segunda-feira - 28/05/2018 - 13:20h
COLUNA DO HERZOG

Grupos de Rosalba e Sandra podem fechar ‘chapa dos primos’


Por Carlos Santos

O grupo da prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) está com um sério problema interno: mais um, que se diga. Não tem um nome certo e de sua confiança à Assembleia Legislativa. Pode se ver obrigado a apoiar a deputada estadual Larissa Rosado (PSDB). É algo que particularmente Rosalba não quer, mas seu marido e líder do rosalbismo, Carlos Augusto Rosado, já admite.

A princípio, “o nome da Rosa” seria o de Lorena Ciarlini, filha da prefeita e titular da pasta do Desenvolvimento Social. Tudo ia bem até início do segundo semestre do ano passado, quando Lorena estacou. Avisou que não queria. E ponto final.

Entrou em cena Kadu Ciarlini, também filho de Rosalba.

Ele foi secretário de Gabinete da prefeita por menos de três meses (até 21 de março de 2017), quando pediu exoneração. Depois de um mergulho, reapareceu em outubro (veja AQUI) ao lado da mãe – em programações políticas e sociais.

O nome é Kadu Ciarlini“, antecipou o Blog Carlos Santos em 11 de novembro de 2017. Este ano, Rosalba e Kadu intensificaram presença pública juntos (veja AQUI), principalmente após passar período de desincompatibilização de cargo e Lorena não pedir exoneração.

Porém a postulação de Kadu está sendo repensada nas últimas semanas. Não é mais consenso mesmo entre seus pais. Coisas de família, ressalte-se.

Paralelamente, Larissa e sua mãe e vereadora Sandra Rosado saíram do PSB para o PSDB, liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB). Criaram um embaraço para Rosalba e Carlos, de quem passaram a ser liderados na pré-campanha de 2016, após décadas como adversários.

A solução para manter essa frágil aliança está à mesa: Sandra não será candidata à Câmara Federal, como sustenta há meses, para apoiar a reeleição do deputado federal Beto Rosado (PP), primo de Larissa e sobrinho-afim de Rosalba. Beto e Larissa passam a ser os candidatos dos dois grupos na campanha deste ano.

Assim, as duas alas do clã Rosado caminharão felizes para sempre, até que novo conflito de interesses ameace separá-los.

PRIMEIRA PÁGINA

Caminhoneiros passam por cima de ‘candidatura’ de Lula – O movimento nacional e aparentemente apartidário, dos caminhoneiros do país, acabou eclipsando o “lançamento” da candidatura do ex-presidente Lula (PT) à presidência da República. O evento foi definido para o domingo (27) – veja AQUI, através de atos públicos em diversas cidades do Brasil, mas simplesmente foi atropelado pelo protesto.

Meirelles não foi visto nem foi notado – O ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, esteve em Natal no sábado (26), em programação política e social. Compareceu à celebração dos 100 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), no estádio Arena da Dunas, em Natal, que teve mais de 30 mil fieis presentes. O senador Garibaldi Filho (MDB) foi o anfitrião de Meireles no estado.

General trata Temer como o “ainda” presidente – O general Eliéser Girão Monteiro Filho, ex-secretário da Segurança do Estado e da Prefeitura de Mossoró, nas gestões Rosalba Ciarlini (PP), tratou o presidente Michel Temer (MDB) em suas redes sociais na sexta-feira (25) como o “ainda” presidente. Não parou por aí. Disparou outro recado verde-oliva contundente: “Ordens absurdas não serão cumpridas!!!” Um dos nomes de referência do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) no RN, inclusive como pré-candidato a governador, Girão vociferou no sábado (26): “Brasileiros, só não viramos uma Venezuela porque o nosso EXÉRCITO SERVE ao ESTADO, e não a esse DesGoverno”. Nesta segunda-feira (28), às 8h07, seguiu loquaz: “Não vamos desenterrar a esquerda”.

Mantenho o que disse antes sobre Robinson Faria – Na Coluna do Herzog do dia 18 de fevereiro deste ano, postamos análise política sob esse título: Tratem bem Robinson Faria; vocês podem precisar dele. À porta da campanha sucessória, mantemos o ponto de vista. É pouco provável que o atual governador sendo candidato chegue ao segundo turno, mas pode determinar – num segundo turno – quem não será eleito.

