado federal Beto Rosado (PP), por exemplo. Até aqui muito complicada, que se diga.

Fátima, pré-candidata ao governo, deseja marcar posição em Mossoró e tem uma opção a vice na manga: o ex-candidato a prefeito Gutemberg Dias (PCdoB) – veja AQUI. Outro ponto é a necessidade de tempo de TV e rádio.

O PP acrescentaria ao palanque eletrônico de Fátima Bezerra, mas pode comprometer a eleição do candidato prioritário petista à Câmara Federal, atual deputado estadual Fernando Mineiro. Os próprios nomes de Beto e Rosalba, satanizados pelas organizações sindicais e sociais que servem ao partido, seriam corrosivos ao seu próprio discurso.

A hipótese de apoio de Rosalba e seu grupo até bem pouco tempo estava praticamente descartado no PT, mas voltou a ser lembrado em face do movimento do rosalbismo, que não se encaixou no palanque do pré-candidato a governador Carlos Eduardo Alves (PDT).  A atração do PSB do vice-governador dissidente Fábio Dantas, pré-candidato ao governo, também é discutida com seus prós e senões.

O rosalbismo inquieta-se e joga. O governador Robinson Faria (PSD) foi recebido no mesmo sábado pela prefeita, que fez questão de posar ao seu lado (veja nota mais abaixo).

Não passaram de marolas em torno dele, apenas para efeito tático. Jogo de cena, claro. Ela não o apoiará, contudo precisa se valorizar mais para instigar pressão sobre o bloco de Fátima e sobretudo em relação à chapa de Carlos Eduardo Alves.

O pêndulo da escolha está polarizado nesse binômio: Fátima ou Carlos.

Qual será o palanque? O que for mais conveniente à sobrevivência política do grupo.

PRIMEIRA PÁGINA

“Chapa fechada” do PDT-MDB-DEM não aparece em Mossoró - Os pré-candidatos ao governo e ao Senado na ‘chapa fechada’ do PDT-MDB-DEM não apareceram na festa popular do “Pingo da Mei Dia” em Mossoró, no sábado (2). O ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) e os senadores Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino (DEM) abraçaram outras programações na mesma data.

“Rosa de Hiroshima” é seridoense da gema – A boneca “Rosa de Hiroshima”, que roubou a cena no “Pingo da Mei Dia” em Mossoró, como símbolo de protesto dos servidores municipais contra a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e sua gestão (veja AQUIAQUI), é natural do Seridó e não do Japão. Foi encomendada ao artesão da cidade de Currais Novos “Naldinho dos Bonecos”, do “Grupo Caçuá de Bonecos”. Cá para nós e o povo da rua: Arrepiou! Pisou firme na avenida. A bichinha foi encomendada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).

Robinson joga a toalha em relação ao rosalbismo – O governador e pré-candidato à reeleição Robinson Faria (PSD) desistiu de diligenciar empenho para ter o apoio do rosalbismo. Sua última tentativa foi no sábado (2), quando desembarcou na cidade para visitar obras no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e Hospital da Mulher (veja AQUI). Chegou a ser recebido por Rosalba que o acompanhou em parte da programação. Mas depois, a “Rosa” tomou distância do governante no “Pingo da Mei Dia”. Apesar disso, a ex-governador ainda conserva “espaços” e prestígio no governo do seu ex-vice e sucessor. Até quando?

Lawrence Amorim lança pré-candidatura - O ex-prefeito de Almino Afonso Lawrence Amorim (Solidariedade) lança sua pré-candidatura a deputado federal na zona norte de Mossoró, às 19h desta segunda-feira (4), no Érica Buffet (Melo Franco, 1439, Bom Jardim).