Pesquisa vai avaliar cenário para grupo da “Rosa” - O ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado encomenda nova pesquisa ao Instituto Gama de Fortaleza-CE, que faz trabalhos pro seu grupo, mas não publica números. O levantamento será mais abrangente do que o mais recente que ele recebeu, monitorando inclinação do eleitor quanto a pré-candidaturas diversas e avaliando a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A “Rosa” precisa se cuidar. Existem sintomas de Silveirização do seu governo, que só não é pior graças à imprensa camarada. O Mossoró Cidade Junina e reforço na propaganda são os remédios do momento para estancar a sangria. Não é tempo de “salto alto” no palácio.

Salto alto, não (Foto: web)

Fátima precisa sair dos guetos para as ruas - A governadorável Fátima Bezerra precisa alargar sua circulação da capital ao interior, indo além dos guetos de esquerdas. Novos nichos eleitorais e da sociedade, da área produtiva às comunidades periféricas, precisarão ser alcançadas nessa pré-campanha da senadora ao governo. Outra questão delicada, é insistir numa pauta nacional, esquivando-se de temas que vão estar na campanha e na ordem do dia do governo que pretende liderar, como dívida previdenciária, déficit público, retomada do desenvolvimento, precarização da saúde, violência desenfreada, falta de recursos para investimentos, relação com o servidor público etc.

“Engorda” do PSDB começa a preocupar deputados – O crescimento superlativo do PSDB na Assembleia Legislativa, que na reta final das mudanças partidárias teve “engorda” para total de oito deputados, é algo que começa a causar calafrios em componentes desse lote. Promessas de “apoios” e “meios” à reeleição provavelmente não vão bater. O mal-estar interno é latente. Diz um ditado popular que “quando a esmola é grande, cego desconfia…”

Fábio Dantas procura uma saída razoável – A aventura da pré-candidatura ao governo, do vice-governador dissidente Fábio Dantas (PSB), está próxima de um desfecho racional. Ele procura uma saída razoável. Pode ser até mesmo composição com o PT de Fátima Bezerra. Pesquisas não param de mostrar sua esqualidez eleitoral. Se demorar, acabará “devendo” intenções de voto. Leia: “Fake” criado por Ezequiel tenta sobreviver à própria piada.

EM PAUTA

Padre Pio – Natal sepultou no domingo o padre holandês Gerard Hubert Hensgens (Padre Pio), 86, que desde 1966 residia e pautava sua vida religiosa na capital potiguar. Era também muito conhecido como torcedor-símbolo do Alecrim. Que descanse em paz.

Curta Caicó – O Centro Cultural Adjuto Dias, equipamento administrado pelo Governo do Estado, através da  Fundação José Augusto (FJA) abriga, de 1° a 3 de junho, o Curta Caicó, mostra que tem com o objetivo preencher uma lacuna no audiovisual, em Caicó e região do Seridó. Mas a abertura é nessa terça-feira (29), às 19h.

Renata Soraya e Mattheus Costa estarão no México (Foto: Guilherme Ricarte)

Bailarinos no México – O Diocecena, grupo de dança do Colégio Diocesano Santa Luzia, teve uma dupla de bailarinos selecionados para intercâmbio de dois meses em cidades do México. Os escolhidos foram Renata Soraya e Mattheus Costa, que receberam os convites após apresentação de destaque no ‘Encontro de Dança – Dança Mundo’, realizado entre 27 de abril e 4 de maio no Teatro Municipal de Mossoró Dix-huit Rosado. O embarque deve acontecer dia 1º de setembro.

Tchê – O Restaurante Tchê, em Mossoró, apressa-se para inaugurar um novo espaço anexo ao seu endereço original no bairro Nova Betânia. Será o “Tchê Hall”. Previsão de funcionar a todo vapor a partir de 12 de junho.

Direito Eleitoral – Será no próximo dia 23 de junho, no auditório do Hotel VillaOeste em Mossoró, o evento “Atualização e Prática em Direito Eleitoral”, tendo entre os palestrantes o juiz Herval Júnior e o professor e advogado Daniel Monteiro. Inscrições neste endereço: www.novoeleitoral.com.

Petroleiros em greve – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados convocam a categoria petroleira para uma greve nacional de advertência de 72 horas. Os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciarão o movimento a partir do primeiro minuto de quarta-feira, 30 de maio, para baixar os preços do gás de cozinha e dos combustíveis, contra a privatização da empresa e pela saída imediata do presidente Pedro Parente.

Tempero Regina – Principal executivo da indústria de Temperos Regina, forte marca mossoroense que atravessou há tempos as divisas do RN, Adel Diniz resolveu fixar de vez residência na Flórida – Estados Unidos, de onde comanda a empresa.

Engenharia – Imerso na atividade de engenheiro civil, Charles Paiva tem projetos em andamento no Vale do Jaguaribe, no vizinho Ceará. Sucesso, meu caro.

SÓ PRA CONTRARIAR

Muita gente querendo a saída de Michel Temer, sem perceber que o substituto imediato é o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ô país sem sorte, Senhor!

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

O “Pingo da Mei Dia”, que abrirá o ciclo do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2018 no próximo dia 2, tem intensa concorrência de camarotes para o período. Cada um com atrações próprias, além daquelas do roteiro oficial.

“A Bela e a Fera” será o espetáculo em cartaz no Teatro Riachuelo no Midway Mall em Natal, no próximo dia 2 de junho, a partir das 17h. O musical terá mais de 200 figurinos e 16 atores no palco.

Obrigado à leitura do Nosso BlogJânio Rêgo (Feira de Santana-BA), Hugo Vieira (Mossoró) e Iran Oliveira (Natal).

Veja a Coluna do Herzog da segunda-feira (21/05) passado, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Sergio diz:

    Duas figuras hoje em dia apequenam ainda mais as forças armadas brasileiras, que teve lampejos de glórias recentes quando escaladas junto a ONU para prestar relevantes serviços em diversos países. São elas Michel Temer, que a aproxima cada vez mais de uma guarda municipal federalizada, uma espécie de Polícia Militar da União, e a outra figura é o Jair Bolsonaro, que contagia a instituição com seus tiques de fanfarronice de personagem de cartoon. O Girão vai na mesma linha, mas é apenas um repetidor.

  2. DORIAN FILHO diz:

    O general está com saudades dos tempos das trevas da ditadura.

  3. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Faço minhas suas escritas/palavras, meu Caro Sérgio…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  4. Rocha Neto diz:

    Esta humildade de Carlos e Rosalba, inerente ao apoio a reeleição de Larissa… Se acontecer, realmente a volta de Cristo está muito, muitíssimo próxima. O Apocalipse está começando a ser aberto.

    Lembro que Ruth foi filiada ao PP ao apagar das luzes do prazo eleitoral.

  5. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Em etapas: já perdi dois comentários.
    Se os nomes de Larissa e Beto unificam a família, têm meu humilde apoio. Ela é corajosa, arrojada. Ele foi o único nome Rosado na esfera nacional. Andou direito. Boa sorte aos dois porque a ideia era de nomes novos que não surgiram.
    Meirelles foi a uma comemoração importante da Assembleia de Deus? 30 000 pessoas? Grande oportunidade. Só que ” A Paz do Senhor” abraça a fé, não interesses.

    • Naide Maria Rosado de Souza diz:

      Que o verde oliva assegure a soberania nacional, cuide de nossas fronteiras. Para essas atividades, presto continência.
      A lembrança da ditadura me abala psicológica e fisicamente. A menina da época guarda a agonia e reflete-a, dolorosamente, na mulher madura de hoje.

      • Naide Maria Rosado de Souza diz:

        Há um bloco de carnaval aqui no Rio que se chama “Simpatia é quase Amor” . Pois bem, tenho simpatia por Fátima, apesar do PT. Para virar amor, ela precisa ter como vice o Gutemberg.

        PSDB, cuidado com a implosão.

        • Naide Maria Rosado de Souza diz:

          Renata Soraya e Mattheus Costa. Parabéns! Sucesso em terras mexicanas. Levem, nos passos da dança, o brilho de nossa arte.

    • Inacio Rodrigues diz:

      Beto Rosado votou a favor da trágica reforma trabalhista, a favor da draconiana PEC que congelou os gastos públicos por vinte anos, votou contra os recebimentos das duas denuncias de Temer, umas das vezes em troca de cargo na Funasa, etc, etc…. Andou bem?