Pesquisas precisam ser “quentes” – Pelo menos duas pesquisas foram divulgadas recentemente no Rio Grande do Norte,  por órgãos de imprensa do Natal, causando consideráveis questionamentos em face da divergência entre seus números. O principal pecado delas, entendemos, advém do hiato entre o período de coleta de dados e o anúncio público dessas informações. Pesquisa eleitoral precisa estar “quente”. Num ano de campanha, essa distância entre um ponto e outro não pode ter tanto vácuo como ocorreu nas duas sondagens publicadas. O Blog Carlos Santos até preferiu não explorar o assunto. Guardamos para compilação documental e estudo.

Ciro aposta em redes sociais - O pré-candidato presidencial Ciro Gomes está potencializando sua imagem nas redes sociais. Paralelamente, há intensificação de aparições em rádio e TV. Quer inflar ao máximo a postulação até período de convenções, acreditando poder atrair apoios, intenções de voto e partidos de centro esquerda.

EM PAUTA

Jânio Rêgo - O jornalista mossoroense Jânio Rêgo lançou o livro “Feira” (veja AQUI). Radicado há alguns milênios na Bahia, ele retrata a multifacetada Feira de Santana e sua gente, com lançamento e venda naquilo que é bem a identidade do lugar: Mercado de Arte Popular (MAP) do município. Pronto, agora fico no aguardo da publicação e da prometida galinha gorda no baixio de Doutor Severiano-RN, que ele prometeu a mim e ao amigo-irmão comum Honório de Medeiros, sob testemunho e partilha do cão “Meia-lua”. Então, tá.

Ítalo Ferreira em Bali reassumiu liderança do Circuito Mundial de Surfe com manobras radicais (Foto: Kelly Cestari/WSL)

Surfe – Nascido em Baía Formosa-RN, o surfista Ítalo Ferreira ganhou a etapa de Bali (Indonésia) do Circuito Mundial de Surfe e reassumiu o primeiro lugar da competição. Venceu o taitiano Michel Bourez na final nesse domingo (3). O RN tem futuro: no surfe. Saiba mais clicando AQUI.

AMICO – Na próxima sexta (8) às 9h, a Assembleia Legislativa homenageará a  Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO), o médico Dr. Madson Vidal e colaboradores. A data escolhida pelo propositor, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), é alusiva ao 12 de junho, lembrado como o Dia da Cardiopatia Congênita, uma alteração na estrutura ou na função do coração, que atinge 1 a cada 100 crianças brasileiras.

Imprensa e Direito – O XI Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Mossoró da Universidade Potiguar (UnP), que tem início nesta segunda-feira (4), vai ter a participação de dois amigos do jornalismo. Bruno Barreto conduzirá mini-curso sobre “Jornalismo Político” na quarta-feira (6), às 18h, na Sala 51. Já Sérgio Oliveira, que também é advogado, dissertará sobre “Direito Desportivo”, também às 18h, na Sala 52. Sucesso, meu caros.

Exposição - A Galeria Sesc abre em junho a primeira exposição fotográfica do ano. “Interferência Urbana”, do artista Flávio Aquino, reúne obras que dialogam acerca do desenvolvimento urbano no ambiente natural. A vernissage acontece na quarta-feira, 6 de junho, às 19h, e a exposição fica em cartaz para visitação gratuita até 11 de julho no Sesc Cidade Alta, em Natal. O projeto é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.

Arraiá – Natal também tem festa junina. No próximo dia 9, na Rua Chile no bairro da Ribeira, haverá o “Arraiá do Outro Par”, numa promoção da Prefeitura do Natal, FM Universitária e patrocinadores. Começará às 20h.

SÓ PRA CONTRARIAR

O RN fechou o final de semana com o 14º policial assassinado. A vítima foi o militar Kelves Brito, executado em Parnamirim. Até quando vai continuar essa “caçada”?

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Parabéns ao Grupo Arte Modas, que nessa última sexta-feira (1º) inaugurou à Rua Idalino Oliveira, 72, Centro de Mossoró, sua loja “Arte Decor e Fardamento”, com café da manhã para clientes e convidados. Obrigado pelo convite.