  6. Paulo RD Pinto diz:

    Que se confirme o dito da relação futura Rosalba/Sandra, Carlos Augusto estaria assinando atestado de uma incompetência desconhecida, até então, por todos os que acompanham seu trajeto na politica. Não conseguir encontrar e eleger um “continuador” do seu grupo politico-familiar. Não creio. E duvido.
    Já teve prova do quanto os seus primos são mal agradecidos. Veja Fafá no que deu qdo engrossou o cangote.
    Sabe – e como sabe – que o povo de Sandra é bem mais afeito aos mal agradecidos acrescidos do ranço, das frustrações por todos as derrotas e ideia vingativa, sempre presente, de “um dia dá o troco”. Tá no sangue.
    Não acredito que o apoio a Larissa seja matéria de interesse de Carlos. Muito menos de sua mulher Rosalba.

  7. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Qual nome novo os srs. sugerem? Apoio.
    Beto não está envolvido nas ações da PF. Já é um atestado de boa conduta.

  8. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Há pouco tempo houve uma brecha para se eleger um não Rosado à prefeitura. Assim foi feito. Deu certo? NÃO.
    Então, se os Rosados são tão perniciosos basta não elegê-los.
    Para isso é preciso que se apresentem novos candidatos. Reclamar só,não basta. É preciso agir. Há tempos a família é crucificada e não se faz nada! Vamos lá. A hora é essa. Nomes novos. Criticar não produz se não apresentarem alternativa.

    • Inacio Rodrigues diz:

      Nao se trata disso. A questão é outra. A senhora disse que Beto Rosado ” vai bem”. Bem como? Bem pra quem? Para os trabalhadores ele vai mal, muito mal. Talvez pra familia ele vá bem. A questao é essa. O resto é cortina de fumaça.

  9. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Ora pois, meu Caro Inácio, sobrevindo análise de um dos integrantes da MONARQUIA ROSADUS, o que efetivamente esperar, senão a manjada e patética análise transmutada em encômios e rapareis de tudo em casa e tudo bem, desde que, para eles, só para eles, a divisão da rapadura continue.

    ASSIM, FICA CLARO, LEGÍTIMO E LEGAL. MESMO PORQUE, NÃO ESQUEÇAMOS, ELES ACREDITAM NA JUSTIÇA… TUDO NOS CONFORMES E NOS DITAMES DA CASA GRANDE…!!!

    O mais, como diria o XERIFE TRAVESTIDO DE JUIZ SR. SÉRGIO PARANHOS FLEURY MOTO da atual república do paraná deveras a única do país…ORA POIS, NÃO VEM AO CASO…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  10. João Claudio diz:

    Esse general não nega ser PTralha até a medula. Fato, fato e fato.

    Alguém tem duvidas se por baixo da farda verde ele veste um cuecão samba canção de botão de cor branca e decorada com estrelinhas vermelhas? Você tem dúvidas, tem? Tem? Teeeeeeeeeemmm?????

    Eu não tenho duvidas, e ainda acho que, na parte de trás da ‘sambão frouxão’, há uma foto do Lula tirada quando ele ainda era sindicalista.

    Um bucho.

  11. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Inácio Rodrigues. Repetindo: Beto andou direito, não está nas operações da Lava-jato. No mar de lama em que está mergulhado o Brasil, isso equivale a uma estrela no peito.
    O que canso de dizer é o seguinte: votar em Rosado não é obrigatório. Que surjam outros nomes. Concordo plenamente.
    O que não vale é não apresentar substitutos.
    Dr. Fransueldo. Não pertenço a nenhuma monarquia. Aos 13 anos, já dava aulas numa pequena escola, ajudando aos menos favorecidos. Aos 15, fazia estágio no Hospital dos Servidores do Estado, pela Cruz Vermelha Brasileira. Aos 17, ingressava na atual UERJ. Aos 23, concluí meu doutorado em Direito Internacional Público, pelo Instituto Rio Branco. Jamais recebi nada de graça. Estudei muito. Muito. Pelejei. Nada caiu dos céus para mim. Tenho orgulho de meus esforços. Honrei meus pais que constataram os meus esforços. A qual monarquia pertenço se trabalhei durante toda a minha vida, com pausas para cuidar de minhas crianças, meus filhos. Aliás, estes, assim como eu, também pelejaram e pelejam.
    Todos concursados. Orgulho de minha vida.
    Sugiro, Dr. Fransueldo, que o Sr., ao invés de criticar os Rosados, numa ironia cansativa ao chamá-los Rosadus, aponte nomes justos para Mossoró, para o RN. Nomes que engrandeçam o nosso estado. Vamos lá, Dr. Fransueldo, indique nomes capazes. Sepulte os Rosados, no lugar da perene crítica. Mas se movimente, pois falar mal apenas, nada vale. É cômodo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.