O restaurante Donna Salada vai ocupar novo endereço em breve. Estará no cruzamento da Rua Francisco Eudes Costa com Amaro Duarte, no Nova Betânia, em Mossoró.

Obrigado à leitura do Nosso BlogChico Costa (Caraúbas), Roncalli Cunha (Mossoró) e Robson Wagner (Natal).

Veja a Coluna do Herzog da segunda-feira (28/05) passada, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Luxos & Buchos.

    John Clodô comenta.

    - Eu vai comentarr apenas o prrimêrrra e o segunda foto.
    A primêrra, nunca uma papagaio de pirrrata se saiu tom bem no foto o quanto se saiu o cidadon dê chapéu dê paia que aparrece atrás do Fatima Bezerro.

    O clik do foto ficou um luxo. Querer ser papagaio de pirrata… é um bucho.

    O segunda foto, o cidadon que parrece terr sido nocauteado, é o ‘adevogada’ Zanini, em pele e osso. Eu o reconhecer porr estarr usando luvas verrmelha, a cor do PT. Um bucho.

    Notícias do sociedade in e fashion, é com John Clodô. O concorrência é só cocô.

    Até o próxima ‘Luxos & Buchos’, by John Clodô.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      John Clodô
      Você só viu um papagaio de pirata nesta foto?
      Certamente você não analisou bem a foto.
      Observe os sorrisos…
      Clodô, as fotos não mentem jamais.
      /////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
      O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO ESTE MÊS PELA POLÍCIA DO RN?

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        John Clodô
        Que belo colunista social é você.
        PACHECO no Mossoró Cidade Junina e você não consegue um fotografia do que prometeu doar 15 milhões de reais para a construção do Santuário de Santa Luzia e depois sumiu.
        Você só vai entrevistar e fotografar o PACHECO na solenidade de recebimento do título de cidadão mossoroense. PACHECO no MCJ e você comeu mosca.
        Como você pode dizer que notícias do sociedade in e fashion, é com John Clodô?
        ////
        OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
        O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO PELA POLÍCIA DO RN ESTE MÊS?

  2. Pedro Victor Cavalcanti Rodrigues diz:

    Só não sei se Mineiro é a primeira aposta do PT para deputado federal. Natália Bonavides vem bem forte aí.

  3. João Claudio diz:

    Nobrre comentarrista Inácio.

    O foto merrece mais destaques ê comentárrios. Porrém, John Clodô tem ( * ) ê quem tem ( * ) tem medo dê oficial dê justiça batê ô sua porta.

    Non reparre a meu sotaque. Eu nasci in Parrí, Fonce, a dois passos da Arco da Triunfo. Um luxo, sorry!

    OPERRAÇON SAL GROSSA AINDA VAI BOTÁ MUITO GENTE NO CADEIA, MAS SÓ APÓS PASSAGEM DA COMETA HALLEY.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Quem tem medo de oficial de justiça batendo na porta não deve nem passar na calçada de um curso de jornalismo. Tem mesmo é que ficar caladinho e, mesmo sabendo estar sendo garfado, dar risadas acompanhando as gargalhadas dos corruptos.
      Ruim não é ter oficial de justiça na porta.
      Ruim é ser condenado por prática de improbidade a mais de 5 anos de cadeia e viver na dependência do julgamento de um recurso que pode acontecer a qualquer momento.
      Pode se chamar de vida ficar assustado toda vez que passa um carro com a sirene ligada?
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
      O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO ESTE MÊS PELA POLÍCIA DO RN?

  4. Marcos Pinto. diz:

    Se ela entrar em conluio com essa incompetente golpista ou partido golpista jaw perdeu o meu humilde voto e das minhas quengas, também.

  5. João Claudio diz:

    Oxente! Trocou as índias manauaras pelas quengas, foi?

  6. Elves Alves diz:

    Tem homem de saia no meio do salão? Bobagem.
    Quadrilha que se preza contempla a diversidade.
    Por isso que “adoro Mossoró”: é uma cidade inclusiva, sob todos os aspectos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.